COMO O APOIO EXTERNO CAPACITA AS MELHORES EMPRESAS A ALCANÇAREM o máximo DESEMPENHO
Os atletas de alto nível são movidos por uma motivação inerente para melhorar e aumentar seu desempenho. No entanto, apesar de se esforçarem continuamente para aprimorar sua performance, mesmo os melhores atletas não conseguem competir pelas medalhas cobiçadas sem ajuda externa. Eles estão em centros de desempenho, campos de treinamento e recebem programas de apoio, por exemplo, que lhes oferecem as melhores condições possíveis para desenvolver seu potencial.
DESAFIOS ATUAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS PARA A INDÚSTRIA: INSIGHTS DO ESTUDO “Performance Drivers 2024”
Que tipo de condições estão em vigor para que aindústria alcance a excelência operacional? Infelizmente, o clima atual não é tão inspirador quanto as organizações esperam. Nossa pesquisa Performance Drivers 2024″ com mais de 200 empresas industriais, revelou uma resposta preocupante aos desafios atuais: 89% dos entrevistados sentem que a pressão é alta em geral, 83% estão enfrentando desafios mais complexos do que nunca e 81% não esperam mais um “retorno ao normal”.
Uma consequência deste desenvolvimento é que os desafios atuais estão drenando tanta energia que apenas uma em cada quatro empresas está implementando sistematicamente decisões estratégicas, e três em cada quatro empresas admitem que os problemas atuais estão bloqueando sua visão de sucesso a longo prazo.
A EXCELÊNCIA OPERACIONAL ESTÁ GANHANDO IMPORTÂNCIA
O que fica bastante claro diante dessas condições difíceis é que nunca foi tão importante quanto agora estabelecer uma cultura de melhoria que aumente o desempenho dentro da sua própria organização!
Embora muitos dos desafios não estejam sempre sob o controle imediato da organização, como questões burocráticas, problemas na cadeia de suprimentos ou problemas de fornecimento de energia, ainda existem alavancas suficientes disponíveis para preparar a empresa para o futuro. O que é necessário é coragem e iniciativa, ou melhor dizendo: Excelência Operacional.
EMPRESAS BEM-SUCEDIDAS EM UM MUNDO EM MUDANÇA
Um olhar interno revela que há um potencial inexplorado que permitiria à empresa construir seu próprio centro de desempenho sob medida. Ele se sustenta em três pilares:
Analisamos e otimizamos todos os processos principais e de suporte ao longo de toda a cadeia de valor e de suprimentos em uma abordagem de ponta a ponta. Aqui, também utilizamos aplicações digitais e métodos de análise.
Um programa de desenvolvimento organizacional personalizado capacitará efetivamente especialistas e gestores, ao mesmo tempo em que qualifica os funcionários. Paralelamente, a cultura corporativa é alinhada para a melhoria contínua.
A análise de indicadores e processos de negócios nos permite avaliar o sucesso das medidas tomadas e sua eficácia, levando em conta a situação atual da empresa.
Superar os desafios prevalecentes enquanto aumenta o desempenho ao mesmo tempo é, sem dúvida, um exercício de equilíbrio difícil, mas certamente possível com a implementação consistente de uma estratégia de excelência operacional. E vale a pena, porque, no final, o que temos é uma organização resiliente, orientada para o cliente e preparada para o futuro, que permanece bem-sucedida e lucrativa, apesar das mudanças constantes no mundo.
OLHANDO PARA O FUTURO COM OTIMISMO CAUTELOSO
De fato, os resultados do mais recente estudo da Staufen também confirmam que essa abordagem para melhorar o desempenho pode ser bem-sucedida. Nada menos que 40% dos entrevistados identificaram mais oportunidades do que riscos para sua organização. Outros 46% concordam com essa afirmação, pelo menos em parte. Resultados sobre os quais se pode construir!