Lean, Digital, Green: Um pioneiro por convicção 

Sustainability

Hanspeter Ebner sempre gosta de estar à frente de seu tempo. Mesmo na EBCO LTDA, que ele gerencia, esperar não é uma opção. O exemplo mais recente: o fabricante de produtos de espuma de PU, junto com a Staufen, determinou sua pegada de CO2 – mesmo que seus clientes ainda sejam cautelosos quando se trata de sustentabilidade.

Quem viaja frequentemente de avião, provavelmente já entrou em contato com produtos da EBCO. O fabricante de Albbruck, na Alemanha, perto da fronteira com a Suíça, fabrica, entre outras coisas, os apoios de braço e mesas de jantar instalados por muitos fabricantes de aeronaves. Mas não apenas a indústria da aviação, mas também a indústria automotiva e de móveis estão convencidas pelos produtos da EBCO de espuma de poliuretano (PU).

“Junto com a Staufen, a EBCO agora determinou sua própria pegada de CO2, embora a empresa ainda não tenha sido obrigada a fazê-lo por seus clientes ou por requisitos legais”, diz a parceira da Staufen, Helena Reichmann, e o diretor-gerente Hanspeter Ebner acrescenta: “No entanto, levamos o assunto muito a sério.” O fundador da EBCO gostaria de entregar uma empresa sustentável para a próxima geração de líderes.

PROCESSOS DECISÓRIOS CURTOS E DE FÔLEGO LONGO  

A sustentabilidade é uma das várias questões que a empresa de médio porte enfrentou precocemente com a Staufen em comparação com outros fabricantes de seu tamanho. Cerca de dez anos atrás, o objetivo inicial era estabelecer processos enxutos. “Já estávamos no caminho certo naquela época. Mas tínhamos a sensação de que não estávamos fazendo tudo certo e poderíamos ser ainda mais eficientes,” lembra o chefe da EBCO, Ebner. Então os processos enxutos foram digitalizados. Agora, por exemplo, cada funcionário pode acessar o próximo pedido na tela e, se necessário, obter ajuda, sem precisar sair de seu local de trabalho. “Com nós, os caminhos decisórios são extremamente curtos, as ideias são implementadas sem muita burocracia. Isso nos distingue há anos e é divertido,” diz o chefe de produção Fabian Kulbe.

A EBCO também vem trabalhando junto com a Staufen na direção estratégica da empresa há vários anos. Como parte desse planejamento, o tema da sustentabilidade também foi levado em conta e um projeto correspondente foi estabelecido. A determinação de sua própria pegada de CO2 que agora aconteceu ajuda o fabricante a encontrar os maiores parafusos de ajuste para reduzir consistentemente suas emissões. “Um sistema fotovoltaico para nossa própria eletricidade no local é importante e fácil de implementar. Mas ainda há um longo caminho a percorrer, os desafios estão nos detalhes. Aqui, por exemplo, é importante adquirir componentes sustentáveis para a espuma de PU e também reciclá-la posteriormente,” explica Hanspeter Ebner.

O PRODUTO CERTO NO MOMENTO CERTO

Com uma produção mais sustentável de espuma de PU, a EBCO poderia em breve reduzir a pegada ecológica de seus produtos em um terço – se o mercado cooperar. “O projeto de sustentabilidade só pode ter sucesso junto com os clientes,” a consultora da Staufen, Reichmann, está convencida. “Aqui, a EBCO, como uma pioneira apaixonada, deve continuar a persuadir.” Especialmente na indústria da aviação, os clientes ainda estão relutantes. “Na construção de aeronaves, as restrições são muito rígidas. Como os projetos em andamento raramente são alterados, existem oportunidades em novos projetos,” diz Ebner. Ele espera que os clientes prestem mais atenção ao CO2 com a próxima geração de aeronaves, então os pedidos de produtos sustentáveis também virão. Uma venda estratégica recém-criada ajudará a EBCO a oferecer e entregar o produto certo aos clientes no momento certo – e um produto sustentável e reciclável também. A visão de Fabian Kulbe: “Em cinco anos, no máximo, queremos ser significativamente mais sustentáveis e ter implementado muitas medidas de nosso projeto de pegada de CO2. Também queremos nos tornar ainda mais digitais e nos posicionar de forma mais ampla como fornecedor de sistema em termos de tecnologia de produto.”

POLIURETANOS

Os poliuretanos (PU) são plásticos que podem ser duros e quebradiços ou macios e elásticos, dependendo de como são feitos. As espumas macias são principalmente usadas como material de estofamento, por exemplo, para assentos de carro ou colchões. As espumas rígidas são usadas para isolamento térmico. Áreas de aplicação relativamente novas podem ser encontradas na indústria aeronáutica e na construção de veículos.

Ebco

A EBCO é um dos principais fabricantes de espumas de poliuretano. A empresa de médio porte emprega mais de 100 pessoas no local de Albbruck (Alemanha). A EBCO é certificada de acordo com a DIN EN 9100, entre outras, e trabalha com clientes conhecidos das indústrias de aviação, automotiva e de móveis.

SÓCIOS ENTREVISTADOS

Portrait Hanspeter Ebner

Hanspeter Ebner 

CEO

EBCO GmbH

Fabian Kulbe

Head of Production

EBCO GmbH

Helena Reichmann

Partner

STAUFEN.AG

Request the english Magazine now as a digital or print version

Staufen Magazine 2023 Mockup Cover Artikel Skoda Group

    Fields marked with a * are required.

    I would additionally like to order the Magazine as a print version

    By clicking on "Request Magazine now", I consent to Staufen AG using my data according to the ­data protection in order to provide me with information on products, publications and further training offers by e-mail, direct message, newsletter or telephone that goes beyond this specific request. I may object to the use of my data for advertising purposes at any time at datenschutz@staufen.ag or revoke any consent I have given.

    YOU MIGHT ALSO BE INTERESTED IN

    Magazine
    August 14, 2023

    América Latina a caminho da transição energética 

    América Latina a caminho da transição energética! O novo modelo de gestão é parte da estratégia para consolidar a Siemens Energy como um one-stop shop que fornece serviços que vão desde a geração e transmissão até um amplo portfólio de produtos para descarbonizar o setor.

    Ler mais
    Magazine
    August 14, 2023

    Digitalização sustentável

    A especialista em tecnologia de sensores ifm construiu uma nova fábrica em Sibiu, na Romênia, na qual a produção não é apenas flexível, mas também muito eficiente em termos de energia. Tudo foi considerado na fábrica verde: desde o uso de concreto verde até uma base ativa para controle de temperatura e fornecimento de energia sustentável. Isso faz com que a fábrica verde seja um exemplo para todo o grupo ifm.

    Ler mais

    MANTENHA-SE ATUALIZADO

    Subscribe to our newsletter
    Staufen Back To Top Button