Buenos Aires recebe executivos da alemã STAUFEN para palestra sobre a Transformação Digital e a Indústria 4.0

agosto 16, 2018 | News Brazil

Em 18 de setembro, das 9 às 11h, a Câmara de Comércio e Indústria Argentino-Alemã recebe o senior partner da STAUFEN, Frank Brunner, e o principal da subsidiária brasileira STAUFEN Táktica, Luciano Peloche, para a palestra exclusiva “Transformação digital e seu impacto no proceso de melhoria contínua”. Na ocasião, os especialistas irão compartilhar suas impressões sobre como a liderança deve se preparar para lidar com a transformação digital.

Você provavelmente já ouviu o termo Indústria 4.0, certo? Para aqueles que ainda nunca ouviram falar, o termo se refere à quarta revolução industrial, baseada no uso de tecnologias como a “internet das coisas”, “Big Data”, entre outros. Foi um termo desenvolvido pelo governo alemão para descrever uma estratégia de fabricação com foco em alta tecnologia.

E qual será o impacto da adoção da Indústria 4.0 nas empresas que estão trabalhando com processos de melhoria contínua, como o Lean, por exemplo? De acordo com Luciano Peloche, este impacto será pequeno, mas o que muda agora é a velocidade. “Se pensarmos um pouco, já estamos em constante processo de mudança tecnológica nos últimos 20 anos. Indústrias tradicionais já foram impactadas pela chegada de equipes com alto nível de integração tecnológica, com fluxos digitais, com a chegada de impressoras 3D. Eu diria que a indústria 4.0 acelerou um pouco esse processo”, afirma o engenheiro de produção e consultor da STAUFEN Táktica.

Os efeitos cumulativos, segundo os especialistas, são ótimos. Há cada vez mais máquinas substituindo a força de trabalho nas empresas. Mas isso não está acontecendo em todas as áreas e deve haver esforços concentrados para a melhoria contínua. Vendas, compras, engenharia, programação são áreas que exigem cada vez mais práticas de gestão e liderança, com um forte foco na melhoria contínua.

Outro impacto importante da chegada da indústria 4.0 é o aumento no nível de customização. Mais e mais clientes querem produtos especiais, feitos de acordo com suas especificações e requisitos próprios. Para atender a esse tipo de demanda, as empresas devem adotar outra estratégia de Lead Time, estoque e Order Fulfillment.

Todo esse impacto vai exigir uma mudança drástica nas pessoas. “Estamos falando de uma mudança de valores e, consequentemente, de atitude, o que levará a uma mudança de cultura a longo prazo. Isso só é possível através da Liderança. O papel dela é fundamental neste momento em que temos duas certezas: as mudanças vão acontecer e a uma velocidade cada vez maior”, finaliza Luciano Peloche.


Serviço

Palestra “Transformação digital e seu impacto no proceso de melhoria contínua”
Data: 18 de setembro de 2018, das 9 às 11h.
Local: Cámara de Industria y Comercio Argentino-Alemana
Avenida Corrientes 327
AR – C1043AAD Buenos Aires
Informações (+54 11) 5219-4009 | (+55 19) 98876-5178 | l.barros@staufen-taktica.com.br (con Luciana Barros)

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button