RPA minimiza chance de erro humano e pode ser uma ótima oportunidade para início da Transformação Digital

February 12, 2020 | News Brazil

O RPA – Robotic Process Automation ou automação de processos com o suporte de robôs – não é um tema de ficção científica, mas uma realidade presente em muitas empresas já há algum tempo. E se trata de um bom começo para entrar no mundo da digitalização e economizar muto dinheiro! 

A tecnologia atual permite que se configure softwares de computador, ou um “robô”, para realizar (emular) e integrar ações, que um ser humano utiliza para executar processos de negócios em sistemas informatizados (TI). Os robôs RPA capturam dados e manipulam aplicativos, assim como os seres humanos, e ainda podem interpretar e disparar ações para outros sistemas, responder por e-mail ou outros meios de comunicação, preencher formulários, formatar dados, ler textos e buscar dados na Web ou em documentos, gerar relatórios e muitas outras tarefas, sobretudo, aquelas em grande quantidade, variedade e repetitivas. Tudo isso com as vantagens dos robôs RPA trabalharem 24h x 7 dias por semana, não cometerem erros e custarem muito menos do que um funcionário! Além disso, eles se utilizam das interfaces de usuários existentes, não sendo necessárias intervenções na infraestrutura de TI – pelo contrário – a sua implementação é muito rápida, permite alta escalabilidade, minimiza interrupções entre sistemas subjacentes e tem baixo investimento com resultados praticamente imediatos. Veja na imagem ao final da matéria alguns exemplos de ganhos que podem ser alcançados com a implementação de um RPA.

Apesar disso, não se trata de uma solução universal e milagrosa: os processos a serem automatizados precisam respeitar alguns pré-requisitos para uma implementação bem-sucedida:

  • Processos estáveis, padronizados e baseados em regras
  • Que sejam altamente manuais e repetitivos
  • Com baixa ocorrência de exceções operacionais
  • Dados estruturados e digitais
  • Grande volume de transações

Os setores mais bem sucedidos com soluções RPA observam os requisitos citados: alta tecnologia e telecomunicações (como relatórios, abertura de contas, elaboração de contratos de serviço), bancos (ativação de cartões, processo de abertura de contas), abastecimento de água e energia (geração de contas, inclusão e verificação de leituras de consumo), serviços de saúde e seguros (tratamento de sinistros, elaboração de ofertas, relatórios, reembolsos) e manufatura (elaboração de listas de peças, atividades de preparação da produção).

A Staufen conta com experiência própria global para oferecer suporte na aplicação de RPA em diversas áreas, como no Gerenciamento do Supply Chain, Serviços de RH e de TI, além de Finanças. O escopo do suporte vai desde a realização de avaliações “quick check” para priorização de processos, que engloba o proof of value (seleção e teste de adequação de processos para pilotos, mapeamento e redesenho de processos sob a ótica Lean, testes e liberação, qualificação de colaboradores e suporte ao Go Live) até o desenvolvimento de estratégias para RPA, planejamento de roll out e qualificações, além de acompanhamentos pós roll out, com duração de acordo com a complexidade dos processos.         

Entusiasmados? Vamos conversar à respeito!

Vicente M. Sinkunas Jr. é mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos, gerente de projetos e consultor sênior da STAUFEN.

Atuou como executivo e especialista na indústria automobilística durante a maior parte da sua carreira e obteve certificações lean para as áreas de manufatura e administrativas

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button