Alegra foods aposta no Shop floor Management da Staufen para aumentar produção diária de carne suína

July 5, 2022 | News Brazil

Time da Staufen conduziu a implementação piloto da Liderança Lean nas àreas de cortes e presuntaria da planta paranaense e se prepara para expandir também para as áreas administrativas.

Com mais de 1.600 funcionários, a Alegra faz parte de uma cooperativas paranaenses que reúnem mais de 5 mil cooperados. Atualmente a empresa abate, em média, 3.500 suínos por dia e a expectativa é de um crescimento consistente para os próximos anos, triplicando o número de abates diários.

Como parte importante de seu desenvolvimento, a Alegra encontrou na Staufen a parceria para atingir seus objetivos. Desde o ano passado, após um detalhado diagnóstico, o projeto desenvolvido pela Staufen tem focado na implementação do Shop floor Management como modelo de gestão.

De acordo com o consultor da Staufen e gerente do projeto, Fabio Silva, a Alegra necessitava de uma grande evolução na estruturação da liderança de linha de frente e também na evolução das tarefas da liderança nos demais niveis gerenciais para que a se pudesse estabilizar e melhorar o desempenho de suas operações. “Entre os primeiros passos, estruturamos as comunicações regulares, divididas em níveis e implementamos o conceito de Hancho, ou “Lider de Área”, e a organização hierárquica foi totalmente reajustada com base nesse conceito“, explica Fábio Silva.

Antes de envolver formas mais complexas de melhoria, o time da Staufen se empenhou em ativar as práticas do Go&See e da solução estruturada de problemas, com foco em priorização, confirmação de processos, formação de pessoas a partir da relação de mentor-mentorado para os problemas do dia-a-dia, além da definição de indicadores de base, de fácil medição.

O modelo de gestão do Shop floor Management, com foco nas tarefas da liderança, foi inicialmente implementado em pilotos, na área de corte (exportação), na presuntaria em 3 níveis de liderança, juntamente com o conceito de Hancho.

Nesta primeira etapa, foram implementadas as rotinas da liderança para melhoria dos indicadores e os líderes operacionais foram desenvolvidos, o que resultou no aprimoramento das práticas e comportamentos da gestão diária, de maneira transparente, rápida e efetiva. A atuação da liderança no combate a problemas recorrentes e na busca pela eliminação de recorrências também cresceu substancialmente, impactando positivamente os resultados da Alegra já nesta primeira fase de projeto.

A primeira fase foi concluída de forma muito positiva, a implementação das melhorias resultou em mudanças não somente nas práticas mas em comportamentos, o que contribui para que as transformações geradas sejam efetivas e duradouras. Pretendemos finalizar a implementação até final de 2022 e essa cultura tende a se multiplicar ainda mais.

Matthias Tigges, superintendente Alegra

Próximos passos

Ao final desta primeira etapa, a Alegra já apresentava um elevado grau de maturidade nos pilotos de SFM implementados em 2021, permitindo a replicação do modelo em outras áreas. Algumas áreas operacionais e administrativas, de forma autônoma, iniciaram de forma proativa sua própria implementação inicial do modelo e estão em fase de experimentação.

O plano da alta liderança da empresa, alinhado às diretrizes estratégias, é implementar os modelos shop e office floor management em toda a organização até final de 2022. Para os próximos passos, a Alegra busca integrar todas as áreas operacionais e áreas administrativas dentro do modelo shopfloor management, de ponta-a-ponta.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button