A fabricante italiana de máquinas PAMA estabeleceu uma posição de liderança no mercado internacional com centros de usinagem personalizados e máquinas de fresagem e mandrilamento. Para aproveitar o potencial de eficiência não utilizado anteriormente, a PAMA optou por uma moderna gestão da complexidade. O resultado: maior diversidade e qualidade das máquinas e, ao mesmo tempo, custos mais baixos.
A meta da PAMA de reduzir drasticamente a complexidade de seus próprios produtos e processos seguiu o lema da Staufen de que dentro de cada empresa há uma ainda melhor. Para implementar esse objetivo, os consultores da Staufen, especializados em gestão de variantes e complexidade, desenvolveram, juntamente com a empresa, o PAMA Modular System (PMS), um sistema composto por módulos de máquina independentes. Isso significa que agora é possível usar componentes pré-desenvolvidos por meio de interfaces claramente definidas, ao invés de projetar e fabricar peças únicas personalizadas, como era o caso anteriormente.
Ao dividir as máquinas em subsistemas, os componentes individuais puderam ser desenvolvidos de tal forma que podem ser usados nos diferentes modelos da empresa sem nenhum ajuste. Em termos simples, o sistema se assemelha a um conjunto de Lego. Assim, ao invés de desenvolver constantemente novos componentes, são usados módulos predefinidos que podem ser combinados de quase todas as formas.
Graças à padronização, todas as solicitações dos clientes ainda podem ser atendidas, apesar de uma complexidade drasticamente reduzida. Um exemplo disso é o fuso de esferas: Nos últimos anos, um total de 161 fusos de esferas diferentes com comprimento de até oito metros foram usados. Os vários comprimentos, diâmetros, passos e rolamentos foram padronizados para o sistema modular. A nova geração de máquinas agora usa apenas parafusos com diâmetro de 80 ou 100 mm. Agora há apenas um bloco de rolamento uniforme. Além de um trabalho de desenvolvimento significativamente simplificado, os efeitos positivos se espalham por toda a empresa: da compra ao armazenamento, da produção à assistência técnica.
Michele Dal Ri
Direttore Sviluppo Prodotti
PAMA S.p.A.
A MODULARIZAÇÃO REVELOU UM POTENCIAL CONSIDERÁVEL DE EFICIÊNCIA
De acordo com Michele Dal Ri, head de desenvolvimento de produtos da PAMA, a empresa descobriu um potencial considerável de eficiência por meio da modularização consistente: “Não precisamos mais de um grande número de peças diferentes para atender às diversas necessidades dos clientes. O sistema anterior de individualização abrangente cresceu historicamente e surgiu de considerações técnicas individuais. No início, eu até me orgulhava de ter essa cadeia de valor incrivelmente complexa sob controle. Mas, com o tempo, percebemos que tínhamos que repensar. Com as peças padrão, agora podemos comprar mais barato, manter as peças em estoque e reduzir enormemente o tempo de entrega, sem que o cliente tenha que comprometer a qualidade ou a escolha.”
Ao passar para a modularidade na montagem, ficou claro que a simples mudança da abordagem técnica não é suficiente. Para explorar plenamente as vantagens da padronização, todas as áreas da empresa devem ser integradas. Na fase B do projeto, essa abordagem holística também levou os funcionários a repensar: os problemas não eram mais tratados como questões singulares, mas vistos e resolvidos como uma cadeia de subsistemas inter-relacionados. “Se os funcionários são bons em lidar com um alto nível de complexidade, eles não são automaticamente bons em reduzir a complexidade. Portanto, tivemos que mudar os processos e fluxos de trabalho na direção da responsabilidade pessoal e da eficiência. No final, não só obtivemos um ROI rápido na montagem com a modularidade, mas também otimizamos os processos em toda a cadeia de valor”, diz Dal Ri, head de desenvolvimento da PAMA.
O configurador para a máquina dos seus sonhos
Com o design modular, o uso de um configurador também se tornou possível, o que, acima de tudo, simplifica enormemente o trabalho de vendas. Enquanto, no passado, cada consulta de vendas envolvia um trabalho de pesquisa e cálculo entre vendas e engenharia, hoje os preços podem ser calculados de forma rápida e confiável. Além disso, os custos de produção caíram significativamente, o que levou até mesmo à retirada de alguns concorrentes de determinadas áreas de negócios.
O processo de mudança foi avançado em quase 60 projetos diferentes até o momento, e as vantagens são perceptíveis em todas as áreas:
- Vendas: A máquina SPEESDRAM PMS, que foi criada recentemente a partir do design modular, tornou-se rapidamente o modelo mais vendido da PAMA.
- Construção: O número de peças recém-desenvolvidas pode ser reduzido em 80%.
- Produção: Os tempos de ciclo na montagem foram reduzidos em até 50%.
- Configuração: As possibilidades dos módulos livremente combináveis são ainda maiores do que antes em muitas áreas, para que os clientes possam selecionar e expandir suas máquinas de forma ainda mais individualizada.
“Durante o curso do projeto, o pensamento em termos de módulos e padrões foi consistente e deliberadamente estendido da montagem de máquinas para as outras áreas da empresa”, disse Klaus Alders, que foi responsável pelo projeto Staufen desde o início. “Assim, o objetivo inicial de modularizar os produtos gradualmente se tornou a modularização da PAMA.”
DADOS E SUSTENTABILIDADE – A PAMA ESTÁ PRONTA PARA O FUTURO
As reações dos clientes ao novo design modular são positivas: “Muitos ficaram surpresos e impressionados ao mesmo tempo. Eles entendem a abordagem e percebem as vantagens, especialmente em termos de serviço, qualidade e manutenção”, explica Michele Dal Ri. Por exemplo, os novos componentes modulares facilitam o reequipamento das máquinas para tarefas específicas, e agora também são possíveis relatórios ESG mais abrangentes. “A produção orientada por dados e a sustentabilidade estão se tornando cada vez mais importantes e, com a modularidade, podemos abranger as duas áreas. Com máquinas que consistem quase que exclusivamente de peças individuais, a rastreabilidade completa é muito complexa, quase impossível. Mas como usamos peças padrão, podemos coletar e recuperar todos os dados importantes. Além disso, agora podemos entrar em uma economia circular, pois, após o ciclo de vida de uma máquina, certas peças podem ser reutilizadas em outras máquinas e, para outros componentes, sabemos exatamente as possibilidades de reciclagem ou reprocessamento”, diz Dal Ri, gerente da PAMA, olhando com otimismo para o futuro.
sobre a empresa
The northern Italian machine tool manufacturer PAMA can look back on almost 100 years of company history. The company designs all the main components of its machines itself and produces in two plants (Rovereto and Brescia). Over 80 percent of production is exported, primarily to China, India, Germany, and the USA. The machines are used in industries such as power generation, heavy engineering, machine tools, rail transport, aerospace, shipbuilding, and large diesel engines.