Produção de baterias: “Temos os dados para cada metro de bobina” 

Operational Excellence

Cada bateria – incluindo aquelas em carros elétricos – basicamente é composta por quatro componentes. Um deles é o chamado separador. A empresa chinesa Yongtuo New Materials é um dos principais produtores desse componente. Em uma entrevista, o CEO Li Hongli relata como sua empresa se tornou uma pioneira nesta indústria orientada para o futuro

UMA ENTREVISTA COM Li Hongli, CEO DA Yongtuo new material

Sr. Hongli, há quanto tempo a Yongtuo está no negócio de separadores e como o mercado se desenvolveu desde então?

Quando minha equipe e eu começamos a produzir filmes separadores em 2004, as empresas chinesas tinham uma participação de mercado global de menos de dez por cento. Agora, mais de 70 por cento da demanda global é atendida por fabricantes chineses. E a demanda está aumentando rapidamente: enquanto 20 anos atrás, cerca de 600 milhões de quilômetros quadrados eram vendidos por ano, o mercado agora exige 20 bilhões de quilômetros quadrados por ano

Esse crescimento vem exclusivamente da área de eletromobilidade? 

Os fabricantes chineses de separadores evoluíram há muito tempo de seguidores de tecnologia para pioneiros em tecnologia. Na Yongtuo, por exemplo, já estamos olhando para o armazenamento de energias renováveis – um mercado ainda maior do que as baterias para carros elétricos.

Li Hongli

CEO

Yongtuo New Materials

Quais são as vantagens que vocês têm sobre seus concorrentes – também na China?

Por estarmos nesse ramo há tanto tempo, testemunhamos toda a mudança tecnológica e conseguimos adquirir muita experiência e desenvolver nossos USP’s (Proposta única de vendas – diferenciais competitivos).

No.1 é a qualidade de nossos produtos – máxima intensidade, sendo os mais finos do mundo.

No.2 é o custo. Esta indústria é extremamente intensiva em máquinas, o que requer enormes investimentos. Hoje temos custos significativamente mais baixos do que nossos concorrentes, pois nossas máquinas são projetadas 100% internamente. Nosso tempo para configurar uma linha de produção é também apenas cerca de 50% do tempo que nossos concorrentes levam. Além disso, aproveitamos o tempo para otimizar continuamente nossa linha de produção e, hoje, somos capazes de produzir produtos de alta qualidade com 20% a menos de custo. Também temos uma equipe fantástica.  

No.3 é nosso acionista, o Grupo Tsinghan Holding, que possui uma cadeia completa de investimentos na indústria de baterias para veículos elétricos (VE), desde as matérias-primas como níquel até o produtor de baterias – isso, é claro, nos traz muitas sinergias.

No.4 é nosso sistema Big Data exclusivo, que nos proporciona muitas vantagens em qualidade, padronização e rastreabilidade de nossos produtos. Acredito que falaremos mais sobre isso em detalhes a seguir.

Você falou sobre a afirmação de sempre entregar produtos de alta qualidade. A digitalização ajuda vocês nisso?

Absolutamente. Você precisa saber que o processo de produção é extremamente complexo – uma linha de produção tem cerca de 200 metros de comprimento com mais de 1.000 parâmetros considerados. Portanto, é um grande desafio para os engenheiros garantir a consistência do produto. O produto acabado normalmente tem entre 1000 e 2000 metros de folha em um rolo padrão, no passado, para verificar a qualidade dos produtos antes da entrega, um metro era cortado de cada rolo e verificado antes da entrega. Se a qualidade estivesse ok naquele metro, você assumia que o restante também estava ok. Certamente, esta não é a melhor maneira de controlar a qualidade e o processo de produção.

Hoje, ao usar o sistema Big Data e AI incorporada, nossa garantia de qualidade é drasticamente melhorada. O sistema é capaz de coletar os dados de cada metro na linha de produção e comparar com o modelo de parâmetros pré-estabelecido – este modelo de parâmetros é construído em dados massivos e também se ajusta continuamente – com base nisso, agora podemos fazer previsões dos parâmetros de nosso produto com uma precisão de 99,95 por cento do rolo inteiro, em vez de apenas ‘um metro’ como amostra no passado. Consequentemente, a uniformidade de nosso produto está em um nível superior e nossa configuração de produção se otimiza continuamente, o que nos permite facilmente copiar para as novas linhas. Isso também alivia os engenheiros e aumenta a transparência.

Como os clientes se beneficiam dessa transparência?

Na produção de baterias para carros elétricos, a segurança é crucial, e o separador desempenha um papel importante nisso. Armazenamos os dados de produção por dez anos, que podem ser compartilhados com nossos clientes (fabricantes de baterias). Se houver um defeito, o cliente pode ler os dados por meio do código QR na embalagem e assim identificar de forma mais eficiente a causa raiz. Essa rastreabilidade de nossos produtos é uma vantagem competitiva real – para nós e nossos clientes.

Como a indústria chinesa de carros elétricos se desenvolverá?

Estou muito confiante na indústria chinesa de VE. Com o apoio e orientação do governo, após 20 anos de desenvolvimento, os VE se tornaram produtos muito populares e bem-vindos no mercado e as tecnologias também foram rapidamente desenvolvidas, por exemplo, comparado a 20 anos atrás, custo, eficiência e segurança dos VE estão todos dramaticamente melhorados. Uma grande vantagem da China: agora podemos produzir todos os componentes de um carro elétrico em nosso próprio país – um ecossistema completo.

O que você recomenda aos fabricantes de automóveis alemães em seu caminho para o futuro elétrico? 

Na produção de carros convencionais, os fabricantes alemães sempre tiveram a vantagem de uma excelente cadeia de suprimentos e excelente padronização. Com os motores elétricos, no entanto, eles entraram no mercado tarde demais e reagiram muito lentamente, perdendo parcialmente a vantagem na cadeia de suprimentos – já que a cadeia de suprimentos de VE não é 100% a mesma dos carros convencionais. Portanto, pessoalmente, sugiro que sejam mais abertos para cooperar com fornecedores estrangeiros, por exemplo, a bateria é um componente-chave da e-mobilidade, portanto, eles devem integrar a tecnologia relevante de fornecedores chineses, coreanos ou japoneses em sua cadeia de suprimentos.

SEPARADOR

Um separador é uma parte indispensável de cada bateria. Ele separa fisicamente e eletricamente o eletrodo negativo (cátodo) e o eletrodo positivo (ânodo). Isso evita curtos-circuitos. Ao mesmo tempo, o separador deve ser permeável a íons para que a energia química possa ser convertida em energia elétrica. Plásticos de poros finos ou tecidos não tecidos são predominantemente usados como material para o separador.

A EMPRESA

O produtor de separadores pertence à Indústria Tsinghan. Ele detém as patentes da “tecnologia de diafragma ultrafino” e da “tecnologia de diafragma digital”. Em um futuro próximo, os separadores serão fabricados em três locais de produção diferentes na China. O CEO da Yongtuo New Materials é Li Hongli, que desde 2004 se dedica à indústria de diafragmas.

Request the English Magazine now as a digital or print version

Staufen Magazine 2023 Mockup Cover Artikel Skoda Group

    Fields marked with a * are required.

    I would additionally like to order the Magazine as a print version

    By clicking on "Request Magazine now", I consent to Staufen AG using my data according to the ­data protection in order to provide me with information on products, publications and further training offers by e-mail, direct message, newsletter or telephone that goes beyond this specific request. I may object to the use of my data for advertising purposes at any time at datenschutz@staufen.ag or revoke any consent I have given.

    You might also be interested in

    MANTENHA-SE ATUALIZADO

    Subscribe to our newsletter
    Staufen Back To Top Button