A Staufen Táktica participa do projeto em cooperação com a Staufen Américas na implementação do Shop floor Management (SFM) na empresa Brose nos EUA, no período de 09 a 23 de novembro de 2016.
A Brose é uma conceituada fornecedora da indústria automobilística, que produz sistemas e mecanismos para portas, módulos de ventilação e estruturas ajustáveis de bancos para clientes como Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen e Ford. Inspirada na experiência bem-sucedida da Brose – México, a direção da Brose – EUA decidiu investir no aprimoramento da liderança, em sua planta em Tuscaloosa, estado do Alabama.
A Fase 1 do projeto iniciou com a reunião inicial de Kick off, com todo o corpo gerencial. Logo a seguir, realizou-se um treinamento de nivelamento de conceitos ligados ao SFM, em todas as suas dimensões: as tarefas do líder Lean, os instrumentos e os comportamentos necessários ao SFM, conforme a visão e a metodologia da Staufen, que é padronizada mundialmente. Durante o treinamento, além da parte teórico-conceitual, foi possível exercitar a liderança e o funcionamento do SFM por meio de simulações práticas. O treinamento e os consultores da Staufen suportaram o corpo gerencial no entendimento mais profundo do SFM na empresa e a delinear as diretrizes para a condução do projeto. Por exemplo, foram elaborados o plano cadenciado de reuniões diárias (“diário de produção”) e as condições-alvo de comportamentos dos líderes, ambicionadas pela empresa.
Com todos os participantes cientes dos princípios e métodos do SFM e com base nas premissas acordadas, pode-se partir para o plano de acompanhamento da introdução dos quadros e reuniões de SFM das diretorias e das gerências. Além da concepção e realização física dos instrumentos e quadros, o suporte da Staufen incluiu o chamado “Coaching de Processo”. Nesse tipo de coaching, o consultor da Staufen acompanha a realização real de reuniões de SFM, anota oportunidades de melhorias sob todos os aspectos (processo, papéis e instrumentos) e as discute com o gestor responsável, fazendo-o refletir sobre o melhor caminho e ações a serem adotadas para suprir os pontos abordados.
Mario Perez, diretor de logística da Brose em Tuscaloosa, relata: “Conseguimos num curto período de duas semanas, treinar todo o corpo gerencial da Brose e acompanhá-lo na vida real. Eu, particularmente, fico ainda mais satisfeito, por ter podido conceber toda a estrutura necessária para o SFM nas áreas da logística, e que poderão servir de modelo de referência para outras áreas da empresa. ”
A Fase 1 continua com o acompanhamento mais individualizado de gestores-chave e com a formação de multiplicadores do conceito SFM, que futuramente assumirão o papel da Staufen no suporte às novas implementações de SFM e na sustentação dos níveis de performance alcançados.
Vicente Sinkunas, Project Manager da Staufen Táktica, comentou: “Fiquei muito satisfeito em poder contribuir com a implementação do SFM da Brose em Tuscaloosa, que com certeza levará os líderes a novos níveis de performance e, por consequência, desenvolverá os seus colaboradores e auxiliará a empresa a atingir suas metas. Também foi uma satisfação comprovar, mais uma vez, que os conceitos do SFM da Staufen se aplicam perfeitamente em outras culturas. ”