Para levar com sucesso a tradição e a experiência para o futuro em sua sede na
Alemanha, o fornecedor automotivo Hirschvogel confia no método Hoshin Kanri. Somente com
força de implementação sistemática, uma visão pode ser transformada em excelência operacional.
8580 – esses quatro números são usados pelo Instituto Alemão de Padronização (DIN) para resumir seis processos de fabricação para a produção de corpos sólidos. Um deles, “formação”, pode ser encontrado em todas as suas facetas em Denklingen, Baviera, Alemanha. “Aqui na planta principal do Grupo Hirschvogel, cobrimos todo o espectro: do trabalho manual clássico com pinças de preensão em forjas manuais a sistemas totalmente automáticos que ajustam sua velocidade usando servo controle, até a Indústria 4.0 e etapas de processo otimizadas, incluindo suporte de IA”, diz Markus Obholzer, gerente da planta em Denklingen e, portanto, supervisor de quase 2.000 funcionários.
Na maior fábrica integrada do mundo para conformação de metais maciços, fica claro que a DIN 8580 não representa força bruta, mas a arte de conformar centenas ou mesmo milhares de componentes fabricados com precisão a partir de uma haste de metal de seis metros de comprimento. Assim como na arte, não há aprendizagem para conformação de metais. “Operadores de máquinas de corte, operadores de torno e soldadores são profissões industriais clássicas com qualificações IHK (Industrie- und Handelskammer: programa de treinamento alemão fornece educação e treinamento vocacional por meio de um sistema duplo). Mas a conformação de metais como aprendizagem não existe. É por isso que temos uma força de trabalho muito diversificada com diferentes formações profissionais. Mas isso também significa que o conhecimento que os funcionários da fábrica coletam e transmitem é nosso maior patrimônio”, diz Obholzer.
Qualquer um que acompanhe Markus Obholzer em sua caminhada pelos corredores da fábrica experimentará uma lição de como falar e agir – apesar da proteção auricular, que é obrigatória em quase todos os lugares. Porque o contato olho no olho também funciona sem muitas palavras quando a prensa Hatebur ao lado, que custa 25 milhões de euros, cospe 70 peças em brasa por minuto para a indústria automotiva. Independentemente de serem eixos de transmissão, engrenagens cônicas diferenciais ou suportes de roda para o eixo traseiro, a Hirschvogel produz para quase todos os principais fabricantes automotivos e seus fornecedores de sistemas.
Markus Obholzer, Gerente de Planta em Denklingen
Mas isso também significa que o conhecimento que os funcionários da fábrica coletam e transmitem é o nosso maior patrimônio.
Markus Obholzer
Gerente de planta, HIRSCHVOGEL Umformtechnik GmbH
Foco em tecnologia e liderança de custos
Graças à combinação de experiência e instalações de produção de última geração, a Hirschvogel é considerada líder global em tecnologia. Mas com a transição do motor de combustão para o carro elétrico, os requisitos estão mudando: o trem de força requer menos peças, a volatilidade do lado da demanda está aumentando e as guerras de preços estão se tornando mais intensas. Portanto, ficou claro: “Para manter o site de Denklingen em seu tamanho atual a longo prazo, temos que nos preparar para o amanhã hoje. Para garantir que essa estratégia seja implementada de forma consistente, optamos pelo método Hoshin Kanri (nota: japonês para “gerenciamento de bússola”), mas sabíamos que só poderíamos implementar um projeto de mudança dessa magnitude com um parceiro experiente. Por esse motivo, trouxemos a Staufen a bordo como consultora”, explica o gerente da fábrica Obholzer.
Expandir a liderança tecnológica da Hirschvogel e, ao mesmo tempo, atingir a liderança de custos é um desafio que Uwe Vogel, sócio da Staufen, está interessado. “Realinhar uma planta com 9 departamentos, 20 áreas de produção e cerca de 50 oficinas principais é uma tarefa muito emocionante”, entusiasma-se o experiente especialista da Hoshin Kanri, “especialmente quando você encontra parceiros no local que garantem sua viabilidade futura de forma oportuna e consistente”.
Esquerda: Markus Obholzer, Gerente de Planta em Denklingen
Direita: Uwe Vogel, Partner Staufen.AG
Envolva os funcionários desde o início
A decisão de escolher a Hoshin Kanri foi tomada a partir de uma posição de força, mas contra o pano de fundo de uma reorientação necessária. Mantendo o lema da empresa “Tradicionalmente Inovador”, foi desenvolvido um conceito que combina cinco objetivos principais:
- Salve empregos! A Hirschvogel Umformtechnik quer continuar sendo uma empregadora atraente na região, mesmo que não sejam necessários tantos componentes para motores de combustão no futuro.
- Expanda o negócio verde! A fabricação de componentes, por exemplo, para motores elétricos, acontece na Hirschvogel na divisão Green Business, que deve continuar a crescer.
- Aumente a produtividade! Por meio da automação e otimização direcionadas de processos, mais componentes podem ser produzidos e entregues ao cliente em menos horas. Ao mesmo tempo, os custos precisam ser reduzidos.
- Reduza o estoque! Em um mercado cada vez mais volátil, altos níveis de estoque estão se tornando um risco financeiro. Portanto, o objetivo é otimizar o armazenamento e, ao mesmo tempo, reduzir os prazos de entrega.
O projeto Hoshin Kanri também inaugurou uma nova cultura corporativa na Hirschvogel. Enquanto a vista do enorme armazém de aço entre os corredores costumava ser marcada pelo orgulho do sucesso que manifestava, hoje Markus Obholzer acredita que é importante manter os estoques baixos e garantir clareza e transparência, tanto visualmente quanto em termos de organização do processo. No mais novo corredor, a linha de produção está sendo configurada desde o início de tal forma que ineficiências “historicamente crescidas”, como transportar peças de um canto do corredor para o outro e vice-versa, não são mais uma opção.
Obholzer vê o desenvolvimento: “No início da transformação, o foco principal era envolver os funcionários e fortalecer a colaboração orientada para soluções. Os problemas não são mais escalados, mas resolvidos diretamente na fonte. Agora estamos implementando continuamente atividades de otimização e podemos ver o sucesso nos relatórios.”
Um coração digital para excelência operacional e liderança eficiente
Paralelamente à otimização de processos, a digitalização está sendo impulsionada em Denklingen. O escritório de Markus Obholzer fica a poucos metros de um quadro de equipe digital no qual todos os números-chave importantes são visualizados usando o software Valuestreamer. Este Shop Floor Management digital é o coração da excelência operacional e da gestão eficiente na Hirschvogel e, de acordo com Obholzer, também é um modelo para outras áreas: “Temos acesso em tempo real aos nossos números e podemos usar os dados junto com áreas relacionadas, como manutenção, qualidade ou desenvolvimento de produtos.” O objetivo é estabelecer padrões de ponta a ponta que sejam usados consistentemente como uma ferramenta de controle e gestão.
Dr. Christian Hinsel, Vice-Presidente da Hirschvogel Holding e responsável pela Excelência Operacional em todo o grupo, só pode sublinhar isso: “Os princípios e métodos do Lean e da Excelência Operacional são de enorme importância, especialmente em tempos de desenvolvimentos voláteis do mercado. A Excelência Operacional nos permite aumentar continuamente a produtividade e otimizar os estoques.”
Novo pensamento e ação comprovada
O gerente da planta Markus Obholzer tira uma conclusão positiva: “Nós redesenhamos a maneira como trabalhamos de muitas maneiras e estamos nos esforçando para melhorias impressionantes, como reduzir pela metade o estoque, mantendo um nível consistentemente alto de confiabilidade de entrega ou reduzindo pela metade os prazos de entrega. Fomos capazes de expandir nossa visão corporativa para incluir a premissa de ‘pensar de novo, agir de forma comprovada’. Esta não é uma frase vazia, mas uma mudança vivida para garantir o futuro do nosso site e da cultura Hirschvogel.”
A EMPRESA
Em 1938, o engenheiro Willy Hirschvogel fundou a “Hammerwerk Hirschvogel OHG” com seus irmãos Anton e Hans em Denklingen, Alemanha. A primeira unidade de formação foi um martelo de queda de tábuas usado. Hoje, a Hirschvogel é uma parceira de desenvolvimento e especialista em fabricação de componentes automotivos feitos de aço e alumínio. O grupo de empresas independente e familiar emprega cerca de 6.500 pessoas em 9 locais de produção em todo o mundo. As vendas totais em 2023 foram de 1,5 bilhão de euros.
9
Locais de Produção
1938
ano de fundação
6.500
FUNCIONÁRIOS EM TODO MUNDO
1,5
BI € turnover
entre em contato conosco
Staufen, sua referência em excelência operacional. Como líder em consultoria de alta gestão para excelência operacional, capacitamos nossos clientes a melhorar os resultados em todas as áreas da cadeia de valor.