Tecnologia é meio ou fim?

October 10, 2022 | News Brazil

*Por Dário Spinola

Nestes tempos recentes tenho acompanhado e aprendido mais sobre o que se fala e o que se faz em relação à Transformação Digital e à Indústria 4.0. De fato, estamos vivenciando uma acelerada evolução tecnológica que afeta nossas vidas pessoais e como nos relacionamos, assim como os ambientes profissionais.

A maior mudança e transformação cultural que todos nós sentimos é a conectividade. Hoje temos acesso a praticamente tudo em tempo real. Desde dados e informações disponíveis na internet, os inúmeros aplicativos nos nossos smartphones, até os diversos sistemas e inteligência artificial em aplicação nas empresas. Por isso, a conectividade é, sem sombra de dúvidas, um grande divisor de águas deste século.

maturidade digital

O contexto de Transformação Digital das empresas tem passado por introduzir e aplicar tecnologias nos processos e nas áreas como um todo. Em sua maioria, as companhias acabam adotando novas tecnologias por “estarem na moda”, sem responder a uma pergunta-chave: “O que estou fazendo realmente atende à demanda e às necessidades do meu cliente?”.

Acredito que ter processos claros, bem estabelecidos, robustos e livres de desperdícios é a base fundamental para que então possamos introduzir tecnologias, como automações, conectividade, análise de dados, sistemas inteligentes e por aí vai. Isso compõe um estágio inicial na Jornada da Digitalização.

Eu me refiro a estágio inicial porque entendo que um estágio mais maduro – e que realmente traduz o que significa Transformação Digital – é a empresa desenvolver produtos personalizados em alta escala para os seus clientes finais: nós, consumidores.

Este é, a meu ver, o grande desafio. Entregar produtos e serviços em grande escala e de forma economicamente rentável é algo que já sabemos que funciona. Porém, me parece que a verdadeira Transformação Digital é atingir esse grau de maturidade para produzir em alta escala, de forma individualizada, totalmente customizada – e ainda assim ser altamente rentável. Este deve ser o estágio-alvo a ser buscado, utilizando a tecnologia como um meio para atender às demandas dos consumidores – altamente conectados.

Dario Spinola

Dário Spinola

Managing Director

STAUFEN.Táktica

Entregar produtos e serviços em grande escala e de forma economicamente rentável é algo que já sabemos que funciona. Porém, me parece que a verdadeira Transformação Digital é atingir esse grau de maturidade para produzir em alta escala, de forma individualizada, totalmente customizada – e ainda assim ser altamente rentável.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button