Lean e a Indústria 4.0: Qual a relação?

August 1, 2019 | News Brazil

*Alberto Senapeschi Neto

Criar valor para o cliente. Este é o primeiro princípio do pensamento Lean e em torno do qual nos debruçamos em todos os projetos. Muito além da eliminação de desperdícios, o objetivo é gerar valor que se transforme em lucro, maior produtividade e resultado. Sempre com o cliente no centro.

O Lean Manufacturing, ou manufatura enxuta, é uma filosofia de gestão que tem como princípio fazer com que as tarefas sejam executadas da forma mais rápida e com o menor desperdício possível. Por sua vez, a Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, remete à integração da tecnologia de informação às operações industriais. O termo também referencia a passagem dos modelos de produção centralizados para os descentralizados, ou seja, as tecnologias desenvolvidas passam a se comunicar em tempo real. Sem a necessidade de um plano de produção fixo, elas podem se adaptar às mudanças de oferta e demanda por meio das informações em nuvem. Na prática, as empresas estão se adaptando para trabalhar com as informações da plataforma de vendas integradas às das fábricas, o que propicia um atendimento muito mais ágil e preciso em relação às demandas e aos desejos do consumidor.

Com a utilização de soluções tecnológicas para a gestão, as fábricas inteligentes são capazes de melhor conhecer as intenções do cliente, o que ele valoriza, qual é o seu comportamento e quais são as características do produto que leva em consideração, além de diversas outras informações que estão ligadas aos 5 princípios do Lean.

1.    Valor: entender o que é valor do ponto de vista do cliente;
2.    Fluxo de Valor: identificar, reduzir ou eliminar as etapas que não agregam valor ao produto ou serviço prestado;
3.    Fluxo Contínuo: atender as necessidades dos clientes com rapidez, com menor tempo para processar os pedidos e baixo estoque (produzir sem interrupções)
4.    Produção Puxada: trabalhar de acordo com a demanda do cliente, sem criar estoques excessivos;
5.    Buscar a perfeição: busca pela melhoria contínua dos processos, pessoas, produtos, etc., com objetivo de agregar valor ao cliente sempre.

As novas tecnologias permitem que a interpretação do que o cliente define como valor seja muito mais precisa. Além disso, as fábricas inteligentes possibilitam a produção pautada pela demanda, o que é muito mais eficiente. Aliados, o Lean e a Indústria 4.0 trabalham na busca pela perfeição, pelo máximo desempenho. Como o Lean é fazer mais com menos, a automatização e a integração dos processos tecnológicos está contribuindo muito para esse propósito. A utilização cada vez mais efetiva da tecnologia faz com que a manufatura enxuta se desenvolva. Por fim, as empresas passam a realizar suas atividades de forma muito mais ágil e precisa.

* Alberto Senapeschi Neto é Engenheiro de Produção, Mestre em Supply Chain Management (SCM) e Doutorando em Indústria 4.0/SCM – UFSCar. Consultor e partner da STAUFEN.Táktica Consultoria de Lean Management.
 

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button