Process Mining & Robotic Process Automation (Parte 2)

abril 6, 2022 | Digitalization, Transformação Digital

Simples passos para um sucesso sustentável

As tecnologias de Process Mining e Robotic Process Automation (RPA) apoiam de forma eficiente e proposital o avanço da digitalização e automação na empresa. Eles ajudam a analisar, entender, melhorar e automatizar processos sempre que possível, aumentando a criação de valor.

The following (project) procedure has already proven itself many times in practice for the development of concrete potentials through a process mining project.

O procedimento a seguir já foi comprovado muitas vezes na prática para o desenvolvimento de potenciais concretos através de um projeto de process mining.

Medir, Focar, Agir

Início

Esclarecer e identificar os principais interesses e stakeholders é o ponto chave para uma implementação bem-sucedida do projeto. Aspectos econômicos, bem como técnicos e ecológicos podem ser levados em conta. O roadmap para a realização de valor é definido e tornado visível por meio de um dashboard. O escopo dos recursos necessários para o projeto não deve ser subestimado.

Set-up

A base para todas as etapas posteriores é a criação de modelos de dados. Ao estabelecer uma conexão em tempo real com os sistemas de origem da empresa, todos os dados da empresa podem ser usados ​​para desenvolver um log de eventos. A mineração de processos “vasculha” todos os dados que se acumulam no sistema da empresa à medida que os processos estão em execução. Geralmente são bancos de dados e arquivos de sistemas de informação da empresa ou sistemas ERP.

Análise

Os dados obtidos são então avaliados. Para conseguir isso, as análises correspondentes são realizadas. Especialistas em processo validam os dados e análises, identificam fragilidades e “desperdícios” no processo (lacunas de execução). Os chamados instrumentos de execução (por exemplo, ordem para pagamento, contas a pagar, contas a receber, lead-to-ordem, etc.) podem ser usados.

Implementação

Durante a implementação, o foco principal é eliminar as fragilidades identificadas e capacitar os colaboradores nos novos processos e na utilização de dashboards. O acompanhamento e o coaching dos funcionários devem ser feitos com o máximo de cuidado, principalmente para reduzir o medo de não acompanhar as novas tecnologias e avançar na digitalização. Esses medos são muitas vezes desencadeados pelo desconhecido, e não pela possibilidade de seu próprio fracasso. Muitos funcionários ficam mais satisfeitos e produtivos após a introdução de novas tecnologias, pois são apoiados e aliviados em seu trabalho pelos processos automatizados.

Entrega

Mesmo após a otimização e automação bem-sucedidas, os processos continuam sendo monitorados e documentados. Dashboards são usados ​​para visualizar os dados em tempo real. Ao fazer isso, eles contribuem para o desenvolvimento da organização. A fase de entrega serve para transferir o projeto para as operações do dia-a-dia.

Process mining em combinação com outras aplicações mais avançadas – como Robotic Process Automation (RPA)

Process mining pode ser usado em conjunto com outras ferramentas e métodos de otimização, especialmente IA e machine learning, automação/RPA e mineração de tarefas. A combinação dessas ferramentas abre novas oportunidades de melhoria e maximiza os resultados.

Com os insights obtidos por meio do process mining, o cenário está pronto para a Robotic Process Automation (RPA). Ao avaliar os processos e otimizá-los, a tecnologia robótica agora pode ser usada de maneira eficiente e direcionada. O conhecimento profundo do processo é, portanto, essencial para o uso bem-sucedido do RPA.

Até que ponto um processo é adequado para automação depende de vários fatores, mas o process mining é uma boa maneira de clarificá-lo.

Análise das várias características do processo, como

  • homogeneidade (número de variantes),
  • conformidade (conformidade com as normas) e
  • frequência,

provides initial indications. Individual consideration of processes or sub-processes leads to pre-selection regarding in which processes it is reasonable to implement “robots”.

fornece indicações iniciais. A consideração de processos ou subprocessos leva à pré-seleção sobre em quais processos é razoável implementar “robôs”.

A transparência obtida é então filtrada para benefício econômico para iniciar a implantação da automação baseada em robôs. Por exemplo, uma operação que pode ser realizada com muita facilidade por um robô, mas que ocorre apenas raramente, é eliminada (no máximo) quando a rentabilidade é examinada. Há também operações que ocorrem com mais frequência, mas cuja automação dificilmente melhoraria a capacidade e os custos. Aqui, também, o uso de processos baseados em robôs é desencorajado de acordo com as considerações de retorno sobre o investimento (ROI).

Com a ajuda da tecnologia de process mining, uma equipe interna de TI ou consultores externos, a solução mais lucrativa pode ser encontrada para cada empresa e cada processo. Com a seleção dos processos e atividades corretos, o RPA – em combinação com process mining – pode garantir maior criação de valor, redução de custos e, portanto, mais lucro para a empresa.

Autor:

Dr. Christian Kubik
Senior Expert
STAUFEN.INOVA

More about Process Mining

A importância da produtividade no setor administrativo

Quando se fala em produtividade no Brasil, podemos dizer que no setor de commodities é alta e tem crescido bastante, na indústria manufatureira é baixa e está estagnada e no…

Ler mais

Como melhorar o desempenho e custo dos processos administrativos

Atualmente, ainda é comum encontrar empresas que possuem uma gestão de processos administrativos cujo acompanhamento de desempenho ocorre semestral ou anualmente, geralmente em função de bônus pessoais, e onde a…

Ler mais

Por que implementar 5S?

Afinal, por que o 5S é tão importante? O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos…

Ler mais

O FUTURO PERTENCE ÀS EMPRESAS ÁGEIS?

Afinal, o que está por trás do termo “Ágil” e como este assunto está sendo interpretado e implementado na prática pelos consultores da Staufen? Jan Haug é engenheiro industrial e…

Ler mais

POR QUE TEMAS COMO COMPLEXIDADE E NÍVEL DE CUSTOMIZAÇÃO SÃO MAIS RELEVANTES HOJE DO QUE NUNCA?

O constante aumento na diversidade de produtos está forçando muitas empresas a enfrentarem o conflito que surge entre as demandas do mercado e a busca por padronização de seus processos….

Ler mais

O Lean como vantagem competitiva

Os desafios do ambiente de negócios vêm crescendo, dia após dia, diante de um cenário altamente globalizado, competitivo e de mudanças rápidas e significativas. A mudança, por si só, muitas…

Ler mais

Para transformar, é preciso desenvolver as pessoas

Entendendo a constante preocupação dos departamentos de gente e gestão com o incentivo e a motivação das pessoas com relação às suas entregas e à sua capacitação, o que vai…

Ler mais
PDCA

O que é PDCA?

Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta…

Ler mais

Confiança é a chave para o sucesso do Pensamento Lean – A lógica do Kanban

O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban: Um quadro Heijunka – refletindo o takt time Os…

Ler mais

5 características que fazem de você um Líder Lean

Quais são, afinal, as 5 características que um líder Lean precisa possuir e desenvolver? Aqueles que se concentram intensamente na Liderança Lean, crescem a partir dela e ampliam seus horizontes profissionais…

Ler mais

Líderes Lean precisam dominar métodos de Solução Estruturada de Problemas

Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de…

Ler mais
Mapeamento do fluxo de Valor é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo

O que é o mapeamento do fluxo de valor?

O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor…

Ler mais
Aprenda a ser um líder lean

Liderança Lean no Shop floor Management

significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management

Ler mais
Entenda como o Lean pode aumentar a eficiência da sua empresa

Você sabe o que é Lean?

Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.

Ler mais
Saiba como desperdícios pode afetar a eficiência da sua empresa

Os 7 desperdícios Lean

Desperdício é tudo aquilo que não contribui para atender a necessidade do cliente.

Ler mais
revenue

Process Mining & Robotic Process Automation (Parte 1)

Digitale Wertschöpfungsturbos für Ihre Unternehmensprozesse Unser Arbeitsalltag wird von Tag zu Tag digitaler. Nicht erst seit der Coronapandemie wissen wir, dass noch viele Arbeitsschritte und -prozesse existieren, die optimiert werden…

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter