Em recente pesquisa realizada pela Staufen, envolvendo mais de 320 empresas na Alemanha, Brasil, China e Leste Europeu, o tema colaboração entre equipes foi avaliado durante este período pandêmico que estamos vivendo.
Estudo: A Falta de colaboração está causando problemas de eficiência, custo e qualidade
Com a perda dos locais informais de compartilhamento de opiniões, ideias e tarefas – como os restaurantes, cafés, caronas e locais informais de reuniões -, ficou claro pela pesquisa que muitas empresas estão pagando um alto preço – nos resultados de custo, inovação e rentabilidade – por essa ausência de colaboração interna. Muitos executivos declararam que suas equipes estão afogadas em e-mails e reuniões e com pouco tempo para tratar de temas estratégicos.
Por outro lado, temos ouvido muito ultimamente que a pandemia acelerou a transformação digital nas organizações. Fala-se muito da rápida adaptação ao home office e da quebra de paradigmas.
É fato que o home office está ocorrendo e que as empresas investiram e estão se tornando experts em videoconferência. Todos dominam os diversos aplicativos de videochamadas, salas de reuniões, etc.
Ainda segundo a pesquisa, especificamente no Brasil, 95% das empresas estão satisfeitas com as ferramentas digitais de comunicação. Porém, somente 26% delas se sentem satisfeitas com atual disponibilidade de ferramentas digitais para brainstorming (que é uma prática básica) ou também somente 26% utilizam satisfatoriamente ferramenta de gestão remota de projetos ou gestão remota de equipes – o que também é algo minimamente necessário para gestão eficaz das organizações, certo?
Três em cada quatro empresas, ou seja, 75% das empresas ouvidas assumem estar expandindo o uso de ferramentas digitais para melhorar colaboração entre suas equipes. Porém, somente 1 em cada 4 (ou seja, 25%) delas entende que os colaboradores possuem nestas ferramentas digitais uma clara priorização de tarefas e ampla visibilidade das informações mais importantes para seu dia a dia.
A transformação digital, assim como a transformação Lean, são caracterizadas pela adoção de ferramentas que aumentem a geração de valor ao cliente, que eliminem os desperdícios em toda a cadeia de valor “end-to-end” e, consequentemente, melhorem a eficácia dos processos organizacionais em todos os níveis.
Se com a rápida adaptação à pandemia as organizações estão lotadas de reuniões (agora virtuais), as equipes estão se afundando em e-mails e os projetos e processos não estão sendo monitorados digitalmente para garantir redução contínua dos leadtimes, redução do time-to market e aumento da geração de valor ao cliente, não estamos efetivamente vivendo uma transformação digital. Você já parou pra pensar nisso?
A pandemia nos abriu os olhos para uma série de oportunidades digitais. É imprescindível aproveitar o momento e adotar uma transformação digital que vai além do uso de ferramentas de videoconferência. Aumentar a colaboração intra e entre equipes, utilizar de tecnologias que fomentem e ajudem as rotinas da liderança, as análises estruturadas de solução de problemas e o monitoramento eficaz dos processos é uma questão urgente e necessária para as organizações.
E na sua empresa? Qual é a realidade hoje? Vocês estão realmente vivendo uma efetiva transformação digital ou estão apenas imersos em um mar de tecnologias?