Antes de digitalizar os processos, certifique-se de que eles sejam “Lean”.

Zahlen, Daten, Fakten
junho 27, 2022 | Digitalization, Transformação Digital

Em muitas empresas, os principais elementos dos processos de criação de valor já foram digitalizados. No entanto, a própria transformação digital está apenas começando. Para se manterem competitivas, as empresas precisam acelerar urgentemente sua transformação digital.

UMA ENTREVISTA COM Frank Krüger, Senior Partner DA Staufen AG.

Frank Krüger tem muitos anos de experiência profissional e de gestão. Como especialista em processos de transformação, ele liderou muitos projetos internacionais. Na Staufen AG, ele e sua equipe estão conduzindo tópicos ligados à digitalização, como mineração de processos, EMS, RPA, ERP e Shop floor Management digital.

Frank, em que uma empresa deve se concentrar para evitar ficar atolada na digitalização?

Em sua essência, trata-se sempre da excelência do processo, ou seja, como os processos podem ser continuamente otimizados. Hoje, a digitalização oferece métodos e oportunidades para visualizar os processos de forma mais holística, ou seja, como processos de ponta a ponta, por exemplo, para estruturar o processamento de pedidos como um processo abrangente e consistente do pedido ao pagamento.

A digitalização me ajuda a evitar considerações isoladas típicas; em vez disso, posso examinar mais de perto a totalidade de todos os dados, incluindo suas dependências e quebras de sistema. Isso torna as análises mais valiosas no contexto geral e as abordagens de solução mais realistas e significativas, uma vez que levam em consideração todas as variáveis ​​influentes nas relações corretas.

Interessante. Pode explicar como este método funciona?

Preciso de apenas três elementos para isso: primeiro, um carimbo de data/hora, ou seja, uma data ou hora; segundo, um código de transação, por exemplo, uma liberação de material ou fatura; e terceiro, a identificação do objeto sobre o qual esta transação atua, por exemplo, um material ou número de pedido.

Com essas três informações, os modelos de dados podem ser construídos, que podem ser usados ​​para examinar de perto o processo real. Este é um avanço incrível no processo de análise.

O que o cliente ganha com isso? O que você faz com os resultados?

Pela primeira vez, você obtém uma imagem dos processos reais da empresa, da diversidade e variação do cenário de processos. Você obtém uma imagem de como os processos realmente são executados e uma comparação de como eles devem realmente ser executados. A diferença é muitas vezes enorme. Os desvios atingem rapidamente números de seis dígitos.

Quanto tempo demora esse tipo de otimização de processos?

A fase de implementação é curta. Máximo três meses. O ponto chave são os processos de aprovação e acesso aos dados. A maioria das empresas tem altos requisitos de segurança e muitas restrições no manuseio de dados.

ESTE É UM AVANÇO INCRÍVEL NO PROCESSO DE ANÁLISE.

Frank Krüger, Senior Partner DA Staufen AG
Zahlen, Daten, Fakten

Como você aborda esse tema em uma empresa de médio porte? A maioria das empresas não possui esse tipo de conhecimento aprofundado sobre os métodos e possibilidades da digitalização.

Trabalhamos em conjunto com as empresas para resolver isso. Geralmente usamos nossa ferramenta de “prova de valor” para esclarecer a atribuição. Este é um pequeno modelo de processo que identifica rapidamente o potencial e mostra como a tecnologia funciona. Esta é uma boa maneira de avaliar se o investimento vale a pena e faz sentido.

Como é um típico projeto de melhoria de processos e digitalização?

Normalmente, procedemos em fases. A primeira fase é a análise das necessidades, ou seja, a identificação dos pontos mais problemáticos. Na fase dois, lidamos com a conectividade de dados e o desenvolvimento do banco de dados para ajustar o modelo de dados. Modelos de processo padronizados estão disponíveis para esta finalidade, que produzem resultados em duas semanas. Em seguida, começamos com uma análise completa dos dados, construindo dashboards para KPIs e medições de desempenho. Na fase final, começamos a descobrir o potencial, além de otimizar os processos e determinar onde o sistema deve apoiar os negócios do dia-a-dia.

A importância da produtividade no setor administrativo

Quando se fala em produtividade no Brasil, podemos dizer que no setor de commodities é alta e tem crescido bastante, na indústria manufatureira é baixa e está estagnada e no…

Ler mais

Como melhorar o desempenho e custo dos processos administrativos

Atualmente, ainda é comum encontrar empresas que possuem uma gestão de processos administrativos cujo acompanhamento de desempenho ocorre semestral ou anualmente, geralmente em função de bônus pessoais, e onde a…

Ler mais

Por que implementar 5S?

Afinal, por que o 5S é tão importante? O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos…

Ler mais

O FUTURO PERTENCE ÀS EMPRESAS ÁGEIS?

Afinal, o que está por trás do termo “Ágil” e como este assunto está sendo interpretado e implementado na prática pelos consultores da Staufen? Jan Haug é engenheiro industrial e…

Ler mais

POR QUE TEMAS COMO COMPLEXIDADE E NÍVEL DE CUSTOMIZAÇÃO SÃO MAIS RELEVANTES HOJE DO QUE NUNCA?

O constante aumento na diversidade de produtos está forçando muitas empresas a enfrentarem o conflito que surge entre as demandas do mercado e a busca por padronização de seus processos….

Ler mais

O Lean como vantagem competitiva

Os desafios do ambiente de negócios vêm crescendo, dia após dia, diante de um cenário altamente globalizado, competitivo e de mudanças rápidas e significativas. A mudança, por si só, muitas…

Ler mais

Para transformar, é preciso desenvolver as pessoas

Entendendo a constante preocupação dos departamentos de gente e gestão com o incentivo e a motivação das pessoas com relação às suas entregas e à sua capacitação, o que vai…

Ler mais
PDCA

O que é PDCA?

Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta…

Ler mais

Confiança é a chave para o sucesso do Pensamento Lean – A lógica do Kanban

O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban: Um quadro Heijunka – refletindo o takt time Os…

Ler mais

5 características que fazem de você um Líder Lean

Quais são, afinal, as 5 características que um líder Lean precisa possuir e desenvolver? Aqueles que se concentram intensamente na Liderança Lean, crescem a partir dela e ampliam seus horizontes profissionais…

Ler mais

Líderes Lean precisam dominar métodos de Solução Estruturada de Problemas

Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de…

Ler mais
Mapeamento do fluxo de Valor é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo

O que é o mapeamento do fluxo de valor?

O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor…

Ler mais
Aprenda a ser um líder lean

Liderança Lean no Shop floor Management

significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management

Ler mais
Entenda como o Lean pode aumentar a eficiência da sua empresa

Você sabe o que é Lean?

Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.

Ler mais
Saiba como desperdícios pode afetar a eficiência da sua empresa

Os 7 desperdícios Lean

Desperdício é tudo aquilo que não contribui para atender a necessidade do cliente.

Ler mais
Digitalisierung und I4.0

Digitalização / Indústria 4.0

Você quer trabalhar conosco?

Ler mais

Digitalization and Industry 4.0

Virtually all companies are now dealing with the topic of digitalization. It has been becoming increasingly important for years, and those who want to keep pace are focusing on it. Frank Krüger, Senior Partner at Staufen AG and Head of the Processes and Digitalization Unit, talks about the connection between operational excellence and digitalization.

Ler mais

Por que as melhores consultorias precisam de tecnologia – um bate-papo com a Celonis

Para fazer uma transformação de sucesso em uma empresa, você deve rastrear todos os seus processos, descobrir os problemas e eliminá-los. A Celonis, empresa de software alemã, localizada de Munique,…

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter