As empresas e os atletas de alta performance têm muito em comum: ambos precisam se aperfeiçoar constantemente para se manterem competitivos. Tomando como exemplo o mundo dos esportes, a Academia de Treinamentos da Staufen desenvolveu uma jornada de capacitação que pode ser usada para melhorar o desempenho de funcionários e gestores, bem como da organização como um todo.
Para atingir o máximo desempenho , as empresas enfrentam desafios semelhantes aos enfrentados pelos atletas: “Nos esportes, a competitividade de um atleta é baseada na força e no condicionamento. O mesmo se aplica ao mundo dos negócios: As empresas que estão preparadas para o futuro têm uma vantagem de conhecimento, que adquirem por meio da qualificação contínua de seus funcionários”, diz Lea Buchmüller, diretora da Academia de Treinamentos da Staufen AG.
Existem três desafios para o treinamento e a qualificação que são igualmente essenciais para o sucesso:
- CRESCER significa obter desenvolvimento pessoal e profissional contínuo.
- DESEMPENHO significa a prestação de serviços, ou seja, o cumprimento de metas.
- TRANSFORMAR descreve a necessidade de adaptação contínua às mudanças no mercado e no mundo do trabalho.
A PORTA PARA O DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO ESTÁ ABERTA PARA VOCÊ
Para descobrir qual é o conjunto certo de competências para crescer em diferentes campos (GROW), alcançar um desempenho estável (PERFORM) e moldar propositadamente a transformação (TRANSFORM), leia o novo whitepaper da Academia de Treinamentos da Staufen, “Avanço por meio da qualificação. Grow.Perform.Transform to Peak Performance”.
A FUNÇÃO ESPECIAL DOS gestores
Devido às rápidas mudanças tecnológicas, a educação e o treinamento por si só não são mais suficientes. Com base nisso, os funcionários precisam aprender a se desenvolver ao longo de trilhas de desenvolvimento individual, a ter um desempenho consistente e a se adaptar a mudanças constantes. Os líderes da empresa têm um papel especial a desempenhar. “Um gestor conhece melhor seus funcionários e pode oferecer a eles um suporte direcionado”, diz Peter Ullrich, Consultor Sênior e Master Trainer da Staufen AG. “Como um bom treinador, ele pode dar um novo impulso e ultrapassar os limites de desempenho para obter o melhor das pessoas. Ao mesmo tempo, os gestores não podem perder de vista seu próprio caminho de desenvolvimento. “Todo gestor precisa começar por si mesmo e ajustar seu comportamento, especialmente no que diz respeito às suas próprias habilidades de comunicação e gestão de conflitos”, diz Peter Ullrich.
Quando as empresas conseguem estabelecer uma cultura de aprendizado contínuo como parte do desenvolvimento estratégico do capital humano, toda a organização se beneficia. Isso ocorre porque a gestão ativa do conhecimento dentro da própria empresa ajuda a fortalecer a fidelidade dos funcionários qualificados à empresa. Peter Ullrich: “A qualificação garante perspectivas futuras atraentes na empresa e deixa claro para os funcionários que eles têm uma contribuição importante para o sucesso geral. Essa também é uma maneira de as empresas lidarem com a escassez de profissionais qualificados”.