Projeto, reconhecido pelo grupo com prêmio de boas práticas, foi realizado por equipe multidisciplinar da subsidiária brasileira com o apoio da Consultoria Staufen
Solucionar problemas pode parecer algo corriqueiro, mas na verdade esta é uma das principais práticas que grandes gestores lançam mão para aumentar a eficiência de um negócio, reduzindo erros e aumentando a satisfação de seus clientes.
Esta foi a direção que a Sumitomo Chemical escolheu. A companhia química japonesa, com atuação no Brasil, oferece ao mercado soluções para a proteção das lavouras, desde a semeadura até a pós-colheita.
Um time multidisciplinar da unidade de Maracanaú, no Ceará, se reuniu com o apoio de consultores da Staufen para resolver em definitivo problemas recorrentes da unidade – como vazamento de produtos e entregas em atraso -, além de problemas relacionados a falhas em produtos, ao processo produtivo, à embalagem, às operações logísticas e ao desenvolvimento de formulações.
Reconhecimento do Grupo Sumitomo Chemical Company com os resultados
O projeto, entitulado “Root Cause Analysis Applied for Different Complexities to Solve Quality and ESH Issues”, foi desenvolvido pela área de Qualidade da Sumitomo Chemical, com o apoio da Consultoria Staufen.
Como resultado, o trabalho foi reconhecido pelo Grupo Sumitomo Company com o prêmio Responsible Care Awards 2021, na categoria de boas práticas.
De acordo com o gerente do complexo industrial da Sumitomo Chemical, Rafael Oliveira, o principal objetivo do grupo foi a aplicação da metodologia de investigação para atuação e classificação das causas dos problemas.
“Implementamos a ferramenta do Go&See, desenvolvida pela Staufen, para resolver cerca de 80% dos problemas levantados, que foram considerados de rápida investigação, pois acontecem direto no ponto de causa. Estes são os nossos problemas visíveis, ou seja, são fáceis de resolver e demandam de 2h a 4h de investigação. Para os demais 20%, que são problemas ocultos e que, portanto, demandam ferramentas mais complexas, aplicamos o RCA – ou Root Cause Analysis”, explica Rafael.
Para o consultor partner da Staufen e líder do projeto, Fábio Silva, o sucesso do projeto reflete o comprometimento de todo o time.
Sempre que aliamos a utilização de práticas simples e robustas – olhando os problemas de frente – com a correta intensidade para endereçá-los e o envolvimento das pessoas, os resultados vêm. Esse foi o caso da Sumitomo de Maracanaú.
Fábio silva, consultor partner da staufen
Ainda de acordo com o gerente do complexo industrial, as metodologias foram aplicadas em toda a base de reclamações de clientes da companhia, que conta atualmente com cerca de 1.800 clientes. Utilizando essa base, o time separou os problemas de acordo com o grau de complexidade para iniciar as investigações.
O projeto alcançou a marca de redução de 47,3% no número total de reclamações da Sumitomo Brasil em 2020, comparado ao ano de 2019. Além da redução em números totais, foram registradas diminuições nas recorrências de reclamações por cliente.
“No ano fiscal de 2019, registramos que 258 clientes reclamaram pelo menos uma vez e, em 2020, tivemos o registro de apenas 136 reclamações únicas”, concluiu o gerente do complexo industrial da Sumitomo Chemical.
Além da solução estruturada de problemas, o projeto também teve como objetivo promover uma mudança cultural da organização através da aplicação de ferramentas de excelência; desenvolver habilidades da liderança e entendimento do seu papel nas tratativas e na solução de problemas; trocar informações, conhecimentos e experiências entre áreas envolvidas; e por fim uma transformação sustentável nas investigações de problemas atuando diretamente na causa.
Sobre a Sumitomo Chemical
Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e um complexo industrial em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.