
Como a excelência operacional melhora o processo de fusões e aquisições

A partir deste ano, o fabricante de máquinas de moldagem por injeção Netstal passou a fazer parte do Grupo Krones. Em uma entrevista, o CEO da Netstal, Renzo Davatz, e a CFO da Netstal, Danijela Karelse, explicam como um programa de eficiência e eficácia iniciado anteriormente teve um efeito positivo na due diligence operacional.
A Netstal se estabeleceu como líder em tecnologia para máquinas de moldagem por injeção de alta velocidade. Em resposta à concorrência cada vez mais acirrada, a empresa, juntamente com a Staufen e a Vetica, desenvolveu medidas para acelerar os processos, otimizar os custos e atender melhor aos clientes. Esse programa de eficiência e eficácia formou a base perfeita para a due diligence operacional como parte das negociações de aquisição com o Grupo Krones.

NOSSO OBJETIVO É QUE NOSSOS CLIENTES PRODUZAM COM UMA MÁQUINA NETSTAL AO MENOR CUSTO POR PEÇA – COM A MAIS ALTA PRECISÃORenzo Davatz
CEO, NETSTAL MASCHINEN AG
NETSTAL NO CAMINHO PARA A EXCELÊNCIA OPERACIONAL
Aumento da eficiência, relançamento da marca e integração ao Grupo Krones
Em uma entrevista, Renzo Davatz, CEO da Netstal, e Danijela Karelse, responsável pelo gerenciamento de mudanças, fornecem insights interessantes sobre o realinhamento estratégico da empresa há muito estabelecida. A Netstal, um fornecedor líder de nicho de máquinas de moldagem por injeção, está enfrentando o desafio de se afirmar em um mercado altamente competitivo. Com um foco claro no aumento da eficiência, na otimização de processos e em uma nova estratégia de marca, a empresa está buscando um crescimento sustentável. A integração ao Grupo Krones também desempenha um papel central na preparação do caminho para o desenvolvimento futuro da Netstal. Descubra como a Netstal está se posicionando para o futuro e qual é o papel da cooperação com a Staufen AG e a Vetica nesse processo.
As origens da Netstal remontam a 1857. Onde sua empresa está hoje e como ela se destaca da concorrência?

Renzo Davatz
CEO
Netstal Maschinen AG
Renzo Davatz: Como um fornecedor de nicho e líder em tecnologia para máquinas de moldagem por injeção de alta velocidade, temos um foco claro em quatro mercados de aplicação: pré-formas para garrafas PET, tampas, embalagens de paredes finas (por exemplo, para sorvetes) e peças plásticas para tecnologia médica. Nosso USP é que, com uma máquina Netstal, nossos clientes podem produzir com o menor custo por unidade – com a mais alta precisão.
Você entrou em contato com os consultores da Staufen no início de 2022. Qual foi o gatilho e qual era o objetivo da colaboração?

Renzo Davatz
CEO
Netstal Maschinen AG

Danijela Karelse
CFO
Netstal Maschinen AG
Renzo Davatz: O mercado de máquinas de moldagem por injeção é muito competitivo porque a tecnologia é bastante madura. Portanto, está se tornando cada vez mais difícil se destacar da concorrência somente por meio da tecnologia. Dessa forma, desenvolve-se uma guerra de preços em mercados tão maduros, à qual é preciso responder aumentando a eficiência. No entanto, como líder em tecnologia, também precisamos oferecer uma imagem externa de alto nível, incluindo um design de máquina de ponta. Por isso, por recomendação da Staufen, decidimos abordar esse projeto em conjunto com a Staufen e a Vetica – dois otimizadores de primeira linha comprovados
Danijela Karelse: Além do conhecimento técnico da Staufen para melhorias de processos na indústria, a visão objetiva de fora foi particularmente importante para nós. Temos a sorte de ter muitos funcionários leais e de longa data, mas às vezes nós – inclusive a gerência – nos concentramos demais em nós mesmos. Graças à abordagem de consultoria muito colaborativa da Staufen e da Vetica, rapidamente criamos uma atmosfera de abertura e confiança.
Que medidas você identificou junto com a Staufen para alcançar o aumento de eficiência desejado?

Danijela Karelse
CFO
Netstal Maschinen AG
Danijela Karelse:As medidas vão desde uma nova distribuição de funções na gerência com relação ao gerenciamento de mudanças, a fim de levar a força de trabalho conosco nesse caminho para estabelecer um novo sistema de gerenciamento de projetos. O foco principal aqui foi a aceleração do processo de atendimento de pedidos – tanto em vendas quanto em montagem e logística. Além disso, o processo de desenvolvimento de produtos foi otimizado e a conscientização dos custos no design de produtos foi aumentada. Queríamos mostrar a toda a força de trabalho e aos clientes que levamos a sério essa mudança e, ao mesmo tempo, redesenhamos a marca NETSTAL, incluindo seu site, CI/CD e um novo design de máquina, juntamente com a Vetica.
Até onde você chegou com a implementação?

Renzo Davatz
CEO
Netstal Maschinen AG
Renzo Davatz: As imagens-alvo estão claramente definidas para todos os fluxos de valor, e todos os processos foram elaborados. Os novos processos já estão sendo implementados diariamente nos fluxos de trabalho “Lead to Order” e “Order to Cash”. As novas funções dentro da organização também estão sendo cada vez mais aceitas e preenchidas com o objetivo de aumentar a eficiência. O novo CI/CD foi integrado e o novo site com o seletor de máquinas está on-line. Nossa apresentação em feiras de negócios também é completamente nova, e recebemos muitos comentários positivos dos clientes e do setor.
No meio do realinhamento de sua organização, houve uma mudança de propriedade. No início de 2024, o senhor anunciou que a Netstal se tornaria membro do Grupo Krones. Até que ponto o programa de eficiência que você iniciou impactou a due diligence com a Krones?

CEO & CFO
R.Davatz & D.Karelse
Danijela Karelse: Desde o início, o comprador percebeu como a Netstal estava trabalhando consistentemente na eficiência e como a empresa estava sendo desenvolvida com todos os seus processos, sua imagem externa recém-definida e seus funcionários. Isso certamente tornou muito mais fácil para o Grupo Krones avaliar os riscos durante o processo de due diligence.
Renzo Davatz: Um investidor como a Krones não calcula apenas com um múltiplo matemático, mas investe em uma perspectiva estratégica. Conseguimos oferecer exatamente essa forte perspectiva com nosso programa de eficiência.
Portanto, você estava perfeitamente preparado para o processo de M&A. É comum que as empresas se preparem tão bem para uma Due Diligence Operacional?

Danijela Karelse
CFO
Netstal Maschinen AG
Danijela Karelse: Não. Eu já acompanhei alguns processos de
alguns processos de M&A, mas até agora nunca tinha visto um conceito tão detalhado do futuro. Se você conseguir mostrar a um comprador em potencial uma perspectiva bem calculada e apoiada por medidas concretas, isso reduzirá enormemente a pressão da negociação. Porque, graças a essa preparação, você pode reagir às perguntas do investidor de forma adequada e falar absolutamente na altura dos olhos.
O que está por vir para a Netstal em termos de excelência operacional?

Renzo Davatz
CEO
Netstal Maschinen AG
Renzo Davatz: A primeira prioridade é continuar nosso projeto “Eficiente para dobrar em cinco”, ou seja, concluir o desenvolvimento de todos os fluxos de valor e implementá-los operacionalmente. Em médio prazo, queremos incorporar a filosofia lean em toda a empresa e torná-la parte integrante de nosso pensamento empresarial.
STAUFEN COMO SEU PARCEIRO PARA DUE DILIGENCE OPERACIONAL
UM EXEMPLO PRÁTICO
O exemplo da NETSTAL Maschinen AG mostra como, graças a uma Due Diligence Operacional bem preparada, um processo de M&A pode ser acelerado e concluído com sucesso – para o benefício de ambas as partes.
Muitas vezes, porém, não são apenas dois CEOs experientes que conversam entre si, mas todas as disciplinas possíveis dentro da empresa. Enquanto para um COO, CSO ou CTO a identificação e o aproveitamento do potencial operacional fazem parte do cotidiano dos negócios, a maioria dos especialistas financeiros precisa aprender essa habilidade primeiro ou buscar apoio externo.
Não importa se você é uma empresa de médio porte que precisa de capital ou um investidor em busca de um alvo de investimento – com base em projetos reais de consultoria da Staufen, os quatro exemplos a seguir mostram onde o potencial operacional das empresas muitas vezes fica adormecido:

As oportunidades para otimizar a criação de valor não são tão amplas quanto na produção. A meta: instalar processos de produção modernos e alinhá-los perfeitamente com as cadeias de suprimentos e de clientes. Para se aproximar ainda mais desse ideal, um campeão oculto do setor de eletrônicos, por exemplo, usou a construção de um novo pavilhão de fábrica para reorganizar a produção de acordo com os princípios enxutos e simplificar os processos.
A complexidade excessiva nas áreas de produção e de produtos limita o escopo de ação das empresas e é vista como um fator de perda de eficiência. Portanto, um fabricante de máquinas agrícolas estabeleceu a meta de colocar ordem no “caos das variantes” e garantir um sistema claro. A solução: um modelo de avaliação pragmático que capta melhor os custos da complexidade.
O frontloading é uma parte da abordagem de desenvolvimento holístico. Durante a fase de planejamento, o fabricante coleta o máximo possível de dados e informações sobre o produto e os relaciona com o conhecimento especializado nas áreas de especialização. Dessa forma, devem ser evitadas mudanças tardias no processo de P&D, que geralmente causam adaptações dispendiosas em outros componentes. Portanto, um fornecedor automotivo estabeleceu um frontloading correspondente junto com a Staufen, também com o objetivo de poder fornecer cotações ainda mais resilientes no futuro.
A introdução do Shop Floor Management vai muito além da reorganização dos processos no chão de fábrica. Ela significa uma transformação da cultura corporativa. A presença de gerentes nas áreas de produção e seu foco nos desvios padrão aceleram as decisões e transformam os funcionários em gerentes de aprimoramento. Um fabricante de gabinetes de controle e infraestrutura de TI conseguiu obter excelentes melhorias em todos os KPIs relevantes dessa forma.
O entendimento compartilhado do que sua marca representa, a relevância que a empresa tem para seus clientes e sua posição em relação à concorrência formam a base para o impacto futuro que você deseja alcançar no mercado. A forma como você, como empresa, é percebido de fora – ou seja, da perspectiva do cliente – é uma parte crucial do processo de mudança e é um elemento central para aumentar a eficácia de todos os pontos de contato, como marca, produtos, serviços, vendas e marketing, em relação aos diferentes grupos de clientes. Portanto, uma estratégia de linha superior bem-sucedida não tem apenas um efeito externo, mas também é um sinal importante internamente. Ela destaca a vontade de mudar, otimizar e alcançar a excelência em uma empresa moderna e resiliente.
SOBRE A Netstal
A Netstal é líder mundial em tecnologia de moldagem por injeção de alto desempenho. A marca remonta ao local de fundação de mesmo nome, no cantão suíço de Glarus. A Netstal emprega um total de mais de 500 pessoas em sua sede, com uma unidade de produção em Näfels e em suas doze filiais internacionais. A NETSTAL Maschinen AG é membro do Grupo Krones desde 2024.

BAIXE GRATUITAMENTE A STAUFEN MAGAZINE EM PDF
