
O caminho para a excelência operacional em áreas indiretas
ESTRUTURA DA STAUFEN AMAZONAS
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS
Atualmente, muitas empresas estão enfrentando desafios significativos que exigem mudanças profundas em suas áreas indiretas. O rápido progresso da digitalização é exigente e desafiador para muitas organizações. Ao mesmo tempo, o aumento dos custos dos produtos e das áreas indiretas está reduzindo as margens de lucro. Os ciclos de vida curtos dos produtos e a pressão para inovar colocam as empresas sob pressão adicional. Processos complicados e longos tempos de processamento de pedidos prejudicam a eficiência e aumentam a complexidade. A crescente rotatividade de funcionários leva a uma perda de know-how valioso.
A ESTRUTURA AMAZÔNICA COMO UMA SOLUÇÃO
É aí que entra a estrutura da Amazonas. O objetivo é alcançar um sucesso mensurável por meio da excelência operacional nas áreas indiretas. A estrutura usa facilitadores de desempenho em vários grupos de desempenho para obter um desempenho sustentável, flexível e eficiente. Ela oferece uma abordagem estruturada e holística para lidar com os pontos problemáticos mencionados acima e para aumentar de forma mensurável e melhorar continuamente o desempenho das áreas indiretas, sua contribuição de valor, sua melhoria mensurável e contínua.
VOCÊ PODE ALCANÇAR A EXCELÊNCIA OPERACIONAL HOLÍSTICA DANDO UM PASSO DA PRODUÇÃO PARA AS VENDAS, O MARKETING E O DESENVOLVIMENTO.
ISSO TERÁ UM EFEITO DE ATRAÇÃO QUE IMPULSIONARÁ TODOS.
HISTORICAMENTE, O INÍCIO GERALMENTE SE DÁ NAS ÁREAS DE PRODUÇÃO.
O MERCADO E O LADO DO DESENVOLVIMENTO DEVEM SER INTEGRADOS EM UM ESTÁGIO INICIAL PARA ESTABELECER A BASE PARA PROCESSOS EXCELENTES.
Alexander Bartel
DIRETOR ADMINISTRATIVO,
GEBR. BRASSELER GMBH & CO. KG

POR QUE AMAZONAS?
O nome “Amazonas” foi escolhido deliberadamente, pois simboliza o grande rio que atravessa várias paisagens na América do Sul e conecta vários ecossistemas. O Amazonas não é apenas um dos maiores rios do mundo, mas também um sinónimo de fluxo constante, crescimento e diversidade — princípios que também são de importância central na gestão lean.
Assim como o rio está em constante movimento e dá vida a tudo em seu ambiente, a estrutura do Amazonas tem como objetivo garantir que os processos nas áreas indiretas sejam projetados para serem fluidos e eficientes. Ela promove um processo de melhoria contínua que conecta e otimiza as diversas áreas de uma empresa.
- Estruturação do conhecimento
- Gerenciamento de dados
- Garantir a disponibilidade do conhecimento
- Projetando de ponta a ponta
- Tornando-o mensurável
- Redução de resíduos
- Gerenciamento de portfólio
- Gerenciamento de desvios
- Procedendo iterativamente
- Garantia de agilidade
- Projetando uma rede
- Moldando a mudança
- Liderança eficaz
- Promoção do desempenho da equipe
- Desenvolvimento de talentos
- Desenvolvimento de uma estratégia de digitalização
- Processos de digitalização
- Usando IA
- Estruturação do conhecimento
- Gerenciamento de dados
- Garantir a disponibilidade do conhecimento

GRUPOS DE DESEMPENHO E SEUS FACILITADORES
A estrutura é dividida em sete grupos de desempenho, cada um contendo capacitadores específicos para permitir a transformação necessária:
- Portfólio de serviços: Isso envolve o gerenciamento de todo o ciclo de vida dos produtos, a redução dos custos de complexidade e o estabelecimento de práticas sustentáveis. Ao otimizar o portfólio de serviços, as empresas podem reduzir seus custos e, ao mesmo tempo, atingir suas metas de sustentabilidade.
- Processos: O projeto de processos de ponta a ponta, a mensurabilidade dos processos e a eliminação de desperdícios são elementos fundamentais. Processos eficientes levam a uma melhor capacidade de controle e a prazos mais curtos, o que, por sua vez, aumenta a competitividade.
- Projetos: O gerenciamento eficaz do portfólio de projetos, o gerenciamento de desvios e as abordagens iterativas garantem que os projetos sejam concluídos com êxito. Isso aumenta a flexibilidade e a adaptabilidade da organização.
- Organização: Agilidade, projeto de rede e gerenciamento de mudanças são questões fundamentais. Uma organização ágil pode reagir rapidamente aos desafios do mercado e implementar com sucesso os processos de mudança.
- Colaboração: A liderança eficaz, a condução do desempenho da equipe e o desenvolvimento de talentos são essenciais para o sucesso. Uma forte colaboração leva a um maior desempenho da equipe e a uma melhor retenção de funcionários.Colaboração: A liderança eficaz, a condução do desempenho da equipe e o desenvolvimento de talentos são essenciais para o sucesso. Uma forte colaboração leva a um maior desempenho da equipe e a uma melhor retenção de funcionários.
- Digitalização: O foco está no desenvolvimento de uma estratégia de digitalização, nos processos de digitalização e no uso de inteligência artificial. Isso melhora a disponibilidade de dados, torna os processos mais eficientes e aumenta a capacidade de inovar.
- Gestão do conhecimento: Estruturar o conhecimento, gerenciar dados e garantir a disponibilidade do conhecimento são as principais tarefas aqui. O gerenciamento eficaz do conhecimento leva a um melhor uso das informações e a uma tomada de decisão mais rápida.
ESTADO-ALVO ALCANÇADO
Por meio da aplicação direcionada dos facilitadores de desempenho nos vários grupos, as empresas alcançam a excelência operacional. Isso se caracteriza pela alta eficiência, flexibilidade e sustentabilidade em toda a organização.
Essas melhorias são mensuráveis e se refletem em custos otimizados, processos aprimorados, maior satisfação dos funcionários e levam a maiores benefícios para os clientes.
BAIXE GRATUITAMENTE A STAUFEN MAGAZINE EM PDF
