
GEA – Qualificação de funcionários em centros de competência

Como fornecedora líder das indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica, a GEA depende de soldas perfeitas. Para combater a escassez iminente de soldadores qualificados em todo o mundo – até 2026, só nos EUA faltarão cerca de 300.000 trabalhadores qualificados, e a Europa está enfrentando problemas semelhantes – a GEA criou um centro de competência internacional para a tecnologia de soldagem. A fabricante de máquinas não está deixando nada ao acaso quando se trata da qualificação de seus soldadores.
“A soldagem simplesmente desempenha um papel central para nós”, diz Robert Ströbel, Chefe de Produção na unidade da GEA em Kitzingen, na Alemanha. “Apesar de toda a automação e suporte dos cobots, a soldagem manual ainda é uma etapa importante para a nossa produção.” Mas o recrutamento de pessoal está se tornando um desafio cada vez maior para a GEA. Desenvolvimentos demográficos globais e a imagem do soldador
estão levando a um declínio no número de candidatos. Além disso, muitas partes interessadas não atendem aos requisitos das diretrizes e padrões relevantes, diz Ole Bang, vice-presidente de produção do LPT.
APESAR DE TODA A AUTOMAÇÃO E DO SUPORTE DOS COBOTS, A SOLDAGEM MANUAL AINDA É UMA ETAPA DE TRABALHO IMPORTANTE para a NOSSA PRODUÇÃO.Robert Ströbel
head DE PRODUÇÃO, GEA Brewery Systems GmbH
AS CERTIFICAÇÕES INICIAIS E a RECERTIFICAÇÃO AGORA PODEM SER REALIZADAS INTERNAMENTE
“O centro de competência de soldagem da GEA em Kitzingen foi projetado para preencher exatamente essas lacunas. Ele foi projetado para melhorar a qualidade dos treinamentos e para fornecer aos soldadores contratados as qualificações exigidas pela GEA. A Staufen apoiou a GEA no desenvolvimento do conceito para a criação do centro”, diz Peter Merhof, Head de Tecnologia e Padrões de Soldagem da GEA. “Pudemos aproveitar a experiência da nossa própria Academia de Treinamentos Staufen”, explica Martin Becker, consultor partner da Staufen.
Uma equipe de instrutores garante um treinamento abrangente e prático. Sua estrutura é modular e começa com o treinamento básico, no qual são ensinadas técnicas básicas, requisitos específicos dos aços inoxidáveis utilizados, requisitos de segurança ocupacional e know-how. Em um curso de certificação, os participantes são intensamente preparados para a certificação inicial. O uso de um simulador de soldagem facilita a iniciação sem desperdício de recursos. Não são necessárias muitas precauções de segurança.
Além disso, o centro de competência agora assumirá uma tarefa que antes era realizada externamente: a recertificação regular com cursos de atualização sobre conhecimentos teóricos e práticos. A cada três anos, os soldadores qualificados devem comprovar oficialmente que atendem a todos os requisitos e trabalham com segurança. Isso garante que somente pessoas suficientemente qualificadas soldem.
ESTREITA COOPERAÇÃO COM DESENVOLVEDORES E DESIGNERS
Outra tarefa do centro de competência é introduzir processos de soldagem inovadores. Os funcionários aprendem novas técnicas e otimizam seus processos, o que aumenta a produtividade geral. Cursos especiais, como soldagem de reparos, soldagem para técnicos de manutenção e endireitamento por chama, completarão a oferta de treinamentos no futuro.
Além disso, há um intercâmbio intenso entre os vários departamentos. Haverá cursos teóricos especiais para compradores. Aqui, eles adquirirão o know-how necessário para a aquisição, de modo que os componentes comprados também atendam a todos os requisitos da GEA para soldagem.
Uma tarefa particularmente importante do centro de competência será a colaboração com desenvolvedores e projetistas. Michael Wagenhäuser, Diretor de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente em Kitzingen, descreve os planos: “Queremos oferecer cursos para desenvolvedores de produtos, para que eles possam desenvolver projetos adequados para soldagem. O feedback de nossos soldadores também ajuda a planejar novos projetos de forma prática para a produção.” A crescente automação na tecnologia de soldagem apresenta novos desafios para o desenvolvimento de produtos. Por exemplo, a posição das costuras de solda geralmente precisa ser ajustada nos primeiros protótipos para evitar problemas com a amplitude de movimento dos robôs.


esquerda: ROBERT STRÖBEL, Diretor de Produção de Liderança – BU Liquid Technologies, GEA Brewery Systems GmbH
direita: MICHEAL WAGENHÄUSER, Head de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, GEA Brewery Systems GmbH
sobre a GEA
A GEA é um dos maiores fornecedores de sistemas do mundo para as indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica. O portfólio inclui máquinas e sistemas, bem como tecnologia de processo sofisticada, componentes e serviços abrangentes. As soluções da GEA ajudam a tornar os processos de produção mais sustentáveis e eficientes em uma ampla gama de indústrias.
OUTROS CENTROS DE COMPETÊNCIA ESTÃO SENDO PLANEJADOS
No futuro, as tarefas do centro de competência também incluirão uma série de testes e ensaios com novos equipamentos de soldagem, aplicativos de digitalização e robôs de soldagem, bem como as mais recentes tecnologias de soldagem. Tudo isso tem como objetivo melhorar a produtividade e a sustentabilidade.
“Isso significa que a produção está muito mais bem preparada para as novas possibilidades e os atrasos causados por erros são evitados”, enfatiza o especialista em qualidade Wagenhäuser. “Essas possibilidades e experiências não se limitam a Kitzingen, mas se aplicam a todas as plantas da GEA em todo o mundo.” O centro de competência de soldagem deve servir de modelo para o desenvolvimento de outros centros de competência, por exemplo, para processos de usinagem, como fresagem ou torneamento. “A unidade de Kitzingen está muito à frente quando se trata de soldagem”, diz o gerente de produção Ströbel, “mas há outras unidades da GEA que são melhores em usinagem, por exemplo”. Portanto, a empresa está planejando criar outros centros de competência nos quais o conhecimento e as habilidades da GEA serão expandidos e compartilhados.
“O centro de competência de soldagem da GEA é um passo lógico para melhorar a qualidade e a eficiência do trabalho de soldagem em toda a empresa em todo o mundo e, ao mesmo tempo, combater a escassez de trabalhadores qualificados”, explica Becker, consultor partner da Staufen. “Por meio do treinamento contínuo e do uso das tecnologias mais recentes, os funcionários são preparados de forma ideal para os desafios do futuro.”
entre em contato conosco
Staufen, sua referência em excelência operacional.
Como líder em consultoria de alta gestão para excelência operacional, capacitamos nossos clientes a melhorar os resultados em todas as áreas da cadeia de valor.
BAIXE GRATUITAMENTE A STAUFEN MAGAZINE EM PDF
