Blog

“Fazemos comida para todo mundo” 

Veganz product; veganer
Blog
October 18, 2023 | Sustainability, Sustentabilidade

uma Entrevista com Anja Brachmüller, Diretora de Operações da Veganz Group

Anja Brachmüller é Diretora de Operações da Veganz Group. A empresa abriu seu primeiro supermercado vegano em Berlim em 2011 e, desde 2015, tem se concentrado na venda de sua própria marca. Desde então, a Veganz está distribuindo mais de 100 produtos em mais da metade dos países da UE e também está representada em grandes redes de varejo. Em uma entrevista para a Staufen, ela conta sobre a jornada da empresa, de uma rede de supermercados veganos a uma das empresas de tecnologia de alimentos mais sustentáveis e inovadoras do setor alimentício.

Portrait Anja Brachmüller
Anja Brachmüller
Diretora de Operações da Veganz Group

Como surgiu a inspiração para criar uma empresa de produtos veganos?

A Veganz foi criada pelo nosso fundador Jan Bredack, que, depois de mudar sua dieta para vegana, ficou frustrado por ter que ler os rótulos no supermercado. Com a Veganz, ele criou seu próprio paraíso de compras, exatamente na época certa. Cada vez que abríamos uma nova loja, era uma atmosfera de festival. A imprensa internacional nos visitava todas as semanas com equipes de filmagem e jornalistas para fazer reportagens sobre nós.

Building of the Veganz Group

Você poderia nos dar uma breve visão geral das próximas etapas do desenvolvimento da Veganz como empresa?

Colocamos um pequeno tijolo de cada vez para construir nossa estrutura. Era um passo a passo lógico: Começar com o supermercado, familiarizar-se com todos os produtos veganos do mundo, trazer os itens mais interessantes para a Alemanha e a Europa, distribuí-los como atacadista e, em seguida, produzir os itens mais populares por conta própria ou mandar produzi-los para você. Os produtos mais difíceis de produzir, aqueles que ninguém queria fazer para nós, nós desenvolvemos por conta própria.

A salad with vegan cheese and baguette.

Quais itens foram os primeiros que você tentou desenvolver por conta própria?

Nosso Cashewbert. Todo o setor de laticínios estava tirando sarro de nós. Na época, eles diziam: “Mas vocês são veganos! É claro que temos o equipamento, mas não queremos disponibilizar nenhuma de nossas capacidades para vocês”. Eu estava sem saber o que fazer! Então, no calor do momento, decidi montar uma equipe em Berlim e abrir a primeira fábrica de queijos. Ao longo de três anos, adquirimos experiência até estabelecermos uma produção em Spielberg, na Áustria, onde investimos em ainda mais produtos.

O que é mais importante na produção dos produtos Veganz?

Nossos produtos têm que ser saborosos, têm que ser divertidos. Isso é o mais importante. Fazemos alimentos para todos e é por isso que há anos estamos copiando os produtos clássicos mais convencionais. Este ano, planejamos introduzir uma barra de Milky Way vegana. O ideal é que nossos produtos sejam bio-certificados, tenham os melhores ingredientes e ofereçam uma pegada ambiental melhor. Desde a lista de ingredientes até o conceito da embalagem, nós nos certificamos de que usamos os recursos de forma responsável.

Você trabalhou com o Swiss Eaternity Institute para desenvolver uma pontuação de sustentabilidade. O que isso implica exatamente?

O instituto calcula a pegada de carbono, o consumo de água e avalia, entre outras coisas, o bem-estar dos animais e a conservação das florestas tropicais. Ele compara mais de 110.000 itens e classifica os produtos. Isso nos ajuda a dizer qual é a nossa posição com relação ao nosso produto. As condições de logística, cultivo e produção estão todas incluídas no cálculo da pegada de carbono. A pegada hídrica também nos ajuda a tomar decisões. Por exemplo, as amêndoas, que consomem muita água. Nós as compramos da Espanha? Ou do Canadá?


VOCÊ PRECISA RETER FUNCIONÁRIOS E PROMOVER A PRÓXIMA GERAÇÃO, ESPECIALMENTE QUANDO ESTIVER EM EXPANSÃO.

Anja Brachmüller
Diretora de Operações, Veganz Group 

Este ano, vocês estão iniciando a produção do Mililk, um processo de impressão 2D patenteado para a produção de uma bebida de aveia. Como é o processo e quais são as vantagens que ele oferece?

O Mililk é um produto para baristas à base de aveia. Nesse processo, tiramos a água da equação: imprimimos uma pasta de aveia, secamos, embalamos e podemos enviar dez litros de leite em um envelope para o consumidor. Para um palete de Mililk, os varejistas teriam que colocar nove paletes de leite em embalagens tetra pack no armazém para obter a mesma quantidade. É revolucionário porque resolvemos problemas: O que estamos fazendo é resolver problemas de espaço, problemas de desperdício e temos um preço mais baixo do que os baristas de aveia de marca que existem por aí.

O que você faz para lidar com o desafio das cadeias de suprimentos interrompidas?

Antes de mais nada, é preciso reconhecer a situação e, em seguida, identificar exatamente onde estão os problemas. Por exemplo, retiramos o óleo e a soja dos produtos e usamos ingredientes que estão mais prontamente disponíveis e que podemos obter de vários fornecedores. Sempre estivemos particularmente comprometidos com longas parcerias com fornecedores. É assim que você sabe com quem está trabalhando. Vocês passam por dificuldades, apoiam uns aos outros e trabalham juntos para encontrar soluções.

Como você pretende lidar com a atual escassez de profissionais qualificados?

É preciso reter os funcionários e promover a próxima geração, especialmente quando se está expandindo. Iniciamos parcerias com a Universidade TU de Berlim, o Instituto Fraunhofer e o Instituto Alemão de Alimentos. Contratamos estudantes universitários que concluíram uma excelente tese de mestrado em um de nossos projetos e os treinamos internamente. Por sermos uma empresa orientada a valores, atraímos uma ampla gama de pessoas orientadas a valores, e elas também tomam a iniciativa de enviar suas candidaturas para nós.

Consumers are increasingly focusing on the price and sustainability of products in the food sector. In order to meet these expectations and to sustainably improve the farm-to-fork process, we need a fundamental change in the food industry. Click on the link below to the industry paper: “The food industry needs a change of course” to find out what specific solutions Staufen offers for the current challenges in this area and in what way the path to sustainable business can succeed. 

Os consumidores estão se concentrando cada vez mais no preço e na sustentabilidade dos produtos do setor de alimentos. Para atender a essas expectativas e melhorar de forma sustentável todo o processo de produção de alimentos, desde a fazenda até o garfo do consumidor, precisamos de uma mudança fundamental no setor. Clique no link abaixo para acessar o nosso whitepaper: “O setor de alimentos precisa de uma mudança de rumo” para descobrir quais soluções específicas a Staufen oferece para os desafios atuais nessa área e de que forma o caminho para os negócios sustentáveis pode ser bem-sucedido.

leia mais sobre este tema

Lebensmittel- und Getränke

Alimentos & Bebidas

O TIME DE ALIMENTOS & BEBIDAS O time de Alimentos e Bebidas da Staufen é formado por “veteranos” da indústria de alimentos, que têm experiência na implementação de Gestão Lean e Excelência em Liderança e, portanto, sabem o que é importante na prática.

Ler mais

O que o setor de Alimentos e Bebidas tem a ganhar com uma abordagem Lean Digital

Eficiência em processos, aliada à implementação de tecnologia, garante aumento do desempenho e de competitividade em um setor que enfrenta grandes desafios no Brasil

Ler mais
Illustration Tiere Schwein Huhn mit Eiern
Magazine

Gigante chilena de alimentos investe em excelência operacional para ir mais longe

Apostando na excelência de suas operações locais no Chile, a Agrosuper S.A. cresceu de uma pequena criação de galinhas para o maior conglomerado de produtos alimentícios, presente hoje em mais de 64 países em todo o mundo.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button