Go green: Sua empresa tem uma estratégia clara para se tornar efetivamente sustentável?

Nachhaltigkeit Grün Wandel
maio 9, 2022 | Estudos da Staufen, Sustainability

Economizar energia e matéria-prima faz parte do dia a dia das empresas. Mas isso, por si só, não é suficiente para a uma transformação sustentável. Até agora, apenas algumas empresas têm um plano específico de como elas efetivamente se tornarão sustentáveis.

A PRESSÃO NAS EMPRESAS ESTÁ CRESCENDO.

No futuro, seus modelos de negócios não só precisam ser lucrativos, mas também ambientalmente corretos e socialmente aceitáveis. Os objetivos ecológicos isolados que as empresas já estão buscando não serão suficientes para isso.

Por exemplo, seis em cada sete empresas estão trabalhando em um fornecimento de energia neutro em CO². Mais da metade recicla os materiais que usam, e a transparência das métricas ambientais e a redução do uso de água também são importantes para muitos.

No entanto, um estudo atual da Staufen “Empresas em Transformação” indica que 25% das empresas pesquisadas ainda não definiram metas verdes. 17% carecem de implementação consistente, apesar de terem uma estratégia em vigor.

Este é um resultado alarmante, pois sem a mudança necessária, nenhuma empresa pode sobreviver mesmo a médio prazo.

A sua empresa possui uma estratégia para se tornar sustentável?

Dúvidas sobre a rentabilidade dos investimentos neutros em termos de clima.

Uma transformação só pode ser bem-sucedida com uma descarbonização da cadeia de valor. Isso requer investimentos neutros em relação ao clima, como processos de produção com hidrogênio verde. Em muitas organizações, no entanto, esses investimentos são considerados menos do que econômicos. Assim, por um lado, estas empresas não estão mais investindo em tecnologias existentes; por outro lado, elas não estão lidando com a mudança de forma consistente, como indicam muitos números do estudo.

Apenas 19% das empresas pesquisadas sentem que são pioneiras EM SUSTENTABILIDADE.

Apenas 19% dos entrevistados descrevem suas empresas como “seguidoras verdes”. Em outras palavras, são organizações que esperam para ver quais condições estruturais são estabelecidas pelos formuladores de políticas antes de redefinir o escopo de seus modelos de negócios e simplesmente copiar os pioneiros em sustentabilidade.

Esta é uma jogada perigosa para ganhar tempo, pois mais tarde, quem não se envolver completamente com a mudança só poderá acompanhar a velocidade da transformação verde com dificuldade – ou talvez nem assim.

O estudo “Empresas em Transformação” pode ser baixado gratuitamente.


Author

Wilhelm Goschy

Wilhelm Goschy
CEO
Staufen AG

Fote: publicado previamente na Creditreform

LEIA MAIS SOBRE TRANSFORMAÇÃO SUSTENTÁVEL

A importância da produtividade no setor administrativo

Quando se fala em produtividade no Brasil, podemos dizer que no setor de commodities é alta e tem crescido bastante, na indústria manufatureira é baixa e está estagnada e no…

Ler mais

Como melhorar o desempenho e custo dos processos administrativos

Atualmente, ainda é comum encontrar empresas que possuem uma gestão de processos administrativos cujo acompanhamento de desempenho ocorre semestral ou anualmente, geralmente em função de bônus pessoais, e onde a…

Ler mais

Por que implementar 5S?

Afinal, por que o 5S é tão importante? O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos…

Ler mais

O FUTURO PERTENCE ÀS EMPRESAS ÁGEIS?

Afinal, o que está por trás do termo “Ágil” e como este assunto está sendo interpretado e implementado na prática pelos consultores da Staufen? Jan Haug é engenheiro industrial e…

Ler mais

POR QUE TEMAS COMO COMPLEXIDADE E NÍVEL DE CUSTOMIZAÇÃO SÃO MAIS RELEVANTES HOJE DO QUE NUNCA?

O constante aumento na diversidade de produtos está forçando muitas empresas a enfrentarem o conflito que surge entre as demandas do mercado e a busca por padronização de seus processos….

Ler mais

O Lean como vantagem competitiva

Os desafios do ambiente de negócios vêm crescendo, dia após dia, diante de um cenário altamente globalizado, competitivo e de mudanças rápidas e significativas. A mudança, por si só, muitas…

Ler mais

Para transformar, é preciso desenvolver as pessoas

Entendendo a constante preocupação dos departamentos de gente e gestão com o incentivo e a motivação das pessoas com relação às suas entregas e à sua capacitação, o que vai…

Ler mais
PDCA

O que é PDCA?

Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta…

Ler mais

Confiança é a chave para o sucesso do Pensamento Lean – A lógica do Kanban

O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban: Um quadro Heijunka – refletindo o takt time Os…

Ler mais

5 características que fazem de você um Líder Lean

Quais são, afinal, as 5 características que um líder Lean precisa possuir e desenvolver? Aqueles que se concentram intensamente na Liderança Lean, crescem a partir dela e ampliam seus horizontes profissionais…

Ler mais

Líderes Lean precisam dominar métodos de Solução Estruturada de Problemas

Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de…

Ler mais
Mapeamento do fluxo de Valor é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo

O que é o mapeamento do fluxo de valor?

O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor…

Ler mais
Aprenda a ser um líder lean

Liderança Lean no Shop floor Management

significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management

Ler mais
Entenda como o Lean pode aumentar a eficiência da sua empresa

Você sabe o que é Lean?

Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.

Ler mais
Saiba como desperdícios pode afetar a eficiência da sua empresa

Os 7 desperdícios Lean

Desperdício é tudo aquilo que não contribui para atender a necessidade do cliente.

Ler mais
Sustainability

Sustentabilidade

The manufacturing industry has a responsibility to reduce its environmental footprint. Legal requirements and growing social pressure have set a process of rethinking in motion: corporate leaders see a need to reassess the environmental impact of their work.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter