Valmet experiencia melhorias internas turbinadas com formação de especialistas na Jornada Lean pela Staufen Táktica

September 27, 2018 | News Brazil

“Se você não pode ir até a Academia, a Academia vai até você” – é o que promove a Academia da Staufen Táktica e que foi a opção da Valmet, de Belo Horizonte/MG, que fornece soluções em filtração para vários processos utilizados nas indústrias de mineração, metalúrgica e química, entre outros segmentos.


Na versão “in company”, os treinamentos da Staufen Táktica foram reunidos de forma didática ordenada, em 3 módulos, para a formação do pessoal selecionado para especialização em lean da empresa: Princípios do Lean e análise e desenho do fluxo de valor; Lean production aplicado ao próprio ambiente da empresa, Introdução ao Lean em áreas administrativas e, por fim, Conceitos de Shopfloor Management (SFM) e Solução de problemas. 


No total, 11 pessoas – entre gestores e pessoal de liderança de processos de manufatura e administrativos – participaram dos módulos de treinamento, em uma composição adequada à troca de visões, vivência prática dos conceitos apresentados, desenvolvimento individual dos colaboradores e preparação para a aplicação dos conceitos nas respectivas áreas.  “Foi uma ação exemplar obter a dedicação integral de pessoas-chave da empresa durante os cinco dias de treinamento, divididos em dois períodos de realização” – comentou Vicente Sinkunas, gerente de projetos da Staufen Táktica, que conduziu os treinamentos.     


Passados mais de quatro meses do evento, perguntamos ao Gerente de Operações da Valmet, Thiago Pavan, que também participou, coordenou e selecionou o pessoal para o treinamento, sobre as mudanças e resultados observados. 

O que se observou em termos de evolução técnica e comportamental dos especialistas formados? 
Pavan – Uma melhoria no senso crítico com relação à identificação e à redução de desperdícios, além de uma preocupação maior na criação de fluxo, em especial na produção.

E com relação ao pessoal sob a liderança destes especialistas? 
Pavan – Pouco a pouco vemos uma mudança de conduta dos liderados no sentido de um pensamento mais lean no dia a dia. No entanto, entendo que isso demande tempo e consistência nas ações e exemplos dos próprios líderes. Como em qualquer mudança de cultura, é necessária a mudança de hábitos, exercitada diariamente.

Quais resultados foram alcançados e quais as melhorias implementadas até o momento? 
Pavan – Foram implementadas mudanças no planejamento de compras de fios e rolos e revisão do fluxo de materiais, essenciais para eliminar desperdícios de espera na área de tecelagem. Também observamos ganhos incrementais na produtividade da área de confecção por meio da introdução de linhas de produção contínua mista para alguns tipos de produtos antes feitos em batelada, bem como uma melhor padronização de atividades de produção, com o objetivo de eliminar distúrbios e tarefas que não agregam valor. Passado o período de aplicações mais espontâneas, pretendemos ter apoio da Staufen Táktica para investir no aperfeiçoamento de técnicas de resolução de problemas e projetos de melhoria de forma mais estruturada, para os desafios mais complexos e sustentação de resultados, complementa Pavan.
 
*Vicente Sinkunas é gerente de projetos da Staufen Táktica e conduziu o treinamento na Valmet Fabrics – BH

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button