Muito mais que um mero desdobramento de metas, o Hoshin Kanri é a bússola que dá a direção para a gestão da empresa. Neste processo as metas são desdobradas para todos os níveis hierárquicos e todas as áreas da organização, alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.
Também são definidas no Hoshin as medidas que todos os níveis e áreas precisam tomar para que estas metas sejam atingidas. Para que as chances de sucesso aumentem, o Hohin determina um modelo de gestão destes planos puxados pela liderança, que tem parte fundamental neste processo.
As metas de longo prazo, que vem do plano estratégico, e as metas de curto prazo, os principais projetos de melhoria e os fatores de sucesso para que se atinjam estas metas, são então colocados dentro de um formulário, conhecido como matriz X, cuja estrutura foi pensada para garantir a relação entre os dados.
A comunicação é chave dentro do processo Hoshin e irá contribuir para que tenhamos o alinhamento necessário entre pessoas, áreas e níveis hierárquicos. O Hoshin é umagrande oportunidade para a empresa envolver pessoas de todos os níveis hierárquicos, proporcionando um entendimento comum da situação atual e dos objetivos e quebrando barreiras entre as áreas na medida em que força o compartilhamento e alinhamento de objetivos entre elas.
Os projetos de melhoria e seus responsáveis devem ser desenvolvidos segundo o roteiro de melhoria em quatro etapas, conhecido por PDCA (Plan, Do, Check, Act). É preciso, também, estabelecer uma rotina para o acompanhamento do progresso e dos resultados destes projetos de melhoria.
Lembre-se que o sucesso destes projetos está amarrado ao sucesso do plano estratégico. Recomendamos que sejam feitos acompanhamentos regulares dentro das áreas e nos diversos níveis da hierarquia. Deve se dar preferência a controles visuais da situação dos projetos, para que não se escondam problemas que podem colocar em risco os resultados da empresa.