Antes da crise de COVID-19, os funcionários quase sempre estavam fisicamente presentes no local de trabalho. A liderança e a comunicação aconteciam cara a cara. Desde a pandemia, o modelo tradicional de trabalho foi desafiado – New Work! De repente, os funcionários estão trabalhando em equipes virtuais em seus home-offices e os supervisores precisam gerenciar à distância.
Muitas empresas procuram permitir que seus funcionários continuem trabalhando de forma híbrida. A transformação digital das empresas, a necessidade de maior flexibilidade, mas também a pressão dos custos estão impulsionando esse desenvolvimento, como revela o estudo da Staufen “Colaboração. A cooperação como a chave para o sucesso“.
Medo de Perder Autoridade
Isso traz grandes desafios para as empresas, pois o uso de ferramentas digitais de comunicação e planejamento por si só pouco vale para um trabalho eficiente. Os gestores, em particular, são muito requisitados quando se trata de novos modelos de trabalho. No entanto, em uma em cada duas empresas, eles estão preocupados que o home office e o trabalho virtual diminuam sua autoridade.
Essa reação inicial é compreensível em parte, mas infundada após um exame mais minucioso. Isso porque a autoridade tradicional da liderança está sendo substituída por uma nova atitude, permitindo que a liderança à distância seja bem-sucedida – beneficiando tanto o gestor quanto os funcionários.
novo papel do líder
“Para o novo modelo de trabalho, o papel do líder deve ser redefinido”, diz Lara Schlegel, Diretora de Recursos Humanos da Staufen AG. “Os gestores devem garantir que seus funcionários estejam motivados e inspirados. Tarefas, competências e responsabilidades devem ser definidas de forma clara e transparente para capacitar uma equipe a se auto-organizar.” A maioria das empresas está confiante de que sua mudança estrutural será bem-sucedida.
Isso significa que os gestores têm muito trabalho pela frente: confiar ao invés de controlar, capacitar e desenvolver os outros, ser um exemplo e moldar a mudança – para muitos, isso representa um grande desafio. Isso ocorre porque eles não têm a mentalidade certa para a mudança. No entanto, até os gestores têm o direito de admitir que as tarefas são difíceis para eles. Essa honestidade é parte da mentalidade necessária – um pré-requisito para garantir a transparência e encontrar soluções trabalhando em conjunto com os outros. A Staufen capacita os líderes em suas novas funções com treinamentos e coaching sobre liderança lean e liderança ágil.