academy

Suzano capacita líderes operacionais em Lean com apoio da Staufen

January 14, 2021 | News Brazil

Empoderar os condutores na gestão de suas máquinas de produção de papel, capacitando-os a identificar melhorias e a solucionar problemas de forma estruturada. Com este intuito, a Suzano – referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto – contou com o apoio da Staufen para promover, na planta de Suzano/SP, o Programa de Capacitação Lean para Lideranças Operacionais.

De maio a novembro de 2020, foram treinadas dez turmas de condutores e supervisores de duas máquinas, em 3 módulos, que uniram conceitos em grupo e sessões individuais de coaching. Os dois primeiros módulos – realizados de forma totalmente remota, em função das restrições da pandemia de covid-19 – abordaram a realização de melhorias e o desenvolvimento das tarefas pertinentes às quatro tarefas básicas do hancho (líder operacional Lean). Neste ponto, o projeto garantiu já ganhos tangíveis e uma maior efetividade das trocas de turno, que se tornaram mais rápidas e mais eficazes. No terceiro módulo, realizado presencialmente, os times foram capacitados em solução estruturada de um problema de causa complexa, utilizando a ferramenta A3.

A área de Excelência Operacional Industrial da Suzano atuou em conjunto com a Staufen, qualificando-se e suportando a realização de coachings virtuais e presenciais. “Nossa parceria com a Staufen foi bastante sinérgica e os conceitos do Lean têm se enraizado de forma consistente na liderança operacional, cumprindo o principal propósito: desenvolvimento diário das pessoas para uma verdadeira sustentabilidade de resultados”, declararam Rodrigo Mesquita e Bruna Pinheiro, membros da área de Excelência Operacional da unidade Suzano.

De acordo com João Rodrigues, gerente de produção da Suzano, a aplicação do Go&See e do A3  para a solução estruturada de problemas, estabelecida durante a capacitação, já trouxe ganhos imediatos à gestão da área. “Foi muito recompensador testemunhar o engajamento e a atitude dos condutores e supervisores no sentido de solucionar problemas, sem pular etapas, de forma sistemática e com vistas à eliminação de causas-raízes”, destacou João Rodrigues.

Para Eduardo Sartori, gerente de produção da Suzano e líder do projeto de capacitação, este avanço impacta diretamente o desenvolvimento da equipe. “A médio prazo, com condutores e operadores capacitados e mais autônomos, os supervisores poderão dedicar mais tempo às tarefas estratégicas e à solução de problemas mais complexos, integrando tudo isso à comunicação regular. É um crescimento pessoal e profissional de todos e que contribui para o empoderamento das pessoas, que a Suzano tem como meta estratégica”, finaliza.

VICENTE M. SINKUNAS JR. É MESTRE EM GESTÃO E TECNOLOGIA EM SISTEMAS PRODUTIVOS, GERENTE DE PROJETOS E CONSULTOR SÊNIOR DA STAUFEN.

Atuou como executivo e especialista na indústria automobilística durante a maior parte da sua carreira e obteve certificações lean para as áreas de manufatura e administrativas

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button