Em tempos de turbulência , espera-se que os gestores implementem mudanças. E isso só é possível se realizado em conjunto com a equipe. Muitas vezes, no entanto, o progresso acontece muito lentamente. E o motivo disso é que alguns funcionários simplesmente não querem implementar a mudança. Por exemplo, o estudo “Empresas em Transição” realizado pela Staufen mostra que a vontade de assumir novas tarefas está presente na maioria das empresas. O que falta, no entanto, é um estado de conhecimento atualizado sobre temas importantes como a digitalização.
Quão bem preparados estão os funcionários da sua empresa para o mundo do trabalho 4.0?
Em 72% das empresas, os funcionários querem assumir novas tarefas. Em menos da metade, há um nível de conhecimento atualizado.
(Respostas “muito bom” and “bom”)
Espaço para melhorias com capacitação das pessoas
Encontramos novas tarefas e desafios todos os dias. A falta de conhecimento sobre aplicações de TI, abordagens metodológicas ou novas abordagens estratégicas nos desafiam. Conhecimentos e habilidades requerem, portanto, uma atualização contínua entre todos os colaboradores, especialmente na medida em que estão sendo aplicados.
As empresas podem preencher essas lacunas por meio de novas capacitações, por exemplo, por meio de cursos de e-learning e desenvolvimento consistente das pessoas. No entanto, muitas empresas não têm certeza sobre os talentos ou habilidades especiais que seus funcionários realmente possuem. Recursos insuficientes estas capacitações ou a falta de clareza sobre qual perfil os funcionários precisam são as principais razões pelas quais ainda há muito o que fazer em relação à formação complementar.
“A formação complementar não deve ser entendida como um acúmulo de conhecimentos, mas sim como o fato de dar aos colaboradores acesso a um portifólio atrativo de formações complementares com conteúdos e didáticas adequados e que possam ser implementados de maneira oportuna – em outras palavras, “aprender sob demanda”, diz Guido Gratza, partner da Staufen AG.
Os funcionários precisam ter acesso a um portfólio ATRAENTE de treinamentos para se manterem ‘atualizados’.
Guido Gratza, Partner, Staufen ag
O que sua empresa está fazendo para tornar os funcionários aptos para o mundo do trabalho flexível 4.0?
O e-learning já foi implementado com sucesso em apenas 4 das 10 empresas entrevistadas. O desenvolvimento das pessoas faz parte do desenvolvimento corporativo estratégico em apenas um terço.
Trabalhamos com treinamentos em formato de e-learning e autoaprendizagem
O desenvolvimento das pessoas está integrado à gestão estratégica da empresa
é nos times que o futuro das empresas é decidido
Dirk Bayas-Linke, Principal, staufen ag
Implementação sustentável de inovações e mudanças
Não é menos importante para os gestores moldar as equipes de forma que inovações e mudanças possam ser implementadas de forma sustentável. “É nos times que o futuro das empresas é decidido”, diz o Dr. Dirk Bayas-Linke, especialista em mudança e liderança da Staufen AG. “Quanto mais complexas as tarefas, mais importante é que os membros cooperem e confiem uns nos outros.”
A Staufen desenvolveu workshops especiais para gestores que precisam implementar mudanças dinâmicas nas suas equipes. Lá eles aprendem como o papel de um líder deve ser desenhado em um ambiente ágil, como implementar uma comunicação eficaz na equipe e como usar a ressonância da equipe para atingir metas.
TIMES DE ALTA PERFORMANCE
As equipes são os motores da inovação e da mudança. As equipes (de gestão) formam a ponte para a organização. É aqui que ocorre a mudança que é sustentável.