Interview

“Ter a pessoa certa no local de trabalho certo e no momento certo”

Interview
September 11, 2023 | Staufen Academy

UMA ENTREVISTA COM Jane Melmuka, Senior Advisor na Staufen.Inova AG

A experiente especialista em RH Jane Melmuka apoia a Staufen.Inova como consultora sênior. Em uma entrevista, ela explica como as empresas com planejamento estratégico de RH e gestão ativa do conhecimento podem aliviar as consequências da escassez de especialistas qualificados.

Atualmente, uma em cada duas empresas está à procura de profissionais capacitados. Além disso, em média, as posições em aberto ficam vagas por cinco meses. Como esse desenvolvimento afeta o desempenho de uma empresa?

A falta de especialistas qualificados geralmente significa que muitos processos internos são interrompidos e talvez precisem ser reprogramados. O que pode acontecer é que as qualificações e a experiência dos demais membros da equipe não atendam aos requisitos necessários para que os processos internos continuem a ser executados com a qualidade e o tempo habituais. Por sua vez, isso pode afetar o atendimento de pedidos e o sucesso da empresa.

Nesse contexto, qual é a importância do planejamento estratégico de recursos humanos e qual é a situação atual das empresas nesse sentido?

O planejamento estratégico de RH é um elemento essencial de um “ciclo de vida do funcionário” praticado ativamente. Com base na situação real, ele ajuda a identificar déficits quantitativos e qualitativos nas equipes a médio e longo prazo. Obviamente, também devemos levar em conta as mudanças demográficas e os novos perfis de trabalho. O objetivo é ter a pessoa certa no cargo certo, no momento certo, para que a estratégia corporativa possa ser implementada. Importante aqui: Isso também inclui ter a coragem de se desligar os funcionários, apesar da escassez de pessoal qualificado. Pessoalmente, acho que a gerência e os departamentos de RH ainda não fazem uso suficiente do planejamento estratégico de RH como um elemento de controle.

Por exemplo, para atrair talentos externos para sua empresa?

De fato, é um erro as empresas procurarem profissionais qualificados fora de suas fronteiras corporativas sem dar uma olhada dentro de suas próprias fileiras. Portanto, a pergunta é: o que elas podem fazer para reter seus próprios funcionários, especialmente aqueles que ocupam cargos importantes e de alto desempenho, com gestão ativa do conhecimento, antes que tenham de trazer novas pessoas de fora? Na minha opinião, as avaliações dos funcionários – incorporadas ao “Ciclo de Vida do Funcionário” – são o ponto principal nesse aspecto. Os executivos precisam ser bem treinados para isso. As discussões sobre desenvolvimento de pessoal revelam quais funcionários querem buscar oportunidades de carreira dentro da empresa e devem ser incentivados a fazê-lo. Elas também mostram quais funcionários podem precisar de mais tempo para trabalhar. Além disso, ainda apresentam quais funcionários talvez precisem ser retreinados por meio de várias medidas.

APRENDIZAGEM ENTRE PARES

Entendendo a mudança demográfica como uma oportunidade

A “aprendizagem entre pares” é um modelo baseado na aprendizagem colaborativa e descreve uma situação de aprendizagem igualitária em nível de pares, na qual os colegas trocam ideias, experiências e conhecimentos e aprendem uns com os outros. Assim, por exemplo, colegas mais jovens fornecem conhecimento sobre digitalização a funcionários experientes e pessoas em início de carreira aproveitam o conhecimento de funcionários mais antigos. Na aprendizagem entre pares, todos os participantes são incentivados a se envolver e a desempenhar o papel de provedor de conhecimento em caráter temporário. Em um grupo de pessoas com a mesma mentalidade, pode ser inspirador ouvir aqueles que alcançaram resultados excepcionais em suas áreas de trabalho.


De modo geral, as organizações que estão fundamentalmente ansiosas para aprender e se desenvolver sempre respondem de forma positiva e apreciativa ao desejo de um indivíduo de expandir suas qualificações e habilidades.

Jane Melmuka
Senior Advisor, Staufen.Inova AG

Qual é a importância de usar o conhecimento especializado dos funcionários seniores? Quais são os obstáculos a serem superados aqui?

60 anos são os novos 40! Muitos funcionários ainda se sentem em forma e dinâmicos nessa idade. Eles realmente querem trabalhar por mais tempo. Para que isso seja bem-sucedido, muita coisa ainda precisa acontecer. Deve haver incentivos para aqueles que querem trabalhar por mais tempo, por exemplo, até os 70 anos. Em nível corporativo, também é necessária uma grande mudança cultural. Atualmente, o maior problema é a mentalidade dos executivos e dos departamentos de RH. Priorizar e, ao fazê-lo, aumentar a conscientização sobre essa questão deve estar firmemente incorporado à estratégia corporativa e é uma prioridade máxima da gestão para que o potencial de todo o time seja totalmente explorado. Eu nunca vi um único estudo afirmando que os funcionários mais velhos são menos produtivos do que os mais jovens. Muito pelo contrário!

Vamos dar uma olhada no outro lado do espectro de idade. Qual é a importância de fazer com que mais jovens se interessem pela educação cooperativa?

O programa de estágios atrai os graduandos para os quais uma formação puramente acadêmica seria muito teórica e um aprendizado tradicional não seria suficiente. Em um programa estágio, a experiência prática é adquirida desde o início, e a experiência de trabalho já é adquirida durante o ano acadêmico. Para as empresas que oferecem treinamento vocacional, os alunos são, portanto, considerados parte de seu pool interno de talentos. Portanto, os alunos têm uma boa chance de serem contratados logo após a formatura. Na minha opinião, a possibilidade de oferecer um programa de estágio deve ser introduzida nas universidades o mais cedo possível.

Os perfis de trabalho específicos estão em constante mudança. O que pode ser feito para garantir que os funcionários vejam a educação continuada não apenas como uma transição desagradável, mas também como uma oportunidade de melhorar seu próprio desempenho pessoal?

Inicialmente, cabe sempre ao indivíduo decidir se quer ou não adquirir novas habilidades. Os funcionários são extremamente motivados, especialmente se houver uma cultura positiva de inovação em uma empresa. De modo geral, as organizações que estão fundamentalmente ansiosas para aprender e se desenvolver sempre respondem de forma positiva e apreciativa ao desejo de um indivíduo de expandir suas qualificações e habilidades. Declarações como “Não temos orçamento para isso” ou “Para que você quer isso?” são absolutamente proibidas.

No entanto, a educação e a qualificação contínuas também tornam os funcionários interessantes para a concorrência. Como as empresas conseguem reter os funcionários de alto desempenho a longo prazo?

Atualmente, os especialistas qualificados estão bastante conscientes de seu valor. Enquanto há alguns anos as empresas estavam dispostas a dispensá-los, agora elas dependem deles para ficar. Elas fazem isso respondendo às suas necessidades da forma mais personalizada possível, oferecendo oportunidades interessantes de carreira e desenvolvimento e garantindo um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional por meio de modelos flexíveis de trabalho.

MIcROtreinamento

Conhecimento sob demanda

Essa forma de aprendizagem descreve módulos curtos e divertidos de aprendizagem na forma de vídeos curtos, artigos, áudio e atividades práticas que podem ser concluídas facilmente em uma pausa para o almoço ou no caminho para o trabalho. O microtreinamento permite que os alunos avancem em seu próprio ritmo. Elementos interativos, como a gamificação, aumentam a profundidade do processamento e a motivação para aprender. Esse tipo de treinamento é especialmente adequado quando instruções metodológicas (“receitas”) ou conhecimentos básicos e de métodos devem ser comunicados ou atualizados sob demanda.

leia mais sobre este assunto

Workshop Desenvolvimento de Especialistas Lean

Durante as atividades deste workshop, você entenderá como gerenciar times com eficiência, vai aprender métodos de solução de problemas e habilidades sociais como técnicas de moderação e apresentação para aumentar seu poder de convencimento no ambiente de trabalho. Com seus próprios especialistas em melhoria, você cria as melhores condições para explorar de forma sustentável o…

Ler mais
Whitepaper

Whitepaper ‘Maior Desenvolvimento pela Qualificação’ 2023

Conheça nossowhite paper sobre qualificação e treinamento. No ambiente competitivo de hoje, o aprendizado contínuo se tornou essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Nosso whitepaper examina a importância do desenvolvimento de habilidades e como nossos programas de treinamento podem ajudar você a a atingir seu potencial máximo e, ao mesmo tempo, ajudar a sua empresa a se manter preparada para o futuro.

Ler mais

Overview Treinamentos Lean

We are convinced that lean transformation can only be a success when management and employees have top-tier qualifications.

Ler mais
Mannschaft Gewinner Pokal Jubel Diversität
Interview

“Nossa receita para o sucesso: Diversidade e capacidade de inovação”

Como Diretor de Aprendizagem e Desenvolvimento Corporativo, Makoto Makabe é responsável pelo desenvolvimento dos funcionários do Grupo Freudenberg há cerca de dez anos. Juntamente com a Staufen Academy, ele encontrou uma maneira de abordar a diversidade de executivos nas operações globais do Grupo.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button