As empresas estão preparadas para o reset pós shutdown?

June 9, 2020 | News Brazil

* Por Fabio Silva

Tendências e ações nos negócios para a retomada

Cedo ou tarde o caos social e econômico que a pandemia de COVID-19 tem causado vai passar. Vivemos um momento triste e turbulento: perdemos vidas, mergulhamos no maior cenário de vulnerabilidade social visto nos últimos anos. Mas, seja pela espera da vacina ou de algum tratamento para a solução definitiva, ou por cuidados de convívio social, já vivemos no modo chamado “novo normal”. O relaxamento progressivo e controlado das restrições, em diversos países da Ásia e Europa, como Japão, China, Alemanha entre outros, e consequente retomada progressiva de nossas atividades já são um fato ou nos espera – ou estão prestes a ser.  

Esta crise tem trazido impactos para todos os setores. No caso do Brasil, alguns setores têm sido menos impactados, como o Agronegócio e o Varejo, enquanto Turismo e Automotivo devem sofrer quedas significativas em 2020.

Os governos de todo o mundo têm atuado de alguma forma para preservar empregos e manter parte do poder de compra de suas populações. Isto vai ter papel importante no processo de retomada da economia. Com isto, esperamos que, no mundo dos negócios, alguns setores se recuperem mais rapidamente, outros mais lentamente e outros serão substituídos, visto que a crise traz novos comportamentos e necessidades. Isto faz parte do ciclo normal da economia.

Apesar de tudo que estamos passando hoje, existem projeções de uma recuperação acelerada da economia, conhecida por “V-Shape“ Recovery (Fonte 1; 2).  Depois de uma forte desaceleração, teríamos uma rápida aceleração. Apesar de haver controvérsia sobre a forma exata e o ângulo da retomada, isto é, a taxa de aceleração, não há dúvida de que ela virá.

Visualizamos que as empresas terão o desafio (sim!!! mais um) de se preparar para responder a uma transição de um movimento de grande “contingência” para um movimento de forte “expansão”. É neste momento que residem grandes riscos, mas também muitas oportunidades.

O que irá mudar em nossas vidas e na vida das empresas? Confira algumas das tendências que a Staufen visualiza para o futuro pós-pandemia:

Tendências nos Negócios *
Time de “Gestão de Crise“ preparado para a atuação
em diversos cenários de recuperação
Aceleração ainda maior da digitalização (dentro e
fora das empresas)
Cadeias de suprimentos menos complexas,
mais curtas e mais locais
Maior abertura e rapidez para mudanças e inovações
Empresas mais abertas às novas organizações do
trabalho (trabalho remoto, horários flexíveis,
equipes com maior autonomia)
Sobra de posições de trabalho nos escritórios
com o uso home office
Tendências Sociais *
Rotina retomada progressiva e lentamente à sua
normalidade
Novos hábitos de higiene, proteção individual e
distanciamento físico
Redução drástica de deslocamentos ou viagens a
trabalho; Intensificação do lazer virtual
Maior qualidade de vida com o uso mais intensivo do
home office
Viagens de longa distância, grandes aglomerações e o
turismo serão contidos até que uma solução segura e
definitiva à pandemia seja comprovada

* Fontes Próprias e Fontes Externas (Fontes: 3, 4, 5, 6).

Como as empresas devem responder a tudo isso?

  • Ter um comitê permanente para monitorar e avaliar mudanças da situação, criar cenários, antever os gatilhos e planejar as respostas para aproveitar as eventuais oportunidades atuais e futuras;
  • Reestruturar e adaptar rapidamente os produtos, serviços e canais atendimento aos clientes de forma a manter a demanda ou até alavancar novas oportunidades;
  • Redesenhar as políticas e processos para as cadeias de suprimentos atuais serem mais ágeis e responsivas;
  • Desenvolvimento de parcerias fiéis, longo prazo e transparentes parceiros e fornecedores; (não oportunistas é a palavra);
  • Estruturar em definitivo as políticas, processos e infraestrutura de TI para o uso intensivo de ferramentas de “gestão remota e colaboração virtual” para a realização do ”trabalho real“.

Para terminar, um ponto em que queremos dar especial atenção, especialmente para os setores que estão passando por maior dificuldade:

  • Eficiência, eficiência e mais eficiência. Não haverá espaços para falhas de atendimento. Os clientes ficarão mais exigentes e terão mais poder de escolha. Não haverá espaço para desperdícios. Não subestime seus competidores. Você deve assumir que eles não estão parados. Eles estão de olho no seu mercado e nos seus clientes. Baixo custo, alta qualidade e entrega perfeita devem ser perseguidos mais do que nunca.

Nós da Staufen estamos prontos para auxiliar as empresas para aumento de eficiência, redução de custos e melhoria de atendimento ao cliente. Entre em contato conosco!


Como a estratégia da empresa deve ser desdobrada: Desdobramento da Estratégia (Hoshin Kanri)

Referêcias bibliográficas:

Fonte 1: World Economic Outlook, April 2020: The Great Lockdown

Fonte 2: Statista: OVID-19 Hoping for a V-Shaped Recovery

Fonte 3: El País: Como o coronavírus vai mudar nossas vidas: dez tendências para o mundo pós-pandemia

Fonte 4: Manual completo para proteger o caixa e a empresa em tempos de Covid-19

Fonte 5: Seu funcionário testou positivo para a Covid-19. O que fazer?

Fonte 6: Companies and Consumers Show Their True Colors During the Crisis

Fonte 7: The Digital Future of the Supply Chain

Fabio Silva é mestre em Engenharia Mecânica e Sistema Produtivo. Atuou como líder em grandes projetos de transformação e de excelência operacional no Brasil e internacionalmente.

Consultor e Partner da Staufen.

As empresas estão preparadas para o reset pós shutdown?

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button