Blog

Os 5 principais desafios de uma cadeia de suprimentos insuficientemente digital

Blog
October 18, 2022 | Digitalization, Supply Chain Network Management, Supply Chain Network Management, Supply Chain Network Management, Transformação Digital

Muitas empresas lutam por uma maior digitalização na gestão de suas cadeias de suprimentos, a fim de tornar os processos de logística e entrega mais eficientes e robustos. No entanto, coletar grandes quantidades de dados não é mais suficiente. Os dados e processos são muito complexos. Portanto, os “aplicativos inteligentes” são necessários para prever de forma confiável as vendas e a demanda, otimizar os processos de aquisição e estoques e planejar a produção de forma confiável.

ONDE VOCÊ VÊ O MAIOR BENEFÍCIO NA DIGITALIZAÇÃO DA SUA CADEIA DE SUPRIMENTOS?

EM QUAIS ÁREAS VOCÊ ENFRENTA ATUALMENTE OS MAIORES DESAFIOS NA SUA EMPRESA?

Pesquisa com clientes da Staufen.Inova como parte da série de eventos “Supply Chain Analytics & Digital Supply Chain Management” (setembro de 2020)

Como parte da série de eventos “Supply Chain Analytics & Digital Supply Chain Management” da Staufen.Inova em Zurique, apresentamos 5 desafios principais de cadeias de suprimentos insuficientemente digitais.

Prática observada

A entrada e manutenção manual de dados não só causa uma enorme quantidade de trabalho, mas também é propensa a erros e raramente resulta em conjuntos de dados atualizados. Os funcionários ainda digitam listas em papel, transferem dados manualmente entre sistemas e coletam informações laboriosamente ou recuperam-nas de planilhas enormes. Com esse caos de dados, é quase impossível obter insights significativos para otimizar o planejamento e melhorar a tomada de decisões. 

Potencial de melhoria digital

A aquisição de dados digitais e as interfaces entre os sistemas garantem um banco de dados uniforme, atualizado e livre de erros, bem como fluxos suaves de dados. Aplicativos inteligentes são capazes de avaliar dados de forma direcionada e otimizar o planejamento. Isso reduz a carga de trabalho dos funcionários, que podem se concentrar totalmente na tomada de decisões e na solução de problemas. O sistema fornece indicações concretas de onde a ação é necessária e dados apresentados de forma clara para facilitar seu trabalho.

Prática observada

A gestão da cadeia de suprimentos requer a cooperação entre diferentes departamentos, como compras, logística, produção e vendas. Portanto, as cadeias de processo são longas e muitos funcionários estão envolvidos. Assim, a necessidade de coordenação é grande. Os funcionários passam muito tempo em reuniões e muitas vezes precisam fazer perguntas por e-mail ou telefone. Como resultado, eles levam muito tempo para reduzir os problemas ou tomar decisões. Ao longo de toda a cadeia do processo, os atrasos ocorrem repetidas vezes porque faltam informações.

Potencial de melhoria digital

Os aplicativos digitais gerenciam o controle de processo baseado em dados iniciando automaticamente as próximas etapas de processamento e fornecendo aos funcionários todas as informações necessárias. De relance, os gestores podem ver onde e por que as peças estão faltando ou como um pedido futuro afetará o estoque. Isso significa que menos coordenação e consultas são necessárias. Os funcionários podem tomar decisões melhores e mais rápidas. Toda a empresa ganha em agilidade. 

Prática observada 

Para muitas tomadas de decisão, os funcionários não têm uma base confiável. Eles simplesmente não conhecem todas as conexões e dependências:

Um novo pedido afeta a capacidade de entrega a clientes regulares?
É uma oportunidade de mercado que deve ser aproveitada ou é impossível atender o pedido devido às capacidades de produção?

  • Um novo pedido afeta a capacidade de entrega a clientes regulares?
  • É uma oportunidade de mercado que deve ser aproveitada ou é impossível atender o pedido devido às capacidades de produção?

Em última análise, eles não tomam decisões com base em dados e insights obtidos deles, mas sim de acordo com um pressentimento ou valores empíricos – e, portanto, raramente de maneira ideal. 

Potencial de melhoria digital

As soluções digitais criam transparência. Elas calculam a recompra de forma independente e fornecem aos funcionários recomendações concretas para ação em vários cenários, bem como uma visão geral dos efeitos das decisões. Isso permite que o departamento de vendas forneça datas de entrega mais precisas. Compras adquire os materiais e matérias-primas necessários em tempo hábil. A produção planeja as capacidades necessárias da máquina em um estágio inicial. Em suma, a interação entre os departamentos melhora consideravelmente.

Prática observada 

Somente o planejamento com sistemas ERP e Excel muitas vezes não é capaz de mapear processos complexos na maioria das empresas. Vendas, demanda e planejamento de produção são, portanto, insuficientemente coordenados. Quaisquer interrupções causam longas paradas na produção porque exigem uma reprogramação trabalhosa. Como pequenas interrupções em particular são comuns, os funcionários operam mais ou menos permanentemente em modo de crise.

Potencial de melhoria digital 

Aplicativos “inteligentes” que usam técnicas de IA, como machine learning e otimização matemática por meio de pesquisa operacional, criam planos otimizados de vendas, demanda e produção. Estes já são muito robustos por design, mas também permitem uma resposta rápida e perfeitamente adaptada a falhas.

Prática observada 

O planejamento inadequado geralmente pega as empresas desprevenidas com grandes estoques de segurança que custam muito para transportar, embalar e armazenar. No entanto, as empresas nem sempre têm os itens certos em estoque, e nem sempre duram indefinidamente, por isso terão que ser descartados em algum momento.

Potencial de melhoria digital  

As previsões de vendas e demanda com suporte digital podem otimizar os níveis de estoque de segurança. A empresa reduz seus custos e evita o desperdício de mercadorias, materiais de embalagem e energia. As metas de sustentabilidade autodefinidas são muito mais fáceis de alcançar.

conclusão

Muitas empresas já perceberam que podem reduzir custos, aumentar a confiabilidade da entrega e melhorar a qualidade da produção com soluções digitais para a gestão da cadeia de suprimentos. Isso não exige que as empresas reinventem a roda ou desenvolvam aplicativos por conta própria. As soluções estão disponíveis no mercado e oferecem resultados muito bons após um curto período de tempo.

Na verdade, não há mais desculpas para adiar a digitalização da gestão da cadeia de suprimentos. No entanto, os projetos neste sentido não estão avançando. As 5 principais razões para isso são falta de recursos, falta de experiência, falta de tempo, falta de conhecimento em digitalização e falta de cultura digital. É aqui que os especialistas da Staufen podem fornecer suporte.

QUAIS SÃO ATUALMENTE OS MAIORES OBSTÁCULOS Pelos quais OS PROJETOS DE DIGITALIZAÇÃO NA SUA EMPRESA NÃO ESTÃO PROGREdindo (RÁPIDO SUFICIENTE)?​


leia mais sobre Supply Chain

Gestão da Cadeia de Suprimentos

As atuais crises que vivenciamos deixaram claro o quão frágeis são as cadeias de abastecimento globais. Riscos geopolíticos, aumento da regulamentação e ataques cibernéticos que estão se tornando cada vez mais sofisticados são apenas alguns exemplos que garantirão pressão no futuro.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button