Com apoio da Staufen, modelo de gestão da unidade de Suzano/SP alcança maturidade e transforma a liderança de base em referência para entregar com mais qualidade, prazo e custos competitivos
Líder no segmento de papel e celulose no Brasil, a Suzano conhece de perto o potencial de seus mais de 35 mil colaboradores para alavancar seus resultados operacionais. Para acompanhar sobretudo o crescimento das vendas anunciado pela companhia no primeiro trimestre de 2022 (foram 2,66 milhões de toneladas de celulose e 324 mil toneladas de papéis, com alta de 5% e 10%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2021), a operação precisa estar preparada. E a liderança, neste sentido, tem um papel fundamental.
Desde 2019, quando implementou o Shop floor Management em todos os níveis operacionais da unidade de Suzano/SP, a empresa conta com o suporte da Staufen para o desenvolvimento de seus líderes e do time de Excelência Operacional, a fim de traçarem juntos o caminho para alcançar resultados ainda melhores.
E foi assim que a Suzano passou a investir fortemente no desenvolvimento interno da figura do hancho – ou líder operacional. “Com a maturidade alcançada pelo Shop floor Management da unidade de Suzano, sobretudo no conhecimento e prática das tarefas e papeis da liderança em níveis gerenciais, a alta gestão entendeu que era o momento de desenvolvermos a base da cadeia de valor, para garantir a sustentabilidade das operações e o aumento de produtividade“, explica a consultora da Staufen, Luane Tochetto.
Shop floor management mais conectado à rotina da operação
Um dos propósitos do projeto, segundo ela, foi conectar ainda mais o modelo de gestão Shop floor Management à rotina da operação, usando de forma criteriosa o conceito do Hancho (Facilitador ou Líder operacional). “Como a Staufen acredita que as melhores ideias e oportunidades de mudança nascem da operação, do gemba, justamente onde tudo acontece, embarcamos nesta jornada sem titubear e com o Lean embaixo do braço“, analisa a consultora.
O processo de desenvolvimento dos líderes operacionais consistiu em diversas etapas que fazem parte dos pilares do Shop floor Management, como aprender enxergar os 7 desperdícios, sugerir melhorias conectadas aos indicadores de impacto da área, garantir padrões e a qualidade do produto através da confirmação de processos, além de uma comunicação assertiva entre todos os níveis e a resolução de problemas através do Go&See ou de forma estruturada.
Segudo o gerente industrial da Suzano, Eduardo Sartori Xavier, o projeto de desenvolvimento dos líderes operacionais trouxe ao time empoderamento com responsabilidade.
Os facilitadores executaram de forma técnica as tarefas da liderança e hoje se tornaram uma forte referência para o desenvolvimento do time como um todo.
Eduardo Sartori Xavier, Gerente Executivo Industrial Tissue da suzano
Já para o gerente executivo da unidade de Suzano, João Rodrigues Giovani De Souza, o projeto Hancho foi um marco para mudar a mentalidade do time operacional quanto ao conceito de líder. “Hoje temos claramente o conceito de que liderar é para todos e o foco deve ser em gerar líderes resolvedores de problemas em todas as frentes de operação“, finaliza o gerente executivo.
SOBRE A SUZANO
A brasileira Suzano é a primeira empresa no mundo a produzir celulose e papéis com 100% de fibra de eucalipto em escala industrial. É a maior produtora global de celulose de eucalipto e uma das 10 maiores de celulose de mercado, além de líder mundial no mercado de papel, com cerca de 60 marcas.