Após várias aquisições, RIB, o especialista em software reconheceu que precisa intensificar a integração de suas unidades, que estão espalhadas pelo mundo. Com a visão “One RIB”, o inovador da indústria da construção, estabelecido internacionalmente, iniciou um processo de transformação abrangente junto com a Staufen. Isso é projetado para criar a base para uma colaboração eficiente e produtiva e crescimento a longo prazo.
Nos últimos anos, a RIB Software GmbH tem feito uma verdadeira maratona de compras: em todo o mundo, a especialista em software para a indústria da engenharia e construção adquiriu mais de 140 empresas e fornecedores especializados. Por um lado, isso permitiu à empresa oferecer aos seus clientes um amplo portfólio de soluções adaptadas regionalmente. Por outro, a distribuição das unidades pelo globo impediu a utilização de efeitos de escala e sinergia. “Para aproveitar ao máximo as oportunidades de crescimento, decidimos aumentar a integração das competências das unidades individuais,” diz o CEO da RIB, René Wolf. Juntamente com a Staufen, a empresa iniciou um processo amplo de mudança e transformação com “One RIB”, que vai desde a fusão legal das empresas individuais até a interconexão técnica das várias áreas de TI e a harmonização de processos até a mudança cultural.
EMBAIXADORES DA MUDANÇA COMO MULTIPLICADORES E PONTES COM PARCEIROS
Devido apenas às questões de capacidade, uma unidade empresarial individual não pode implementar a introdução de uma solução global desse tipo. “Para fazer a transição com sucesso para uma empresa cooperativa, eficiente e adaptável, criamos um conceito de mudança, que apoia ativamente as mudanças necessárias em estruturas e processos”, diz a Gerente de Projeto da Staufen, Freda von Stackelberg.
O conceito rapidamente levou a mudanças positivas na interação entre as unidades individuais. A chave para isso foi demonstrar as vantagens para as pessoas e rebater possíveis cenários de ameaça. Para garantir que a mudança seja implementada em todas as regiões como um processo mútuo e coordenado, a RIB selecionou cerca de 30 chamados Embaixadores da Mudança dentre 50 candidatos das fileiras da força de trabalho global. Eles não apenas orientam o processo como moderadores de mudança, mas também estão disponíveis como parceiros de contato e treinamento para seus colegas.
Durante o curso da transformação, que realmente decolou em meados de 2022, o programa foi continuamente adaptado e refinado. De acordo com Kim Immelman – membro da equipe central do programa de mudança e uma força motriz para o marketing interno – a experiência dos embaixadores da mudança foi especialmente importante para isso. “Enquanto garantíamos que nossas plataformas de comunicação alcançassem o maior número possível de pessoas em todo o grupo, o engajamento era realmente baixo. Então repensamos nossa estratégia de comunicação e focamos em torná-la mais centrada no ser humano e muito mais interativa e acessível.” O fato de um processo de mudança tão grande ter perturbado os funcionários não é algo inédito. “O objetivo é aliviar os medos e explicar às pessoas exatamente por que a empresa será mais bem-sucedida no futuro como uma organização unificada”, acrescenta Guido Gratza, um parceiro da Staufen na área de desenvolvimento organizacional e também parte da equipe do projeto na RIB.
Estamos vendo progresso diariamente e agora estamos em uma posição muito melhor.
A RIB agora pode agregar novos desenvolvimentos transnacionais. No futuro, a RIB será capaz de implementar projetos ainda mais complexos de forma mais rápida e disponibilizá-los para toda a organização. Assim, o modelo de negócios será atualizado ao mesmo tempo em que a RIB se transforma em um player global integrado. Para René Wolf, isso está acontecendo no momento certo, já que a indústria de software está passando por mudanças radicais. Estamos fazendo a transição de vender uma licença com taxas de manutenção para modelos de assinatura. A longo prazo, isso nos permitirá beneficiar de receitas recorrentes e de uma capacidade de planejamento aprimorada. Ao mesmo tempo, esta é também a oportunidade ideal para ajustar nosso portfólio de produtos para dar maior ênfase às aplicações em nuvem no futuro. Meu objetivo é uma solução em nuvem ampla e flexível, com a capacidade de criar opções regionalizadas.
In addition to digital construction cost estimation, the future plans of RIB CEO Wolf also call for increased opportunities for digital construction site management. “Many construction plans are delayed because the individual steps are not digitally linked and planned. In our software portfolio, we now increasingly offer solutions for more efficient construction.”
O gerente da RIB, Immelmann, também está satisfeito com o que foi alcançado até agora. “Estamos vendo progresso diariamente e agora estamos em uma posição muito melhor do que há um ano. A bola está rolando e as pessoas estão aceitando a mudança”, diz o gerente da RIB, Immelman, satisfeito com o que foi alcançado até o momento. Existem áreas do grupo dispersas onde ainda há necessidade de mais discussão, mas alguns departamentos já estão muito mais avançados do que o planejado originalmente. Uma razão para isso: “Muitos funcionários tinham medo de perder seu ambiente e cultura legados queridos. Conseguimos mostrar a eles que ainda podem manter sua conexão regional familiar dentro das novas estruturas organizacionais, mas também estão integrados em uma construção global forte”, diz Immelman.
O CEO da RIB, René Wolf, escolheu de propósito um consultor externo com experiência prática e pragmatismo para a mudança em toda a empresa, a fim de criar rapidamente confiança e valor operacional adicional em todos os níveis hierárquicos. “Foi importante para mim trabalhar com um parceiro como a Staufen, porque eles não apenas descrevem a estratégia, mas também podem implementá-la e ajustá-la, se necessário. Como empresa, agora somos capazes de criar um portfólio global que se beneficia dos desenvolvimentos criativos de nossos escritórios internacionais e também é escalável de forma conveniente. Isso nos permite expandir nossa posição de liderança regional para um nível global.”
A EMPRESA
Sediada em Stuttgart, a RIB Software GmbH é um dos principais fornecedores mundiais de software para gerenciamento de processos de projetos e empresas na indústria da construção e imobiliária. A empresa foi fundada em 1961 e emprega atualmente cerca de 2.700 especialistas em filiais e TI na Europa, EUA, China, Austrália e África do Sul. Com um faturamento de mais de 250 milhões de euros, a empresa é agora um peso pesado em sua indústria. Desde 2020, a RIB é uma subsidiária da Schneider, empresa francesa de engenharia elétrica .