Dräxelmeier – com 800 volts em e-mobilidade

O fornecedor automotivo DRÄXLMAIER é um especialista experiente em eletricidade e eletrônica, sistemas de energia de bordo e interiores – e em sistemas de alta voltagem para carros elétricos. Ao iniciar a montagem do sistema de bateria para o Porsche Taycan, a DRÄXLMAIER confiou na expertise em dados do parceiro Staufen AppliediT.

pessoas envolvidas

Your Contact
Gunther Wössner Head of Plant Sachsenheim DRÄXLMAIER Group
Your Contact
Christoph Zeihsel Head of Operational Excellence AppliediT S.L.
Your Contact
Michael Feldmeth Principal STAUFEN AG

“Para nós, o sistema de bateria do Porsche Taycan foi a primeira grande incursão na e-mobilidade”, diz Gunther Wössner, chefe da fábrica de baterias da DRÄXLMAIER em Sachsenheim, perto de Stuttgart, Alemanha. “Tivemos que superar todos os desafios típicos de iniciar a produção em série de um produto completamente novo.”

O Porsche Taycan usa uma rede de alta voltagem com 800 volts em vez dos 400 volts comuns em outros modelos. Ele oferece uma alta saída contínua e reduz o tempo de carregamento. Além da bateria de alta voltagem, a DRÄXLMAIER produz várias peças de montagem e a unidade de controle para gerenciamento de bateria em outras instalações de produção. A tarefa para o início da fabricação: atingir uma saída de turno de pelo menos 90 unidades em um curto período de tempo.

Produção digital baseada em dados

A coleta e avaliação de dados de processo é um pré-requisito importante para uma fabricação rápida e bem-sucedida. “O principal desafio era conseguir ler e preparar estruturas de dados”, explica Christoph Zeihsel, Chefe de Excelência Operacional na AppliediT.

Com a ajuda de análises de dados, desvios de qualidade podem ser facilmente localizados e a eficácia geral do equipamento (OEE) Eficácia do Equipamento (OEE) pode ser melhorada. Os dados podem ser usados, por exemplo, para rastrear quando um componente sai de uma estação e passa para a próxima. Isso permite que as causas dos erros sejam encontradas mais rapidamente.

O potencial dessa abordagem é evidente em um detalhe típico na fabricação: a conexão de parafuso dos componentes individuais não funcionou como a DRÄXLMAIER esperava. No entanto, inicialmente não estava claro qual era a causa das dificuldades. A solução: dois fabricantes tinham diferentes níveis de qualidade ao cortar roscas. Isso levou a desafios na montagem. Usando a análise de dados da AppliediT, a DRÄXLMAIER conseguiu identificar rapidamente o fabricante em questão.

Sobre DRÄXLMAIER

O DRÄXLMAIER Group é um fornecedor automotivo alemão com sede na Alemanha. Fundada em 1958, a empresa familiar fornece aos fabricantes de veículos premium em todo o mundo sistemas complexos de energia de bordo, componentes elétricos e eletrônicos centrais, interiores exclusivos e sistemas de armazenamento para eletromobilidade. Em 2023, a DRÄXLMAIER gerou vendas de 5,6 bilhões de euros.

60+Locais em mais de 20 países
1958ANO DE FUNDAÇÃO
70.000FUNCIONÁRIOS EM TODO MUNDO
5,6bi. € turnover

Muitos processos vinculados com risco de acidente

A produção de baterias inclui quatro estações, 85 robôs e 75 sistemas de transporte sem motorista. O processo de produção começa com o posicionamento da estrutura da bateria. Os módulos individuais da bateria são colocados ali e parafusados ​​juntos. A próxima estação coloca barramentos entre os módulos.

A caixa da bateria é então colada para protegê-la contra influências ambientais. Após a colocação do segundo nível da bateria e da unidade de controle, que foram fabricados em paralelo, toda a bateria de acionamento é montada e colada novamente. Isso é seguido pela garantia de qualidade com testes de vazamento e função. “Cerca de 80 por cento desses processos são interligados, então a DRÄXLMAIER enfrentou desafios adicionais em termos de organização e coordenação”, diz o especialista em Excelência Operacional Zeihsel.

Aqui, a AppliediT foi apoiada pela Staufen. Junto com a DRÄXLMAIER, eles trabalharam como ajustar a equipe de forma otimizada à nova capacidade de linha e estabelecer um turno e transferência perfeitos no local. “O exemplo da DRÄXLMAIER mostra muito bem o quão fortemente a combinação Staufen/AppliediT apoia o cliente na digitalização”, diz o Dr. Michael Feldmeth, gerente da Unidade de Prática Digital e Indústria 4.0.

Reconhecendo os benefícios dos dados

Para evitar gargalos, a DRÄXLMAIER desagregou todos os processos e os automatizou onde faz sentido. Por exemplo: baterias de 800 volts apresentam alto risco de acidentes graves se manuseadas incorretamente. É por isso que muito trabalho nos sistemas de alta tensão é realizado por robôs. Isso significa que os funcionários não precisam usar equipamentos de proteção desconfortáveis.


Para a DRÄXLMAIER, a entrada na produção de baterias foi um sucesso.

Reconhecemos a importância e os benefícios dos dados.
Na fábrica, agora temos métodos eficazes para lidar com grandes quantidades
de dados e avaliá-los de forma inteligente. Isso provou ser extremamente valioso.
Gunther Wössner
Chefe da fábrica Sachsenheim Grupo DRÄXLMAIER

BAIXE GRATUITAMENTE A STAUFEN MAGAZINE EM PDF

LEIA MAIS SOBRE ESTE TEMA

Estudo Digitalização

O estudo da Staufen “Digitalização 2024” mostra como é difícil explorar todo o potencial dos dados. O estudo enfatiza a necessidade de uma estratégia orientada por dados e de uma análise profissional de dados e aponta para a falta de especialização, recursos e uma cultura corporativa centrada em dados.
Ler mais
Staufen Back To Top Button