Operações suaves na KSB Bombas

KSB Firma
STAUFEN MAGAZINE 2022 | No. 5 | KSB | Operational Excellence

LEAN MANAGEMENT na KSB bombas SHANGHAI

Quando o fabricante alemão de bombas e válvulas KSB estava procurando maneiras de melhorar seus processos para seus negócios petroquímicos e químicos na subsidiária chinesa KSB Shanghai, a equipe do projeto decidiu começar pelo início de tudo: o departamento de vendas.

A KSB instalou sua sede para bombas petroquímicas e químicas não em sua região central, a tranquila cidade de Frankenthal, na Alemanha, mas em Xangai. Da China, a área de mercado está direcionando seus ambiciosos planos de expansão neste mercado dinâmico. Apesar do início promissor, a KSB enfrentou alguns desafios: “Percebemos que precisamos otimizar nossos processos para atingir nossas metas de crescimento”, diz Bernd Hoffmann, Presidente da Área de Mercado de Petroquímicos/Químicos. “Se pudermos lidar com o aumento da entrada de pedidos com mão de obra adicional, o crescimento não será lucrativo a longo prazo. É por isso que tivemos que mudar e otimizar os processos de negócios.”

primeiro passo: o departamento de vendas

A empresa decidiu iniciar sua Jornada Lean no primeiro ponto de contato com o cliente: o departamento de vendas. Hoffmann explica a escolha: “As vendas são o primeiro passo em todo o processo. Se as vendas puderem dar uma boa contribuição, isso terá um efeito positivo em toda a empresa, pois o restante do processo pode ser muito mais tranquilo. É por isso que as vendas são um ponto-chave para nós.” Começando com o processo de vendas desde a aquisição do projeto até a entrega do contrato, a Transformação Lean continuará com o processo de atendimento de pedidos.

Passo a passo, toda a operação agora será convertida em Gestão Lean. Hoffmann continua: “O processamento de pedidos é muito complexo. E, no passado, havia inconsistências em relação às informações fornecidas do departamento de vendas para outros departamentos. Muitas vezes não havia uma ordem precisa ou muitas partidas em aberto. Inconsistências, por exemplo, como especificação de compra para itens comercializados ou em requisitos para pintura e teste das bombas, por exemplo, levaram a muitas discussões e reclamações durante o processamento do pedido.”

KSB Pumpe

É muito útil ter uma visão externa e apoio de um consultor do que fazê-lo apenas de dentro e tentar convencer as pessoas de que temos que realizar esse processo de conversão. Esse processo de transição lean é muito difícil porque deve ser implementado em todas as hierarquias.

Bernd Hoffmann
Presidente da Área de Mercado de Petroquímicos/Químicos, KSB SE & Co. KGaA

KSB Magnochem Vorteile

começando a jornada lean

Juntamente com a filial chinesa da Staufen AG, a KSB lançou um projeto de Lean Management. Os principais objetivos foram definidos como:

  • Otimização de processos de negócios
  • Melhoria da eficiência operacional
  • Transparência no dia a dia

O conceito de implementação foi projetado para garantir um fluxo de pedidos suave com a maior transparência possível. Em detalhe:

  • Foi estabelecido um sistema de gestão visual estruturado que fornece uma visão clara do status dos projetos.
  • Isso possibilitou uma identificação rápida de possíveis desvios do processo juntamente com o ciclo de solução de problemas.
  • Assim é possível obter um rastreamento de status aprimorado em todo o processo e estabelecer KPIs orientados ao processo (por exemplo, taxa de acerto, prazo de entrega, confiabilidade de entrega). A análise estruturada também deve permitir uma abordagem contínua de lições aprendidas.

De acordo com Bernd Hoffmann, a introdução de reuniões regulares com base nos princípios Lean foi particularmente útil: “Após cerca de meio ano, conseguimos tirar uma conclusão inicial positiva. O número de mal-entendidos entre vendas e outros departamentos caiu significativamente.” A empresa ganhou uma melhor compreensão dos desvios de processo e problemas relacionados ao status do projeto. A KSB também desenvolverá um novo sistema para verificar e rastrear o status do pedido ao longo da linha de vendas e produção.

A introdução do Lean Management não é tanto um projeto, mas uma jornada contínua em direção à otimização e ao trabalho mais eficiente. A KSB colocou grande ênfase em garantir que as pessoas da empresa, começando pela gestão e descendo até todos os níveis da hierarquia, abracem o novo conceito e desempenhem um papel fundamental na sua implementação.


Potencial para melhorar

O esforço valeu a pena? De acordo com Presidente da Área de Mercado de Petroquímicos/Químicos, Bernd Hoffmann, sim: “Foi uma surpresa para mim ver o potencial que temos com esta operação aqui em Xangai. As pessoas sentem que existe uma oportunidade de se aperfeiçoarem com este conceito e com a implementação deste projeto. E não foi apenas a confiança que criamos, mas também a melhor compreensão que as pessoas têm do processo: há potencial para melhorar e há uma maneira de fazê-lo.”

a empresa

Bombas, válvulas e serviços: este é o negócio da KSB. A empresa pode traçar suas raízes desde o engenheiro mecânico Johannes Klein, que recebeu uma patente em 1871 sobre o aparelho de alimentação de caldeira que ele inventou. A partir de 1887, a empresa foi listada na bolsa de valores. Hoje KSB SE & Co. KGaA emprega mais de 15.000 pessoas em 102 empresas em todo o mundo e 190 centros de serviço.

15.000

colaboradores

2,344

MI. € retorno

1871

fundação

By loading this view you accept the data privacy terms and conditions of Yumpu. Read more

artigo na staufen magazine sobre a ksb

operações suaves na KSB bombas

você também pode se interessar

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button