PLANEJE E DESENVOLVA A SUA CADEIA DE VALOR
COM O CLIENTE NO CENTRO.
Cadeias de suprimentos inovadoras são caracterizadas por manterem constantemente o cliente no centro, por meio de um desempenho de excelência e alta flexibilidade e agilidade visando as novas demandas de mercado e também ambientais. Se a cadeia de suprimentos for desenvolvida para um fator de sucesso, ao inves de focar no fator custo, ela pode se tornar uma parte integrante da estratégia competitiva. E em cadeias de suprimentos gerenciadas simultaneamente. Tudo isso deve ser supervisionado e orquestrado pela gestão da cadeia de suprimentos.
Um dos grandes desafios hoje para uma gestão logística de excelência é entender a construção geral e a interação com as partes: Onde estão os pontos críticos em sua rede, o que você precisa ficar de olho? O desafio é entender toda a rede e torná-la transparente. A questão de quem faz o quê, onde e quando também está muito ligada a uma boa comunicação.
Com a crise criada pela epidemia de Covid-19, as redes globais tiveram que fazer ajustes para aumentar sua flexibilidade e responder às flutuações de curto prazo. A consciência de ter que manter laços mais próximos com sua rede, a fim de saber desde o início quando e onde as coisas vão ficar difíceis aumentou significativamente. A comunicação aberta e honesta entre os parceiros da rede também aumentou significativamente.
Além dos grandes desafios que surgiram nos últimos anos, alguns pontos são cruciais para a cadeia de valor. Como a cadeia de suprimentos está estruturada? Como ela é operada, em termos de sistema de gestão? Como ocorre o planejamento na rede? Como as informações são preparadas e apresentadas? Todos estes pontos precisam estar claros para que se possa pensar em uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos.
Alberto Senapeschi Neto
Senior Partner
STAUFEN.Brasil
Alberto Senapeschi Neto
Senior PartnerSTAUFEN.Brasil
Mais de 20 anos de atuação no grupo Faber-Castell (empresa global de origem Alemã) em grande parte como executivo das áreas de operações e supply chain tendo implementado os processos de S&OP (Sales & Operations Planning), Strategic Sourcing e feito o turnaorund de uma unidade industrial.
Em consultoria, definição e implementação de estratégias para aumento de performance tanto em operações industriais quanto em supply chain.
Estratégia e suporte à implementações de elementos da indústria 4.0.
Gestão e liderança de equipes.
Projetos:
– Oji Papeis: Improvement of performance and Lean transformation.
– Thyssenkrupp Elevators: Performance gain in logistics.
– Construtora Tenda: Supply chain – performance strategy and gains.
– Faber-Castell: “Turnaround” of an industrial unity.
– Banco Itaú / Staufen Academy: Training in S&OP, PCP, Lean&Digital, etc.
Contatos: alberto.senapeschi@staufen.com.br
(19) 99103 0044
RESOLVER OS DESAFIOS DE HOJE PARA O FUTURO
▪ Ciclos de inovação e desenvolvimento mais rápidos;
▪ Regionalização vs. Globalização;
▪ Maior variedade de produtos (customização);
▪ Modelos de negócio disruptivos;
▪ Tempos de entrega cada vez menores e
mercados voláteis;
▪ Digitalização em ascenção;
▪ Aumento da cadeia de criação de valor.
NOSSAS PRÁTICAS
▪ Estratégia: definições quanto a redes locais ou globais, desenvolvimento organizacional e da liderança;
▪ Suprimentos: transparência e visibilidade, redução de custos totais, desenvolvimento de fornecedores, strategic sourcing;
▪ Planejamento: colaboração com fornecedores e clientes, integração entre vendas e operações, alta performance de atendimento;
▪ Operações de In / outbound: alta performance, foco no cliente e racionalização dos custos logísticos;
▪ Tecnologia: integração dos processos, automações, aumento de visibilidade e suporte à tomada de decisão.
Multilog aposta na Transformação Lean para alcançar objetivos estratégicos de expansão, que incluem novas aquisições e crescimento de seu portfólio em operações logísticas
ENTREVISTA COM DJALMA VILELA, PRESIDENTE DA MULTILOG
“A jornada de transformação cultural é uma grande e desafiadora caminhada. Uma das principais barreiras identificadas, mas já superada, foi a aceitabilidade em ver o Lean como uma filosofia para nos ajudar a melhorar nossos processos. Isso só foi possível através do desenvolvimento das lideranças com o excelente suporte da Staufen, que aplicou treinamentos e mentorias com nossos gestores”.