academy

Executivos debatem os desafios da competitividade no Brasil durante Conferência Internacional em Lean

November 17, 2015 | News Brazil
Este ano, a retração da economia no país forçou muitas empresas e indústrias a enxugar investimentos e a repensar novas maneiras de produção. Segundo a Confederação da Indústria (CNI), na comparação dos nove primeiros meses de 2015 com os mesmos meses de 2014, nota-se uma redução de 6,8% no faturamento da indústria. Quanto a utilização da capacidade instalada, esta caiu para 77,7%.
Diante do cenário, a maioria das indústrias instaladas no Brasil busca encontrar alternativas para alavancar o aumento da capacidade e da produtividade, com pouco custo. Tema que foi debatido durante a Conferência Internacional realizada pela Staufen Táktica, empresa de consultoria internacional de Gestão Lean, em outubro deste ano.
O Best Practice Day, evento de sucesso na Europa, reuniu palestras de executivos em plenária, cases sobre Lean de empresas e workshops de aprofundamento. “O evento traz muito entendimento, foca à necessidade da indústria brasileira em se reinventar para ganhar produtividade no mercado global”, Michael Bauer, Diretor Presidente da Grob.
Voltado para acadêmicos, especialistas Lean e executivos, a conferência, para muitos, foi uma oportunidade de ampliar a compreensão sobre o processo evolutivo Lean, na implantação de conceitos, formação de liderança e prática de gestão para ganhos de eficiência, principalmente para enfrentar o momento econômico atual brasileiro.
“O mercado automotivo é muito competitivo, não tem outra saída senão aumentar produtividade e qualidade. Este evento é importante para a troca de experiências, e até para uma reflexão sobre se estamos no caminho certo ou precisamos de alguns ajustes para seguir nesta crise”, Rogério Nakamoto, gerente de Qualidade e Lean Manufacturing da Mahle.
A abertura ministrada pelo Dr. Jeffrey Liker, professor da Universidade de Michigan, autor de inúmeras publicações sobre Lean, entre eles, “Toyota Way” e “Day Toyota Way to Lean Leadership” trouxe perspectivas em como reduzir os desperdícios e aumentar o valor para seus clientes em todo o seu fluxo, no processo de transformação, valorizando seus responsáveis. 
Esta foi uma palestra que chamou a atenção de Luiz Bohatch, Gerente de Engenharia da Volvo, “vivemos um momento certo para falar em produtividade e em Lean manufacturing para se ter uma maior consciência através das lideranças, das pessoas corretas na organização, desde os itens intermediários até o chão de fábrica”.
Entre os palestrantes internacionais estiveram ainda Beth Carrington, sócia e máster coach do W3 Group, que abordou Toyota Kata: desenvolver habilidades através do kata de melhoria e coching; e Matthew Lovejoy, CEO da ACME Alliance com a palestra Melhorias com resultados sustentáveis: O papel da alta gerência.
“Com muita alegria nós vemos um grupo diferente de empresas, em momentos de competição no mercado nacional e internacional, enxergando sistemas de produção que levam em conta a particularidade de cada negócio. Muito bom enxergar o conceito Lean por diferentes empresas”, Cleyton José Borges, Diretor de Qualidade da Alstom.
Para Dário Spinola, Managing Director da Staufen Táktica, o Best Practice Day atendeu as necessidades dos participantes para o momento que o país enfrenta, “a ideia é propiciar o compartilhamento, divulgar as boas práticas. Ressalto a qualidade dos palestrantes, os temas abordados extremamente relevantes, tanto do ponto de vista de métodos aplicados ao chão de fabrica, e processos administrativos e de produção, assim como de desenvolvimento de caráter das pessoas, para que se desenvolvam habilidades na solução de problemas e melhorias”.
Mais informações sobre o evento acesse: www.best-practice-day.com.br

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button