Durante anos, as cadeias de suprimentos têm se desenvolvido cada vez mais em cadeias de valor multidimensionais, complexas e globais. Diante das atuais turbulências econômicas e geopolíticas, as empresas estão sentindo a dor de quão rapidamente podem atingir os limites de sua resiliência.
Mesmo diante dos primeiros lockdowns relacionados à COVID-19, muitas empresas tiveram que admitir que pensavam estar à salvo por muito tempo quando se tratava de abastecimento. No entanto, mais tarde, com a explosão dos custos de energia, matéria-prima e transporte como resultado do ataque russo à Ucrânia, a indústria precisou repensar seu posicionamento.
Isso porque a competição hoje é entre as redes, e não entre empresas isoladas.
Thomas Spiess
Member of the Executive Board, Staufen.Inova AG
Maior flexibilidade e agilidade à cadeia de suprimentos
Duas empresas que desenvolveram um novo conceito para seu relacionamento com fornecedores são a ABB/Accelleron (anteriormente ABB Turbocharging) e a Benninger Guss AG. A Turbo Systems é líder de mercado na fabricação e manutenção de turbocompressores de 500 kW a 80+ MW para motores a diesel e a gás. Aproximadamente 200.000 turbocompressores produzidos pela Turbo Systems estão atualmente em uso por clientes em todo o mundo. A produção está localizada na Suíça, China e Índia. Além disso, a Turbo Systems possui uma organização de serviços com um hub central em Baden (Suíça) e mais de 100 pontos de serviço em mais de 50 países com 1.200 técnicos.
Para o negócio de serviços, em particular, existem fatores adicionais, como a atratividade do portfólio no mercado de compras (alto mix / baixo volume, baixa previsibilidade / demanda esporádica, amplo portfólio de produtos, atualmente aprox. 3.500 especificações ativas de componentes de ferro fundido). O nível de serviço desejado, portanto, só poderia ser gerado de forma limitada por uma cadeia de valor convencional. As duas empresas desenvolveram em conjunto um conceito de cadeia de abastecimento para melhorar o desempenho de entrega, reduzir os desvios de qualidade e aumentar a flexibilidade e agilidade na cadeia de abastecimento.
Os principais fatores de sucesso foram:
Parceria estratégica
Estruturas tática e operacional claras, planejamento de portfólio de médio e longo prazo, estreita cooperação em caso de dificuldades de entrega
Soluções técnicas
Agrupamento do portfólio de produtos, núcleos e moldes impressos ou soluções híbridas, ciclos de execução reduzidos
Soluções logísticas
Transparência de ponta a ponta em relação a estoques/necessidades, flexibilidade no planejamento da produção, armazenamento no estágio de menor valor agregado possível
Custo Total de Propriedade
Otimização dos custos de investimento, redução do comprometimento de capital
Benefícios para o cliente
Maior capacidade de entrega na data solicitada pelo cliente, soluções rápidas para necessidades inesperadas / componentes não móveis
Tobias Schoch (anteriormente da Turbo Systems) e Eric von Ballmoos (Benninger Guss) veem as redes de fabricação doméstica e as cadeias de suprimentos locais como tendo uma clara vantagem em muitas áreas e estão convencidos de que as redes que perseguem interesses comuns são mais inovadoras, estáveis e sustentáveis.