Há muito tempo atras, li um artigo com um titulo muito interessante. „Less heroes, more farmers“, de James Womack. Entre outras coisas, ele deixava clara a necessidade de um novo perfil de liderança. O perfil “Lider Lean“. Mas o que exatamente quer dizer esse novo perfil?
Traduzidindo a expressão, sem levar ao pé da letra, o significado para heroes e farmers é: „menos fomento aos comportamentos emergencias, temporários e casuais; e muito mais fomento às rotinas planejadas, ao cultivo, cuidado, trabalho e preparação para a colheita de resultados perenes e previsíveis. É, sem dúvida, uma boa direção. Entretanto, ainda é algo difícil de aplicar em ações no dia-a-dia.
Era preciso tornar isso algo aplicável, com métodos. E foi exatamente para suprir esta necessidade, que a Staufen criou a metodologia do Shop floor Management e as 5 Tarefas da Liderança, suportadas pelos instrumentos e comportamentos que são esperados de um líder. Somente a partir deste método, que sistematiza as tarefas de um líder (Comunicação Regular, Solução de Problemas, Confirmação de Processos, Melhoria Contínua e Formação de Colaboradores) – e consequentemente eleva o desempenho de processos e das pessoas enquanto líderes – foi possível estabelecer práticas observáveis do „Lider Lean“.
Todo líder precisa se desenvolver ao ponto de se tornar um mentor. E essas tarefas podem – e devem – ser transmitidas entre todos os níveis de liderança através de uma relação „mentor-mentee“ (mentor-aprendiz).
Veja em detalhes cada uma delas:
– Tarefa #1: Comunicação Regular – Detecta rapidamente os desvios. Tem foco no planejado e realizado, problemas prioritários, observação dos desvios no local onde eles acontecem.
– Tarefa #2: Solução de Problemas – Tratativas definitivas para impedir a recorrência de desvios através de um passo a passo prático.
– Tarefa #3: Confirmação de Processos – Observação planejada dos padrões, procedimentos ou instrucões de trabalho de forma a identificar antecipadamente quaisquer possíveis desvios, antes mesmo que se tornem aparentes.
– Tarefa #4: Melhoria Contínua – Trata-se de desafiar o desempenho dos processos independentemente dos resultados atuais estarem dentro do esperado. Desafia continuamente a referência de desempenho atual.
– Tarefa #5: Formação de Colaboradores – Instrução, treinamento e orientação continua dentro das atribuições do dia a dia da equipe. Trata-se de suporte tanto técnico como, sobretudo, comportamental.
Diversas exemplos e casos de implementação da metodologia do Shop floor Management demonstram que a prática consistente das 5 Tarefas da Liderança leva à melhoria sustentada de desempenho de pessoas e de processos, reduzindo o tempo dedicado às emergências e aumentando o tempo dedicado à melhoria contínua e à estratégia.
Mas como incorporar estes princípios à cultura da empresa, de modo que os líderes estejam constantemente e naturalmente atentos às suas 5 tarefas? Pois bem, isso só se torna possível quando os líderes forem „avaliados positivamente“ pelos seus superiores por seus resultados e suas formas de trabalho e „avaliados negativamente“ pela quantidade de emergências em suas rotinas.
Fechando o ciclo„Less heroes, more farmers“, enquanto estivermos recompensando os „bombeiros e heróis“ nas empresas, sempre irá existir pessoas com um certo gosto por „incêndios e salvamentos“. O que você, enquanto líder, realmente valoriza na equipe? Esta é uma boa reflexão.
Leia mais sobre este assunto: