Finger Pointing on Artificial Net

Estudo “Digitalização 2024”: Mais da metade das empresas entrevistadas carece de profissionais qualificados para uma análise aprofundada dos dados

February 20, 2024 | News Germany

De acordo com o mais recente estudo “Digitalization 2024”, seis em cada dez empresas na Alemanha, Áustria e Suíça lamentam a falta de profissionais capazes de explorar totalmente o grande potencial de seus dados. Deixar de analisar os dados é desperdiçar um grande potencial de valor agregado. Além disso, mais da metade das empresas acha difícil implementar na prática as descobertas obtidas com os dados. Para o estudo, os consultores da Staufen e a AppliediT, especialista em análise de dados industriais em tempo real, entrevistaram mais de 400 empresas na Alemanha, Áustria e Suíça.


Imagine que você tem dados e ninguém os está usando. Essa é a triste realidade de muitas empresas

Michael Feldmeth, Head da unidade de Digital & Industria 4.0 da Staufen

Na verdade, as empresas precisam urgentemente alavancar a eficiência e o potencial comercial agora mesmo. “As empresas ainda estão confundindo a análise de dados com um instantâneo estático. O que isso significa: as empresas sabem o quão bem uma máquina está sendo usada em um momento específico. Ainda assim, o mais importante seria saber quais dependências e variáveis ao longo do processo de criação de valor afetam a produção específica da máquina. No entanto, essas atividades de análise são frequentemente negligenciadas”, diz Feldmeth, especialista em digitalização.

Os entrevistados da pesquisa “Digitalização 2024” afirmaram que o motivo pelo qual muitas empresas ainda não realizam uma análise aprofundada dos dados se deve principalmente à “falta de recursos humanos” (58%). No entanto, “dados não estruturados” (53%) e “falta de habilidades ou plataformas analíticas” (43%) impedem a necessidade crucial de obter novos insights.

A orientação para dados deve se tornar parte da cultura corporativa 

Feldmeth também observa: “Gerar conhecimento é apenas um lado da moeda. Aplicá-lo é igualmente importante. É também nesse ponto que as coisas dão errado em muitas companhias. De fato, mesmo depois de os dados terem sido analisados, muitas vezes é difícil transferi-los para aplicações práticas.” De acordo com o estudo, 59% das empresas têm dificuldades para traduzir as descobertas de uma análise de dados em medidas operacionais.

Quando perguntados sobre quais medidas são necessárias para aprimorar a análise de dados, 53% dos entrevistados afirmam: “Estabelecer uma cultura corporativa focada em dados”. Isso é seguido por tópicos como “Recrutamento de mais especialistas em dados (47%) e “Ferramentas novas ou aprimoradas de análise” (42%).

Somente o conhecimento das interconexões aciona o mecanismo de dados

“Embora a conscientização sobre a importância econômica e o potencial empresarial do mundo da informação tenha aumentado, o assunto ainda é tratado de forma muito superficial. Uma mudança de pensamento precisa ocorrer em todos os níveis”, diz Ignacio Quiñonero Ferrer, CEO da AppliediT.

Na opinião dele, as empresas podem se beneficiar de uma análise de dados aprimorada em todas as áreas, de Compras a P&D e Produção, passando pelo rastreamento ou refinamento de produtos: “Ter o conhecimento das interconexões entre cada um dos componentes ou etapas de processamento permite que a empresa não apenas identifique áreas problemáticas com precisão, mas também determine as alavancas mais importantes. Isso ocorre porque mesmo os menores ajustes no início da criação de valor podem, às vezes, ter efeitos enormes no final da cadeia. E, no entanto, é somente com uma análise profissional que essas interdependências podem ser descobertas.”

Two men speaking
Ignacio Quiñonero Ferrer
CEO da AppliediT

sobre o estudo “Digitalização 2024” 

Para o estudo “Digitalização 2024”, a Staufen e a AppliediT entrevistaram 417 empresas na Alemanha, Áustria e Suíça.

leia mais sobre este assunto

Study
November 27, 2023

Estudo Digitalização

O estudo da Staufen “Digitalização 2024” mostra como é difícil explorar todo o potencial dos dados. O estudo enfatiza a necessidade de uma estratégia orientada por dados e de uma análise profissional de dados e aponta para a falta de especialização, recursos e uma cultura corporativa centrada em dados.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button