
Shop floor Management com foco no comportamento humano
Estudo prático em projeto desenvolvido pela staufen confirma que aderência dos líderes às Tarefas da Liderança, preconizadas pela Staufen, trouxe redução de 67% em desvios de segurança, 62% de melhoria no cumprimento de planos de ação, diminuição dos gastos com horas extras e aumento na eficiência produtiva.


Breno Rodrigues
Em consultoria, foco em projetos de aumento de produtividade, mudança de cultura organizacional, qualidade e 5S.
Mentoria e consultoria para proprietários de pequenas e médias empresas e grandes fazendas.
Gestão e liderança de equipes.
– Tenaris: co-fundação do departamento de melhoria contínua no Brasil e conclusão de 28 projetos;
– Embraer: aumento da percepção de satisfação dos clientes da aviação comercial;
– Verallia: simplificação e melhoria da rotina de 5S e Blitz Kaizen em duas áreas fabris distintas;
– WR Grace do Brasil: otimização de layout produtivo e balanceamento de operações, visando otimizar a utilização de recursos;
– Sebrae: planejamento, condução e conclusão de projetos de controle e melhoria de processos em 9 empresas diferentes.
Contato: breno.rodrigues@staufen.com.br
(12) 98177-9090
*Por Breno Rodrigues
Project manager da Staufen
A gestão do chão de fábrica (ou Shop Floor Management) é um método amplamente utilizado na indústria para desenvolver a liderança, engajar pessoas, melhorar a eficiência das operações e facilitar o atingimento de metas pelas equipes. Porém, a jornada de implantação do Shop floor Management é bastante desafiadora, pois se trata de uma grande mudança cultural.
Uma das principais razões de fracasso de jornadas como essa é ter como foco apenas a implementação de instrumentos, ou ferramentas de gestão. Nesses casos, deixa-se de lado a questão comportamental, que é a centelha da transformação cultural. Por isso, é imprescindível focar na mudança de comportamento dos líderes, que por sua vez devem desenvolver toda a sua equipe. Para isso, as 5 Tarefas da Liderança devem ser executadas com consistência: Comunicação Regular, Solução Estruturada de Problemas, Confirmação de Processos, Promover a Melhoria Contínua a Desenvolver Pessoas.
De maneira a aprimorar a adoção das pessoas às Tarefas da Liderança, um estudo recente realizado em uma empresa de papel e celulose no Nordeste do Brasil propôs uma abordagem inovadora: monitorar e quantificar os comportamentos dos líderes, com base nas Cinco Tarefas da Liderança para identificar rapidamente as oportunidades de melhoria na implementação e aumentar o seu sucesso nas operações do cliente.
Outro aspecto inovador do estudo foi a aplicação do Shop Floor Management em um ambiente florestal, o que é ainda pouco explorada na literatura acadêmica.

O desafio de implementar o Shop floor Management em áreas florestais
A grande dispersão geográfica e a dificuldade de comunicação nas áreas florestais representaram um obstáculo para a implementação das práticas de SFM. Para superar esse desafio, a equipe optou por utilizar quadros de gestão digital, permitindo que indicadores fossem atualizados em tempo real e consultados remotamente.
A pesquisa revelou que, embora os treinamentos e ferramentas implementadas estivessem funcionando, a mudança de comportamento esperado dos líderes ainda poderia melhorar. Os líderes não haviam internalizado todos os comportamentos esperados no Shop Floor Management, e a adesão às ferramentas no dia a dia era limitada.
Foi aí que entrou em cena o mapeamento de Tarefas da Liderança e comportamentos por cada líder, uma técnica inovadora usada para identificar as oportunidades de melhoria na execução do SFM em na liderança. A partir daí, cada líder passou a receber sessões semanais de coaching e feedback, focando em alinhar seus comportamentos às expectativas do modelo.
Resultados expressivos e desafios futuros
Após semanas de acompanhamento, os resultados começaram a aparecer. A adesão ao modelo proposto aumentou significativamente, e a unidade M, onde o Shop Floor Management foi implementado na área de silvicultura, passou a ser uma referência para a empresa no Brasil inteiro. A aderência dos líderes ao comportamento esperado saltou de 13% para 77,8% em apenas alguns meses.
Essa mudança de postura refletiu-se em melhorias operacionais tangíveis: redução de 67% em desvios de segurança, 62% menos ações atrasadas, diminuição dos gastos com horas extras e aumento na eficiência produtiva. A unidade M atingiu consistentemente suas metas de custo operacional, demonstrando o impacto positivo do foco no comportamento humano.
Por outro lado, outras unidades enfrentaram dificuldades, como a resistência a incorporar rotinas de comunicação e a dependência de conexões de internet limitadas em algumas regiões. Mesmo assim, o sucesso da unidade M confirma que a priorização do desenvolvimento humano é crucial para o sucesso de iniciativas como o Shop floor Management.
Um modelo para o futuro
A pesquisa mostrou que o foco no comportamento humano é um diferencial decisivo para o sucesso de implantação e sustentabilidade do Shop Floor Management. Com isso, o modelo proposto oferece uma nova perspectiva para áreas da economia que enfrentam desafios semelhantes. A digitalização das ferramentas de gestão e o mapeamento comportamental podem ser a chave para superar dificuldades geográficas e culturais na gestão operacional.
Como sugestão para trabalhos futuros, a pesquisa indica que o uso de inteligência artificial para facilitar a análise dos indicadores gerados diariamente nas operações e auxiliar identificação de causas-raiz dos problemas recorrentes. Esse pode ser um caminho promissor para otimizar ainda mais os processos de gestão em qualquer negócio.