PENSE FORA DA CAIXA – LENOVO

July 4, 2019 | News Brazil

Uma entrevista exclusiva para a STAUFEN Magazine com Ricardo Bloj, CEO da Lenovo Brasil.

Quais expectativas você teve quando a Lenovo começou a implementar o End-to-End (E2E)?
Este projeto, como todas as ações que realizamos na Lenovo, tem como principal objetivo manter o cliente no centro de nossas operações. Especificamente, neste caso do projeto E2E, nossa meta era aumentar a satisfação de nossos clientes com melhores leadtimes e entregas – desde a confirmação do pedido até a data de entrega do produto.

Quais efeitos positivos surpreenderam mais você?
Houve vários resultados positivos neste projeto. Em particular, gostaria de observar a popularidade interna do conceito Lean Six Sigma, que vai além do ambiente de produção, que sempre usou esse método. Expandir isso para outras áreas, como vendas, cadeia de suprimentos e operações de vendas, nos levou a outro nível.

Onde ou para quais tópicos você teve que se envolver diretamente para “derrubar barreiras ou paradigmas” na busca da melhoria desejada?
A metodologia usada para este projeto deu às equipes a capacidade de revisar processos e superar obstáculos para qualquer obstáculo em potencial. A tarefa da liderança é desafiar as equipes a pensar fora da caixa, facilitar a implementação de melhorias e definir metas agressivas.

Essas expectativas foram atendidas? Você tem exemplos disso?

Sim, nossas expectativas foram alcançadas. Fomos capazes de mapear todas as áreas envolvidas neste projeto, o que nos deu mais de 100 oportunidades de melhoria, 21 quick wins e 18 projetos. Nossas métricas de experiência do cliente (Net Promotor Score – NPS) e satisfação do cliente melhoraram significativamente.

Quais são os próximos passos? Como será a Lenovo a curto e longo prazo no que diz respeito à digitalização?

Um dos nossos principais objetivos é continuar aplicando o Lean Seis Sigma no ambiente administrativo, pois ainda vemos muitas oportunidades de aplicar esse método que vem otimizando e padronizando nossas operações.
No curto prazo, pretendemos iniciar e implementar projetos de automação de larga escala, como projetos de digitalização e Internet das Coisas, para otimizar a visibilidade dos dados críticos da empresa e seu monitoramento.
A longo prazo, precisamos aprimorar esses processos de digitalização usando inteligência artificial na tomada de decisões críticas para poder prever e alertar possíveis situações problemáticas. Também tentaremos unir o ambiente físico e virtual (Digital Twin) para adquirir a capacidade de simular projeto, produção, cadeia de suprimentos, etc., antes de implementá-lo no mundo físico.

Ricardo Bloj, CEO da Lenovo Brasil.

A metodologia usada neste projeto deu às equipes a capacidade de revisar processos e superar obstáculos. A tarefa da liderança é desafiar as equipes a pensar fora da caixa, facilitar a implementação de melhorias e definir metas agressivas.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button