academy

Conferência internacional abordou conceitos e práticas em Lean para enfrentar a crise no Brasil

January 19, 2016 | News Brazil
O ano de 2015, marcado por uma crise política e econômica, afetou diretamente o segmento industrial. O momento de retração em decisões e investimentos é também de reflexão, foi o que proporcionou a conferência internacional promovida pela Staufen Táktica, empresa de consultoria internacional de Gestão Lean.
O Best Practice Day no Brasil realizado em outubro, em Itupeva (SP), com o tema "A competitividade é o desafio. Transformação Lean é o caminho”, abordou práticas na implementação de conceitos, formação de liderança e prática de gestão.
Para a Staufen Táktica as apresentações no Best Practice Day vieram em um momento oportuno, como ressaltou o CEO da Staufen Táktica, Paulo Lima, “a transformação Lean é um caminho para refletir sobre novas maneiras de produção diante da crise que enfrentamos; um assunto pertinente para todos os presentes e que foi muito comentado durante a conferência, importante na troca de experiências e perspectivas para o futuro”.
Os palestrantes ressaltaram como a jornada Lean, pode aumentar a capacidade de produção, principalmente em situações mais críticas. A atual situação brasileira foi bastante discutida durante a palestra de Alexander Busch, que enfatizou o futuro econômico do Brasil. 
“Os próximos anos dependerão da capacidade das empresas aproveitarem as vantagens internas que ainda existem, para produzirem produtos e serviços de alta qualidade”, afirmou o jornalista alemão.
O professor Dr. Jeffrey Liker, autor de inúmeros livros sobre Lean, entre eles, “Toyota Way” e “Toyota Way para Liderança Lean”, enfatizou a necessidade de desenvolver pessoas, “durante o desenvolvimento de líderes é importante ter um padrão de trabalho e uma rotina para ir até o chão de fábrica, verificar o problema e checar o processo”. 
Para Liker, um dos caminhos seria o desenvolvimento da cultura Lean nas diversas indústrias do país para que o setor alcance maior desempenho e competitividade.
Já Beth Carrington, sócia e máster coach do W3 Group, afirmou a necessidade das organizações brasileiras identificarem como enfrentar seus desafios, e assim, desdobrar as grandes metas e objetivos para todos os setores da empresa. Ela detalhou o sistema Toyota Kata, no desenvolvimento de habilidades. 
Matthew Lovejoy, CEO da ACME Alliance, empresa de fundição com unidades nos EUA, China e no Brasil. Relatou sua experiência em Lean, e a importância da alta gerência para contribuir positivamente no processo de produção, mesmo diante da crise. “O pensamento Lean é uma nova maneira de pensar”.
 “O Best Practice Day já é um evento de sucesso na Europa, aqui no Brasil, para sua primeira edição selecionamos temas para despertar reflexão sobre o Lean no país, com a visão de especialistas de outros países. Convidamos também palestrantes para apresentar modelos bem-sucedidos de Lean em empresas best practices instaladas no Brasil. A visão de ambos possibilitou a cada participante perceber que há caminhos e ferramentas disponíveis para driblar a crise que passamos”, afirmou Dario Spinola, Managing Director da Staufen  Táktica.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button