
Como vincular os processos de produção ao conhecimento e às habilidades dos funcionários

A solução em nuvem da start-up Stryza torna os processos de produção mais eficientes e, assim, combate a escassez de trabalhadores qualificados.
“Os processos otimizados de forma digital são a melhor maneira de combater a escassez de trabalhadores qualificados na manufatura industrial”, afirma Max Steinhoff, cofundador e CEO da fornecedora de software Stryza. A empresa da construtora Wattx (Viessmann) foi uma das dez vencedoras da competição de start-ups de 2023 apoiada pela Staufen, vencendo mais de 150 candidatos.
O software da Stryza combina os três elementos de gestão de fluxo de trabalho, gestão de habilidades e gestão de conhecimento. “As pessoas gostam de ver esses elementos separadamente. Mas, nesse caso, as informações estão faltando no local”, diz Steinhoff, fundador da Stryza. O software baseado na nuvem integra essas áreas, obtendo dados de sistemas como ERP ou MES e registrando digitalmente o conhecimento dos funcionários. Essas descrições de cargos são então combinadas com os perfis de qualificação dos funcionários. Isso permite que o software vincule o conhecimento e as habilidades dos funcionários aos fluxos de trabalho. O resultado é um fluxo de trabalho eficiente e coerente. Os funcionários podem aprender mais rapidamente e são mais produtivos. O Stryza os auxilia em tarefas simples, como a preparação de materiais, bem como na manutenção de plantas industriais complexas e totalmente automatizadas.

Da esquerda:
EMIN MJUMJUNOV e MAX STEINHOFF ambos co-fundadores e CEO da Stryza GmbH
WECONOMY – PONTAPÉ INICIAL PARA START-UPS
Desde 2007, o júri da Weconomy vem selecionando as startups mais inovadoras da Alemanha. O objetivo: transformar as melhores start-ups em empresas de sucesso. Na Weconomy, os fundadores ganham o que o dinheiro não pode comprar: a competição os reúne com especialistas e gerentes, até as salas de diretoria das empresas alemãs. www.weconomy.de
DO PLANEJAMENTO DE TURNOS AO SUPORTE NO CHÃO DE FÁBRICA

O Stryza é usado por gestores de produção, gestores de turno e gestores de processo. Eles usam o software para definir fluxos de trabalho e criar cadeias de processos. Os funcionários também usam o aplicativo em smartphones ou tablets como um sistema de assistência no local que lhes atribui tarefas e apresenta instruções.
As instruções contêm imagens, vídeos, textos e áudio em diferentes idiomas para que todos os funcionários possam entendê-las e implementá-las facilmente. Eles também podem documentar suas atividades e fornecer feedback. Os encarregados também podem encontrar informações sobre o andamento do trabalho no software para que possam intervir, se necessário.
A Stryza também apoia as empresas em sua luta contra a escassez de trabalhadores qualificados. Não é mais tão fácil preencher as lacunas de pessoal como antigamente. Em vez disso, as empresas precisam educar sua equipe e treinar os novos funcionários adequadamente. É nesse ponto que a Stryza mostra seus pontos fortes na gestão de habilidades e conhecimentos.
A QUALIFICAÇÃO É TRADICIONALMENTE UMA QUESTÃO DE RH E, MUITAS VEZES, SÓ É LEVADA EM CONTA DURANTE O RECRUTAMENTO. MAS AS EMPRESAS SE BENEFICIAM QUANDO ACOMPANHAM E DESENVOLVEM SISTEMATICAMENTE AS QUALIFICAÇÕES DE SEUS FUNCIONÁRIOS.”Max Steinhoff
CEO, Stryza Gmbh
GESTÃO DO CONHECIMENTO ao invés DE TRANSFERÊNCIA INFORMAL DE KNOW-HOW
“Tradicionalmente, a qualificação é uma questão de RH e, muitas vezes, só é levada em conta durante o recrutamento”, diz Steinhoff, CEO da Stryza. “Mas as empresas se beneficiam quando acompanham e desenvolvem sistematicamente as qualificações de seus funcionários.” A gestão do conhecimento evita que conhecimentos cruciais sejam transmitidos apenas informalmente. Até mesmo doenças ou férias podem se tornar um problema – ninguém sabe o que está acontecendo, e ocorrem atrasos.
Além disso, a Stryza oferece fluxos de trabalho digitalizados que estão vinculados aos bancos de dados de conhecimento e habilidades. Isso possibilita o treinamento de novos funcionários com muita rapidez. A qualquer momento, eles podem acessar uma biblioteca dos processos de trabalho a serem executados e o conhecimento correspondente.
“Essa é uma boa maneira de as empresas lidarem com a escassez de trabalhadores qualificados, pois cada vez mais funcionários menos experientes estão disponíveis para treinamento”, enfatiza Max Steinhoff. O Stryza permite que os processos de integração e treinamento sejam desenvolvidos para novos funcionários, a fim de aliviar a carga dos instrutores. Os novos funcionários podem se treinar completando as unidades de aprendizagem relevantes diretamente no chão de fábrica. Dessa forma, o sistema pode sistematizar a transferência de conhecimento dentro das empresas para evitar gargalos e otimizar os processos de trabalho.
BAIXE GRATUITAMENTE A STAUFEN MAGAZINE EM PDF
