
Dados ao invés de intuição
Digitalização: A Chave para Maior Produtividade
Há alguns anos, colaboradores interessados em tecnologias como Inteligência Artificial (IA) eram vistos como “nerds excêntricos” dentro das organizações. Esse cenário mudou: cada vez mais empresas reconhecem o potencial dessas inovações e estão prontas para utilizá-las. Mais do que isso, para manter a competitividade, especialmente em setores inovadores, é essencial estar atualizado com as últimas soluções tecnológicas.
A base dessas novas tecnologias são os dados. Enquanto, à primeira vista, o cérebro humano pode enxergar apenas um enorme volume de informações – ou até mesmo contradições –, o software consegue identificar padrões, regularidades e desvios que ajudam a detectar falhas rapidamente e aprimorar os resultados. A análise de dados transforma essas informações em insights aplicáveis. A pesquisa “Performance Drivers 2024” omprova esse potencial: três em cada quatro empresas industriais esperam um grande avanço econômico com a adoção de novas tecnologias, especialmente a IA. (veja o gráfico).


Michael Feldmeth
Er verfügt über Reorganisationserfahrung in den Bereichen Produktion (Fertigung und Montage), Logistik und Auftragsabwicklung, über praktische Shopfloor-Erfahrung sowie über ein fundiertes technisches Verständnis für Produktionsprozesse.
o poder dos dados
Novos padrões tecnológicos, interfaces mais intuitivas e avanços na Inteligência Artificial tornaram essa tecnologia acessível não apenas para especialistas em alta tecnologia, mas também para pequenas e médias empresas (PMEs). O que antes era decidido com base na intuição, agora é cada vez mais fundamentado em dados concretos.
A digitalização nas indústrias ocorre pela integração de diversas fontes de dados, como fornecedores, máquinas de produção, números de compras e até feedback de clientes. Esse volume de informações revela relações ocultas e acelera a resolução de problemas. Assim, falhas na cadeia produtiva que antes levavam dias para serem detectadas agora podem ser identificadas instantaneamente por meio de um painel de controle digital. Além disso, possíveis obstáculos à produção podem ser eliminados logo na fase de desenvolvimento do produto. Esse cenário impulsiona ganhos de produtividade tanto nas fábricas quanto nos escritórios.
Para que essa transformação ocorra com sucesso, é necessário romper com tradições e adotar novas tecnologias. O esforço vale a pena: os custos de produção caem, a qualidade dos produtos melhora e os colaboradores passam a contar com uma base sólida de informações para implementar otimizações contínuas – um passo essencial para alcançar a excelência operacional.

Liberação de um Potencial Gigantesco

Os participantes da pesquisa também apontam para essa transformação: 84% acreditam que o ambiente industrial mudará rapidamente devido aos avanços tecnológicos. A interação entre colaboradores e sistemas inteligentes se tornará parte do dia a dia. E, ao contrário do medo de que a IA substitua o pensamento humano, as evidências mostram o oposto: a análise automática de dados permitirá que as pessoas tomem decisões mais racionais e tenham mais tempo para atividades estratégicas e criativas.
Com máquinas conectadas, análise avançada de dados e integração inteligente dos processos, a digitalização cumprirá sua promessa de maior eficiência e redução de custos na indústria. No entanto, ainda há um longo caminho pela frente: 86% das mais de 200 empresas entrevistadas afirmam que podem melhorar significativamente sua capacidade de explorar o potencial da análise de dados para otimizar resultados.


Michael Feldmeth
Er verfügt über Reorganisationserfahrung in den Bereichen Produktion (Fertigung und Montage), Logistik und Auftragsabwicklung, über praktische Shopfloor-Erfahrung sowie über ein fundiertes technisches Verständnis für Produktionsprozesse.


Marcel Richard
Contato
Saiba mais sobre este tema ou converse com nossos especialistas