O que o setor de Alimentos e Bebidas tem a ganhar com uma abordagem Lean Digital

December 9, 2019 | News Brazil

*Por Felipe Pereira

A indústria de alimentos e bebidas representa hoje 19% de toda a produção industrial brasileira e vem ganhando maior peso nos últimos anos. Segundo dados do IBGE, em 10 anos, sua participação praticamente dobrou e o segmento, apesar dos desafios, se tornou o mais representativo dentro da indústria de transformação.

Clique na figura 1 ao final do texto para visualizar

A tendência, segundo pesquisas, é que ela continue ganhando mais relevância. Este cenário se apresenta como uma grande oportunidade para as empresas do segmento, considerando não apenas o mercado nacional mas também o de exportação. E é diante dessas oportunidades que a competitividade ganha ainda mais importância. Ela deverá ser o principal fator para as empresas aproveitarem ainda mais o potencial deste mercado ainda tão promissor. Segundo dados da ABIA, o desempenho das receitas líquidas (em bilhões de Reais) no segmento de Food & Beverage vem crescendo vertiginosamente no Brasil nos últimos 8 anos.

Clique na figura 2 ao final do texto para visualizar

Já vimos experiências frustradas quando grandes companhias tentaram crescer e se tornar mais lucrativas ao gerir atividades não ligadas diretamente à criação de valor para o seu cliente. A busca por ganhos financeiros no mercado de capitais, assim como a abundância de recursos vindos de financiamentos em condições privilegiadas em comparação ao mercado, são exemplos que mostram o risco para os negócios quando nos propomos a fazer algo que nos distancia da nossa missão. O caminho mais sólido para o sucesso continuará sendo a competividade, ou seja, a capacidade de gerar mais valor para um cliente cada vez mais exigente e com mais opções de escolha.

Lean x Digital

O emprego de novas tecnologias vem contribuindo muito para que as empresas aumentem seu desempenho, sendo mais produtivas e oferecendo novos serviços para o mercado. Mas, o que faz com que as empresas se tornem ainda mais competitivas passa também por outro fator que não é tão novo, mas que continua sendo algo primordial: a eficiência dos seus processos.

A capacidade de identificar e eliminar desperdícios nos processos de maneira contínua é o que permite que nos tornemos cada vez mais competitivos, maximizando a geração de valor para a companhia. Neste sentido, o setor de alimentação e bebidas possui um potencial muito grande, pois há uma preocupação natural (e legítima) em relação à segurança e à qualidade de seus produtos. Temos acompanhado o impacto para estas organizações quando ocorre qualquer falha em seus processos e seus produtos geram problemas de saúde ao mercado. Sem contar a questão regulatória, que é outro fator importante, mas que muitas vezes inibe o potencial de aplicação de melhorias no processo. Assim, é natural que as empresas adotem uma postura mais conservadora quando o tema é alterar seus processos e eliminar desperdícios. Porém, com a abordagem correta e foco na garantia dos requisitos de segurança e qualidade nos processos, é possível torná-los muito mais eficientes e produtivos.

Por exemplo, a abordagem com foco no aumento da confiabilidade dos equipamentos é fundamental para a eficiência na indústria de processos. Existe uma abordagem específica para maximizar a utilização destes recursos, trazendo redução de paradas indesejadas, redução de retrabalhos, aumento da produtividade e, como consequência, o aumento da capacidade de produção que, se convertida em aumento das vendas, afetará diretamente a lucratividade do negócio.

Resumindo, os conceitos e ferramentas do Lean se encaixam perfeitamente às necessidades e desafios do segmento de Food & Beverage. A STAUFEN possui grande experiência em projetos de melhoria neste segmento, ajudando grandes players mundiais como Coca-Cola, Heineken, Nestlé, entre outras, a melhorarem o desempenho de seus processos e resultados.

Felipe Pereira é project manager da STAUFEN, com mais de 20 anos de experiência no campo da gestão industrial e do pensamento Lean.

Tem forte atuação nas áreas de Produção, Métodos & Processos, Desenvolvimento de Produtos, PCP, Manutenção, Gerenciamento de Projetos e Melhoria Contínua.

O QUE O SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS TEM A GANHAR COM UMA ABORDAGEM LEAN DIGITAL

Fig. 1 - Participação no valor adicionado da Indústria de transformação. Fonte IBGE
Fig.2 – Receitas Líquidas do segmento de Food & Beverage no Brasil. Fonte: ABIA

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button