UM POUCO DE AR FRESCO.

Aerzener Maschinenfabrik Logo

Por 150 anos, a Aerzen tem produzido equipamentos para compressão de gases. E por décadas, esse maquinário tem sido usado ao redor de mundo em sopradores para promover aeração em estações de tratamento de águas e para o processamento de água potável em navios de cruzeiros.

LEAN TRANSFORMATION NA AERZEN, O FABRICANTE DE MÁQUINAS.

Aerzener Maschinenfabrik

Esse negócio familiar com mais de 2.000 colaboradores é uma das empresas líderes de mercado neste ramo. Após 15 anos de crescimento internacional significativo, seu gerenciamento não se sentiu preparado para o futuro. O aumento de complexidade no processo de pedidos criou problemas massivos em áreas como a de honrar o prazo de entrega. Algumas mudanças fundamentais deveriam ser feitas para que seus altos padrões ainda pudessem ser cumpridos em relação à qualidade e às entregas confiáveis.

A empresa sempre mostrou coragem quando se trata de crescimento e desenvolvimento. Como consequência, em 2014 a Aerzen uniu forças com a Staufen para começar a redesenhar completamente todas as estruturas da empresa. Isso não apenas envolve procedimento de trabalho novo e eficiente, mas um processo de mudança extensivo que também inclui o gerenciamento de cultura e tudo dos seus colaboradores. E tudo isso ocorreu de acordo com os princípios de Staufen: Veja. Aprenda. Aja. Viva.

Em visitas Best Practice nas empresas como Voith e MTU Aero Engines, os colaboradores da Aerzen puderam ver por si próprios como implementar o Lean com sucesso. Como um próximo passo, mais de 100 gerentes tiveram a oportunidade de aprender uma nova metodologia de gerenciamento. Em paralelo a isso, treinadores Lean receberam treinamentos para que eles pudessem disseminar conhecimento em toda empresa.

Chegou então a hora de agir: A Aerzen implementou muitos projetos de lighthouse simultaneamente no campo de agregados modificados específicos do cliente. Isso ajudou a coordenar todas as fases do processo e orienta-los em direção ao cronograma dos clientes. Com a ajuda do Shop floor Management através de todo fluxo de valor do produto, a comunicação foi otimizada para que os problemas fossem identificados rapidamente e soluções sustentáveis fossem encontradas. O sistema começou a ter vida.

Problemas de entrega foram drasticamente reduzidos, até mesmo nos primeiros projetos pilotos. Depois da implementação do Lean, o tempo de entrega diminuiu um terço; o número de defeitos técnicos foi reduzido em 70% e a produtividade geral em áreas pilotos aumentou em 20%. A Aerzen consegue agora processar mais pedidos com o mesmo número de colaboradores, garantindo sua habilidade de crescer no mercado global. Outra conquista: Colaboradores estão muito mais abertos em suas comunicações e possuem mais confiança na capacidade de seus gerentes e sua empresa para resolver problemas. A coragem da empresa valeu a pena mais uma vez.

KLAUS-HASSO HELLER, GESCHÄFTSFÜHRENDER GESELLSCHAFTER, AERZENER MASCHINENFABRIK GMBH

O board executivo precisa estar capacitado para entusiasmar a gerência e seus colaboradores sobre um projeto como esse. Eles também precisam explicar uma questão básica: Qual é a importância do Lean, e por que nós estamos fazendo isso?

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter